O que são reality checks ou testes de realidade? Primeiramente, vale esclarecer que são técnicas de indução de sonhos lúcidos bem conhecidas entre os onironautas e de fácil aplicação. Além disso, vale ressaltar que das diversas técnicas para ter sonhos lúcidos ( vide MILD, Tholey, WILD… ), os reality checks normalmente podem se aplicados em qualquer lugar e durante o estado desperto.

Os testes de realidade se utilizam do próprio modo de funcionamento dos sonhos, ou seja, da natureza como os sonhos acontecem. Desse modo, isso significa que os sonhos normalmente vão se desenvolver conforme um tipo de estrutura característica e os reality checks vão se aproveitar dessa diferença flagrante entre a natureza do sonho e da realidade da vigília (quando estamos acordados).

Exemplos de Reality Checks ou Testes de Realidade:

Olhar para as mãos: os dedos das mãos nos sonhos costumam aparecer diferentes do estado desperto, por vezes estão deformados, em maior ou menor número, dificilmente sendo reproduzidos em detalhes como o são na realidade.

 

 

Reality Checks

.
Interruptores:  ligar e desligar interruptores de luz durante os sonhos é uma ótima ideia. É bem comum ao acionar eles nos sonhos, dispararem num pisca-pisca descontrolado ou simplesmente não responder.

.
Observar um relógio; melhor ainda se for um relógio digital. Os números ficarão embaralhados. Caso seja um com ponteiros, é bem provável que ele permaneça parado, gire loucamente ou para trás!…

.
Espelhos: nossos reflexos com muita frequencia não irão corresponder a realidade… ou talvez diretamente com o seu íntimo!?

Em suma, o que parece acontecer no nosso mundo dos sonhos é um afastamento da presença da lógica ou racionalidade que é tão marcante durante a vigília, para dar lugar a uma esmagadora presença da nossa imaginação, mesclada a um poderoso banco de memórias pessoais.

De fato, talvez o segredo do funcionamento dos reality checks ou testes de realidade, esteja justamente relacionado na aplicação dessa falta de lógica nos sonhos. Por isso é fundamental procurar praticar eles algumas vezes durante a vigília(quando estamos acordados). Com essa rotina( cinco vezes ao dia por exemplo), invariavelmente passaremos a fazer isso também nos sonhos! E lá… os testes de realidade definitivamente poderão dar aquele empurrão para ficarmos lúcidos nos sonhos.

15 respostas

  1. Oi Lito!
    Primeiro de tudo, comece a anotar seus sonhos numa espécie de diário.
    Isso vai ser fundamental pra ti fortalecer tua memória dos sonhos e uma estrutura mental crítico-reflexiva sobre aquela realidade.
    .
    Adote um método: MILD, WBTB, Tholey… há diversos aqui no blog. Leia sobre eles e escolha o que mais te interessar.
    Para iniciantes eu recomendo um desses 3 que citei. Eu mesmo fico entre eles.
    .
    Escolha pelo menos 1 reality check pra fazer durante o dia: olhar para as mãos, acionar interruptores, olhar para o espelho… com a repetição(de 5 a 10x por dia está perfeito) tu vai acabar fazendo isso num sonho tbém! O que vai te dar o 'CLICK' q está sonhando 😉
    .
    Tudo q comentei está bem mais detalhado no blog.
    Não deixe de relatar teus progressos pra gente! Seja bem-vindo e
    Bons sonhos onironauta!

