Um novo estudo (2017), conduzido por Denholm J. Aspy¹, pela Universidade de Adelaide, procurou realizar um comparativo, em termos de eficiência, envolvendo três métodos de indução de sonhos lúcidos bem conhecidos:  reality checks (testes de realidade), MILD e WBTB.

Photo by Magda Ehlers from Pexels

      Existem algumas considerações sobre o estudo que merecem atenção. Apesar  de não ter sido o foco da pesquisa, a técnica WILD foi considerada mais complexa, exigindo maior experiência para indução do sonho lúcido e também levando em conta possíveis efeitos adicionais/colaterais como a paralisia do sono. Particularmente eu apontaria ainda nesse possível “combo”, a possibilidade de alucinações hipnagógicas/ hipnopômpicas. Ressaltando que é curioso notar que para boa parte das pessoas interessadas em sonhos lúcidos – e aqui estou me referindo a uma parte dos frequentadores do Site/ Fórum/ Grupo do FaceBook –  essas experiências parecem não causar qualquer apreensão, ao invés disso, parecem até desejarem que aconteçam.

    A pesquisa dividiu e fez um comparativo entre as seguintes técnicas de indução: Reality Checks, MILD e WBTB, separando-as em 3 grupos da seguinte maneira:

  • Grupo 1 praticando Reality Checks isoladamente;
  • Grupo 2 aplicando Reality Checks com a Técnica WBTB; e
  • Grupo 3 utilizando Reality Checks com WBTB e MILD.

   Os resultados indicaram maior eficiência para o Grupo 3 que praticou Reality Checks, conjugado com as técnicas de indução WBTB e MILD. Vale ressaltar que mais de 60% dos voluntários dessa pesquisa, declararam-se não praticantes de qualquer técnica de indução de sonhos lúcidos até o início dos experimentos. Verificou-se uma intensificação na capacidade de recordação dos sonhos, para os praticantes da técnica MILD. A técnica MILD, de acordo com as conclusões do estudo, mostrou-se bastante apropriada para aqueles sem experiência prévia com técnicas de indução.

     Uma descoberta em especial referente a técnica MILD chama atenção: os voluntários, quando decidiram voltar a dormir e levaram menos de 05 minutos para cair no sono, foram aqueles com maior índice de ocorrência de sonhos lúcidos. A pesquisa aponta essa descoberta como o maior fator indicativo de incidência de sonhos lúcidos. Resumindo: no momento que o voluntário/sonhador, o qual estava aplicando a técnica MILD, resolvesse deitar para dormir, caso levasse menos de cinco minutos para entrar no sono, as chances de ter um sonho lúcido aumentavam consideravelmente.

Referências Bibliográficas:

1 – Reality Testing and the Mnemonic Induction of Lucid Dreams: Findings From the National Australian Lucid Dream Induction Study (2017) American Psychological Association 2017, Vol. 27, No. 3, 206–231 1053-0797/17/$12.00 http://dx.doi.org/10.1037/drm0000059.

Author

18 comentários

  1. Olá! Só é possível ter acesso pago à esse artigo? Não achei nada no Arxiv, gostaria de lê-lo.

  2. Olá. Você pode o achar em outro links, como o que se segue abaixo:
    https://www.researchgate.net/publication/319855294_Reality_testing_and_the_mnemonic_induction_of_lucid_dreams_Findings_from_the_national_Australian_lucid_dream_induction_study
    Lembrando que, o direito ou violação dos mesmos pertencem aos respectivos sites. APA PsycNet pode ser uma plataforma paga para a busca de artigos relacionados. Caso não ache artigos em português a respeito do que deseja, indico pesquisar por palavras chaves no idioma inglês.

  3. carlosEduardoT Responder

    Oi queria saber em que categoria se encaixa esse sonho em que tive

    Nao sei ao certo quando começa esse sonho mas me lembro de estar e um casa e ao olhar para um aquário que tinha nessa casa, tudo ao me redor parou e eu tinha certa consiciencia de que aquilo nao era normal e depois de um tempo eu me deparei em outro lugar com um tal amigo que nunca tenha conhecido mais o momento mais interessante disso e quando eu e esse amigos conhecemos duas garotas e eu converso com uma delas com total consciência do que eu estava falando, ate que nos se beijamos e eu senti um gosto amargo na sua boca que me fez parar de beijar ela e quando fiz isso todo o sonho parou repentinamente novamente e so conseguia me movimentar ate que alguém de onde morro me acordou fiquei muito curioso com esse sonho

    • Olá, parece que conseguiu certa lucidez a ponto de agir conforme seu desejo real. Ficar comparando “aquilo nao era normal” pode fazer você ficar lúcido, pois uma das formas de saber que estamos sonhando é verificando se algo não está conforme a normalidade e, se não estiver, bommm… podemos estar dentro de um sonho sonho e é aí que ficamos lúcidos.

