Ficar consciente nos sonhos pode ser uma experiência bem embriagante. É como presenciar pela primeira vez todo um mundo que até então não era percebido. No sonho comum, somos arrastados pela narrativa natural do sonho e só vamos tomar conhecimento do que aconteceu ao despertarmos…

A euforia é bem comum nas primeiras vezes que se consegue ficar consciente  no sonho.

     Uma dica bem difundida entre os sonhadores lúcidos é procurar sempre ter algum plano ou experimento a ser realizado quando finalmente o sonho lúcido chegar. O foco pode ser muito difícil de se manter, portanto o exercício de tentar recordar o que havia planejado, no estado desperto, pode ser um empurrão providencial para lograr êxito na manutenção desse fabuloso estado mental.

     Digo estado mental fabuloso porque se trata de todo um universo dentro de nossa mente. Cada informação de toda aquela estrutura, cada personagem, objeto e cenário, sempre será criação nossa. Com a brutal diferença do estado desperto em que a lógica e o mecanicismo da vigília serão esmagados pelo império da criatividade e imaginação. Nosso subconsciente faz um verdadeiro jorro de criação e nada melhor para se adaptar nesse novo ambiente, do que explorar tudo isso, sem ir contra o fluxo a que se movimenta.

É fundamental planejar algo em especial para fazer no sonho lúcido: voar, encontrar alguém, visitar um cenário… isso ajudará a manter um foco, sem se perder ou ser arrastado novamente na narrativa do sonho.

     Meus melhores sonhos lúcidos, aos quais gosto de chamar de “Supersonhos Lúcidos” sempre ocorreram, principalmente em cima de uma estrutura de recordações de planos de experimentos que eu havia feito no estado desperto. 

     Recordar o que havia planejado, somado ao uso da Técnica das Portas, continua sendo um caminho extremamente fértil para o prolongamento das minhas experiências.

Author

13 comentários

  1. Ae Márlon, esse filme A Origem simplesmente é D+, reproduzi essa cena da primeira foto do post em um dos meus sonhos lúcidos, simplesmente A Origem é o filmes das inspirações!

    Varias vezes já tive impressão de estar repetindo o mesmo sonho na mesma noite, tipo um dejavu do sonho, se isso já aconteceu com alguém comenta aí!!!

  2. Márlon, sabe que até ano passado eu costumava jogar muito video game antes de dormir, e sempre, durante esse tempo, eu tinha sonhos lúcidos e conseguia controlá-los.. não sei se você ja veio a falar disso aqui no blog.. eu até comecei a estranhar estar conseguindo controlar meus sonhos e fui pesquisar na internet sobre isso, confirmando que o video game realmente pode interferir nos sonhos.. eu conseguia mudar o cenario rapidamente, as pessoas, fazer os movimentos que eu quisesse sem dificuldade, voar, e ate acordar no momento que eu quisesse, sempre estando lucida quanto ao sonho.. foram bons tempos, ate eu ter que parar de jogar video game pra dar tempo pros estudos, ai parei de ter esses sonhos lucidos.. uma outra coisa que eu tbm sempre tive foi a paralisia do sono, agora voltou, tenho varias vezes por noite e acabo ate desistindo de dormir.. enfim, nao sei se ja foi falado sobre os jogos mas, se nao, fica a dica pra tentarem.. o tipo de jogo nao sei se faz diferenca, eu particulamente jogava muito The Legend of Zelda antes de dormir..

  3. Ei marlon teu blog eh legal vlw pelo blog. Eu assisti o filme A Origem ai eu comecei a pesquisar sobre sonhos lucidos e achei seu blog… Quando era mais novo eu tinha sonhos lucidos muitas vezes tinha paralisia tambem mas , agora naum xosigo mais… De vez em qnd eu consigo lembrar dos meus sonhos eatou anotamdo neus songos agr, mas mumk consigo controlalos queria saber se vc pod passar alguma tecnica pra min ir treinado?
    Se puder responder vlw.

  4. E aí Marlón!
    Não tenho muitos sonhos lúcidos, mas curto bastante. Tive um essa "manhã" muito longo e intenso e curti bastante. Deve ser o carnaval que tirou tudo do ritmo e com horários de sono tão atrapalhados devem ajudar.
    Eu estava sonhando que estava treinando tiro ao alvo com uma pistola, tipo naqueles clubes de tiro, e uma hora a munição acabou e tive que recarregar. E eu não sei usar armas! Quando troquei o pente, a arma não estava funcionando. Engatilhei ela e as balas começaram a cair pelo cano, daí saquei que era um sonho e saí por aí.
    Cheguei até a acordar uma vez ou outra, mas retornei ao sonho ainda consciente. Foi muito intenso. Cheguei até mesmo a lutar com um ninja! Acho que um problema recorrente é voltar a seguir o fluxo normal de sonho e, mesmo sabendo se tratar de um sonho, perder o controle da narrativa.

    • Oi Richard, parabéns pelo sonho lúcido!

      Teu relato mostra bem como é fácil a gente perder a consciência e voltar pra narrativa do sonho comum rsrsrs por isso é importante planejar alguns experimentos. Isso vai ajudar a manter um foco e não se deixar levar.

  5. E aí Daniel!

    Comecei a escrever meu livro meses atrás. Parei e o tempinho livre venho escrevendo no blog rsrsrsrs o conteúdo que importa está tudo aqui. O livro deve sair sim. Mas até agora foram poucas páginas. Ainda chego lá ;p

  6. Oi Daniel

    Essa é a idéia da Beverly D'Urso e outros sonhadores lúcidos consagrados. Manter uma espécie de "vida desperta mais lúcida" para ter mais sonhos lúcidos ;D

    Isso não implica em querer fazer toda e qualquer atividade do cotidiano de maneira maníaca, buscando atentar para qualquer detalhe das nossas ações e do que acontece. Significa sim, uma vida desperta mais reflexiva sobre as coisas que realmente importam

  7. Eu lembro duma vez que NÃO percebi que era um sonho. Eu tava usando o notebook e ele tinha um monitor de tubo! O.o

    Além disso tinha alguns detalhes estranhos, como dois ponteiros do mouse e falta de resposta quando eu apertava os botões. Mas já é conhecido isso que nos sonhos equipamentos eletrônicos demoram pra responder, tipo os interruptores de luz não acenderem ou apagarem a luz quando você os usa.

  8. pessoal se vcs ficarem ligados eu sei ter sonhos lucido olha as dicas vc tem q fica em um local silencio total se concentra e começa a imagina coisas e imagina e vai vai ate q vc fica conciente no sonho eu fasso muito isso e tenho meu mundo aonde eu posso tudo q eu nao posos na vida real e muito massa

Deixe seu comentário