  2. Fala Márlon, sei que este post já faz um tempinho mas como eu rodo esse site de cabo à rabo, tudo bem né? rsrsrs
    Achei muito interessante pois é incrível como pode esses Rcs podem ser incrivelmente iguais para a maioria das pessoas né? Tô dizendo isso pq ontem tive um sonho em quê eu ficava ligando e desligando o interruptor porém a danada da luz não apagava por nada, alguém me perguntava qual o problema e eu até dizia que aquela luz tava com problema pois não desligava por nada eu saia fora e deixava o assunto pra lá, ou seja o tal CLICK para que eu ficasse lúcido não veio de jeito nenhum. O teste das mãos foi o que funcionou e quando tive meu primeiro sonho lúcido. Espelho uma vez já me apareceu e foi um sonho bem nítido mesmo mas a imagem era bem estranha mesmo e mais simbólica pelo que lembro. Os relógios não costumam aparecer nos meus sonhos. Agora outros símbolos que costumam aparecer sempre em meus sonhos mas mesmo assim não me trazem o click, são escadas, escadarias, livros, metrô, subterrâneos, labirintos, supermercados e comidas. Sempre estes temas e símbolos aparecem, não tenho pesadelos, sonhos sobrenaturais nem coisas muito loucas, engraçado isso né?
    Ufa desculpa pelo longo texto mas acho que é sempre bom relatar pois só assim conseguiremos unir símbolos, sensações e aprendizagens para enriquecer mais ainda o nosso conhecimento sobre os SLs.
    Abçs e fui…

  3. Oi Art!
    Pelo visto tu já sentiu o que parece estar funcionando melhor pra ti. As mãos funcionam bem pra mim também. O melhor meio pra descobrir o que funciona melhor pra gente é com a experimentação mesmo.
    .
    Labirintos e subterraneos não são coisas longe do sobrenatura heim! heheheh

  4. Fala Márlon, engraçado mesmo, pois realmente sempre tem uma relaçãozinha mesmo com sobrenatural esses dois símbolos, principalmente o subterrâneo. Esse contato está sendo bom e acho que até bem estimulante.
    Estou dizendo isso pq sonhos de voos são raríssimos pra mim e depois de toda essa conversa aqui e de relatos seus e dos outros colegas eu ontem depois de muito tempo tive um sonho de voo, não vou relatar aqui pois acho chato longos relatos de sonhos. Mas posso dizer que foi uma sensação show e bem perto do lúcido pelos menos no que se refere as cores e sensações. Até ia te perguntar mesmo vc acha que rola sonho semi-lúcido? Pois eu via tudo com uma clareza e detalhe enormes porém não controlava nada nem tinha consciência de estar sonhando mas somente de visualização de tudo aquilo com extremos detalhes.
    Abçs e obg pela força.
    Agora vou dormir, boa noite!

  5. Oi ART!
    Sonho semi-lúcido? Talvez. Quando estamos sonhando, duas áreas do cérebro ficam com atividade embotada: a do raciocínio e tomada de decisão. Quando ficamos conscientes, estamos superando essa limitação, mas as vezes podemos estar cansados demais… ou sem muita força mental, daí talvez uma semi-lucidez.

  6. Oi pessoal,

    Muito esclarecedores os posts e o assunto. Quero aproveitar pra tirar uma dúvida: tenho internalizado o RC "Como cheguei até aqui?", e de fato cheguei a aplicá-lo num sonho de vôo. Mas na hora que o fiz eu acordei, foram alguns segundos. Me lembro de outro sonho de vôo também (os lúcidos com vôos têm sido mais frequentes até agora) onde eu já estava consciente e não fiz o RC, o sonho durou mais tempo, eu consegui interagir muito mais e estava consciente. No último SL que tive, apliquei o RC e de novo acordei na hora. Resumo: até agora, quando aplico os RC acordo rápido, quando não aplico consigo me demorar mais no sonho. É a impressão que tive, relendo meu diário. Por que será que isso acontece? Onde estaria minha falha?

    Abços! =)

    1. Oi Elisete,

      Essa técnica de aplicação do reality check é bem usada pelo Bruno Grego, o biomédico onironauta do laboratório do sono da UFRN. E a média dele está em 2 SL por semana ;))

      Uma contra-medida interessante: qdo tu fizer o reality check durante o dia e se perguntar, aproveite e imagine que de fato está sonhando. Q tudo é um sonho teu. Olhando a tua volta e continuando a caminhar calma e tranquilamente! 😉

    2. Márlon,

      Sobre sua sugestão de contra-medida eu fiz um reality check durante o dia que foi bastante interessante. Rsrs.