    • Olá Carlos, pelo relato, pareceu-me que tu se aproximou bastante de um sonho lúcido. Desenvolveu uma percepção aguçada da anormalidade da situação/mundo que tu estava. Parabéns! Continue firme anotando teus sonhos e adotando alguma técnica de indução de sonhos lúcidos que logo logo virão experiências ainda mais profundas e intensas.

  4. Seus artigos são ótimos! Tenho sonhos lúcidos desde pequena e nos seus escritos tenho achado muita ajuda, pois não tenho com quem conversar sobre isso. 🙂

    • Obrigado Jeanne! Cada participação no site é sempre muito bem-vinda. Assim enriquecemos o debate do tema e a troca de experiências.

  5. olá, ultimamente tendo vindo ao site para conhecer e aplicar algumas técnicas (já faz dois anos des de que me interessei no assunto de sonhos lúcidos, mas só comecei a me dedicar agora) apliquei algumas técnicas, e vi que a que deu mais resultado foi a auto-sugestão, já que quando eu ia dormir, falava sempre que iria ver tal objeto ou tal cena no sonho e realmente, eu consigo ver ele ali, assim como a cena, mas ainda sim continuo sonhando aleatóriamente, mas acho que talvez seja uma falta de experiência da minha parte. não possuo um diário dos sonhos e nem faço reality check, mas pretendo fazer já que vi muita gente falando que é uma etapa importante, seria também uma boa ideia isso? (o outro detalhe também é que criei consciência duas vezes no sonhos, mas acontecia sempre de ficar tudo um clarão branco e eu acordar.) será que tenho chances? obrigado

    • Olá Diamond, continue com sua técnica ou experimente a MILD, WBTB ou Tholey. Reality check e Diário dos Sonhos certamente irão te ajudar a induzir sonhos lúcidos ainda mais rapidamente.

  6. olá, ultimamente tendo vindo ao site para conhecer e aplicar algumas técnicas (já faz dois anos des de que me interessei no assunto de sonhos lúcidos, mas só comecei a me dedicar agora) apliquei algumas, mas a que vi que deu mais resultado foi a auto-sugestão, já que quando eu ia dormir, falava sempre que iria ver tal objeto ou tal cena no sonho e realmente, eu consigo ver, mas ainda sim continuo sonhando aleatóriamente, mas acho que seja uma falta de experiência mesmo. não possuo um diário dos sonhos e nem faço reality check, mas pretendo logo logo, bom acha que tem um bom papel esses dois na missão dos sonhos? (detalhe: cheguei a criar conciência duas vezes no sonho e nas duas eu simplesmente vejo um clarão branco e acordo) ainda tenho chances? thank you

  7. Sonhei com um estacionamento de supermercado , ou se parecia com um e apareceu minha sobrinha e começamos a lutar em slow motion , ,adivinhem a musica era a mesma de quando Neo enfrentou Morpheus ,ou se parecia com ela, essa técnica mix realmente é foda!

  8. De vez enquando consigo a lucidez, porém meu problema é q ele desestabiliza. A visão / imagem do sonho escurece, e fica tipo como eu estivesse acordado com os olhos fechados apenas imaginando a sena, isto é, com pouca vividez. E daí então muitas vezes acordo ou tenho um falso despertar.

    • Olá Lucas, você cita “A visão / imagem do sonho escurece, e fica tipo como eu estivesse acordado com os olhos fechados apenas imaginando a sena” como consequência. Se deseja mudar isso procure avaliar as causas “pensamentos, alimentação, sono (qualidade e quantidade)”.

  9. Pelo q vejo esse é o problema de muitas pessoas também. Engraçado q a visão do sonho enfraquece, porém outros sentidos, tais como o tato, continuam com bastante vividez ainda.

    • Sim, este tipo de problema é frequentemente relatado mas cada um pode ter motivos diferentes.

  10. Interessante de ler isso é que a um tempo conversando com uma amiga sobre SL, ela dizia que quando criança tinha bastante SL e depois de velha aplicando as técnicas ela diz q conseguia ter SL com certa facilidade.

    E ela é daquelas pessoas que dormem MUITO rápido. Do tipo que fecha o olho e em menos de 1 minuto tá roncando! Será que existe uma relação entre pessoas que adormecem rápido e SL?

  11. Cara Muito Obrigado por criar esse site, onde os sonhadores podem compartilhar suas experiências e sempre ficar informado sobre o assunto, não achei site como esse.

Deixe seu comentário