      Resolvi voltar do trabalho pra casa de ônibus, e fui caminhando lentamente até o terminal como se eu estivesse no meio de um sonho. Fiquei observando tudo como se fossem cenas do Inception: os prédios, ruas, imaginava as pessoas com asas, carros voando nos céus, kkk. Isso tudo até chegar em casa. Queria carregar estas percepções pro sonho, desde a sensação de estar sonhando, o uso da criatividade, o controle emocional, até o despertar. Tipo um ensaio para os sonhos lúcidos. Tive pequenos resultados, mas foi bastante interessante. Seu conselho foi 10! Quando puder vou postar lá no fórum com detalhes.

      Forte abraço!

  7. Oi Márlon,

    Pois é, perguntei porque dos 3 sonhos lúcidos que tive em 1 semana e meia, como mencionei, eu acordei rápido ao aplicar os RC. Já num deles nem deu tempo de pensar nisso, me reconheci dentro de um sonho e já senti desejo de voar e o fiz. Permaneci mais tempo, me dei comandos ("agora vou inclinar um pouco pra esquerda", "vou virar à direita") e realizava os movimentos com facilidade, e dessa vez sobrevoei uma cidade inteira (parecia o Google Earth com aquelas casinhas pequenininhas lá embaixo hehe). =S Não sei explicar, mas neste sonho em especial eu apenas senti que a atmosfera era diferente, as cores do céu eram meio vermelho, amarelo e preto e também havia tipo uma cerração no ar, mas não sentia frio. A consciência veio no automático, sabia que estava sonhando. Outro ponto interessante: eu estava super calma. Nos outros sonhos acho que eu fiquei meio que afobada pra aplicar os RC e dei bobera. Hehehe. Mas neste não, eu estava super tranquila. Já vi relatos do pessoal aqui que logo de cara reconheceram que estavam num sonho e saíram pro abraço, você mesmo já postou aqui experiências suas. Minha pergunta é: é comum isso acontecer? De já ir direto consciente pra um sonho? Sem necessariamente aplicar RC?

    Huuummm… Achei interessantíssimo o teu conselho. É como se fôssemos tipo ensaiar pro sonho, não é? Se eu me habituar a fazer o RC durante o dia e simular que estou sonhando, agir calmamente, caminhar como se estivesse explorando o local de forma natural, quem sabe possa carregar isso pro SL e realmente prolongar mais né? Pô, dica de ouro! Vou praticar!

    Tá vendo Márlon? É como te disse num outro post: estou procurando praticar as pequeninas coisas primeiro, absorvê-las bem, para depois dar passos maiores. Preparar a "cama mental". Tem sido legal assim pra mim particularmente. =)

    Forte abraço e torcendo que seu "Supersonho Lúcido" venha sem demora! =D

    1. Buenos dias!

      Ainda na seca… menos sonhos vívidos e despertei umas 3x sem ter planejado. Vou diminuir o café hj. Pegando mais leve nos exercícios físicos…

      Sobre perceber que está sonhando antes mesmo de fazer algum reality check: sim. Na medida que vamos melhorando a capacidade de recordar os sonhos, aprendemos a reconhecer melhor a estrutura do sonho em si.

      O reality check é só uma técnica de indução simples. Mas q por vezes faz a diferença. É mto bom quando nosso subconsciente está tragando a consciência pro fluxo automático do sonho… qdo estamos nos deixando levar e de repente
      olhamos para a mão de novo e… ahá!…

      Minha dica foi inspirada no método de Tholey 😉

      Bela sexta para todos nós ;D

    1. Eu como muitos uso o método do WBTB e tenho uma dúvida quanto a ele pois, é saudável pratica-lo todo dia, eu estou fazendo isso sem parar desde o início do mês, estou tendo uma recordação cada vez maior dos sonhos porém, vim me sentindo mais cansado, então eu devo fazer um dia sim, um dia não ou o que?
      Antes de tudo obrigado, abração !

    2. Olá Ego,

      Na Marvel existe um personagem muito interessante que se chama "Ego, o planeta-vivo!" heheheheh

      Se está se sentindo cansado pode ser sim em função de um sono de má qualidade. Experimente ir dormir um pouco mais cedo ou encurtar o tempo que tu desperta após as 6h de sono 😉

      A qualidade do sono sempre tem que ser prioridade. Sem ela botamos tudo a perder.

      Abs e bons sonhos Ego!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress