Aplicação da Técnica das Portas

Em primeiro lugar vale destacar que a aplicação da Técnica das Portas é simples. Bem como, serve para prolongar e manipular indiretamente a experiência do sonho lúcido. Nesse sentido, as portas podem ser uma das mais poderosas ferramentas da consciência, servindo como conexão com o Inconsciente.

 
Abrir uma porta no Sonho Lúcido, pode trazer um processo fascinante, com referência ao estado desperto. Também irá nos levar a um novo ambiente. Ao desejarmos algo em especial, podemos realizar uma equilibrada troca com o inconsciente: oferecemos um desejo honesto, ele nos retorna uma criação em cima disso.

Apenas um alerta

Eventualmente ocorre o debate sobre a existência de diferença entre “controlar um sonho” e ficar consciente nele. Por exemplo, não é incomum encontrar tópicos assim sendo debatidos em nosso Fórum e Grupo sobre Sonhos Lúcidos. Enquanto aqui no site, alguns textos tratam disso, especificamente sobre essas diferenças. De acordo com Stephen LaBerge o esforço de tentativa de “controle do sonho” é inversamente proporcional a sua duração. Ou seja: tente forçar o controle do seu sonho e você acordará mais rápido.

No livro Sonhos Lúcidos, de Stephen LaBerge, verificamos alertas do autor sobre evitar querer controlar os sonhos, quando ficamos conscientes.

Aplicação da Técnica das Portas

Somos intrusos, munidos de nossa consciência, no estado mental dos sonhos, todavia é preciso que se respeite de maneira adequada essa estrutura ( Reino do Inconsciente). A Técnica das Portas irá então respeitar isso.

Em situações nas quais eu desejo realizar algum experimento, brincadeira ou desafio, normalmente eu uso alguma porta ou estico meu braço para trás de outros objetos, desejando MUITO encontrar o que quero.

Evite desejar pensando em pormenores, mas apenas sinta o quanto você quer encontrar seu objeto de desejo ao abrir a porta. Nas situações em que você estiver longe de quaisquer portas, estique seu braço para trás, preferencialmente próximo(a) de uma parede e dessa forma, poderá tatear até por fim encontrar uma maçaneta!

Ao abrir a porta, lembre-se de manter esse desejo aceso, ao passo que desejando sinceramente seu objeto, pessoa ou cenário.



Caso nos seus sonhos, sejam frequentes a presença de casas, aproveite a oportunidade para se utilizar de suas portas. Na imagem, uma antiga casa em que morei na minha infância.

Saber Desejar é a Chave

Num sonho lúcido recente, por exemplo, consegui lembrar que tinha um Desafio Lúcido que eu queria fazer. O objetivo era procurar uma Lâmpada Mágica, estilo Alladin e esfregar ela, para eventualmente relatarmos o resultado. Assim, em um sonho que tive, percebi uma boa chance ao avistar uma cantina! Observei então em uma mesa, diversos objetos por ali e lancei minha mão sobre os artefatos, tateando bastante, sem olhar diretamente. Por fim, DESEJEI intensamente que a lâmpada do gênio fosse encontrada.

 

DESEJE algo mais ou menos desse jeito que tenho feito e deixe o Inconsciente ou a narrativa automática do sonho desenrolar o nó para você. É como se o inconsciente precisasse de espaço para aflorar toda sua força criativa. Devemos então, trabalhar nesse limiar entre o desejo consciente e criação inconsciente:

Exemplo de aplicação da Técnica das Portas

“Estava em um sonho lúcido e em dado momento me esforcei para lembrar o que havia planejado fazer. Finalmente, logo após alguns instantes, lembrei que o objetivo era obter resposta do meu inconsciente sobre “qual seria a Mulher Ideal para mim”.  Adentrei mais para o fundo da casa e abri uma porta mas nada encontrei… era um recinto vazio… e pensei… bom, vou fazer de um jeito um pouco mais desejável… de maneira mais visceral eu desejei muito encontrar minha mulher ideal.

Abri a mesma porta agora lá de dentro daquele recinto onde seu estava, estiquei minha mão para que a minha mulher ideal a tomasse e… desejando intensamente que essa fosse minha mulher ideal…  eis que surgiu uma mulher loira, de cabelo curto, pele clarinha e sedosa a qual acariciei com minha mão. E com vibrantes olhos escuros ela me fitava!…”

 
 

 

Referências Bibliográficas

LABERGE, Stephen. Sonhos Lúcidos. 1985
Ed. Siciliano Livros, Jornais e Revistas Ltda. 1990(esgotada)

Se você gostou desse conteúdo, ajude a divulgar compartilhando em suas redes sociais

POSTAGENS RELACIONADAS

26 respostas

  1. Cara, tive um sonho lúcido hoje, fazia bastante tempo que não tinha. Primeira semana de provas neste semestre na faculdade é o suficiente para atrapalhar a rotina de sono e facilitou este sonho lúcido. Antes de dormir, fiquei pensando no assunto e tentei ficar mais esperto para fazer acontecer o sonho lúcido.
    O que me impressionou desta vez foi a duração do sonho, tanto antes quanto depois de eu perceber que se tratava de um. Passei de amigos num bar, para luta de espadas contra Cesare Bórgia e um complexo de prédios cheio de zumbis. Neste último, percebi se tratar de um sonho e desejei (comentando com um amigo) que se tornasse um sonho agradável, pois estava indo pro caminho daqueles que você é perseguido. Foi instantâneo, não apareceram mais zumbis.
    Queria encontrar uma pessoa no sonho, mas não conseguia deixar aquele lugar. O bom é que, por se tratar dos interior de vários prédios (abandonados) havia bastante portas. Isso é infalível cara. Atravessei uma e me encontrei em um quarto de mulher muito bonito. Me olhei no espelho e eu estava obeso. Saí pela única porta e me vi na casa de um amigo que conheço bem, logo cautelosamente fui até a saída para rua, pois assim seria mais fácil chegar na casa da pessoa que queria encontrar.
    Foi bom, mas como não conseguia achar quem procurava, trapaceei e forcei para que ela aparecesse. Ela de fato surgiu, e em seguida eu estava de olhos abertos na cama com o notebook ligado. Fiquei com raiva de ter acordado justo naquela hora, mas era um falso despertar, e não percebi a tempo. Acordei de verdade =P
    A técnica das mãos não tem funcionado pra mim, olhei para as mãos e os dedos pareciam todos nos lugares, nada estava errado. Já a técnica de rodopiar é perfeita, sempre me mantém no sonho.
    Percebi mesmo que quanto mais eu tentava manipular o sonho a força, mais fácil era dele terminar.
    Ah, parabéns pelo blog cara! Já acompanho há bastante tempo! Flw!

    1. Grande Fagner! Belo relato onironauta!

      Muito divertido ler teu relato, reagindo quando ficou consciente, aplicando a Técnica das Portas e se observando no espelho 🙂

      Brigadão pelo elogio!
      Seja sempre bem-vindo para relatar mais experiências.

    2. Cara curti seu relato, percebi q e com todos o fato de força e acorda mais rapido, estou começandi a pensar q nao tem como ter total controle, pois comigo parece q quanto mais eu controlo as coisas, mais meu conciente tenta me acorda, cara eu ja chequei a um nivel de controle tao alto q era como se meu conciente tivesse fazerdo de tudo p me acorda e eu n queria, comigo e como se meu conciente fosse um guarda p impor um limite de controle, ai qnt mais eu controlo parece q mais ele tenta me acorda, eu nao sei com vcs mais eu so acordo se minhas vista fica totalmente escura, tanto q n posso ir a lugares escuro, procuro sempre lugar claro, e como disse, eu fugi tanto de lugares escuro e sempre controlando o sonho q chegiu a um ponto q do nada o dia virou noite e ai ja era acordei, parecia q meu conciente falou p mim q ali e o limite vc nao passa daqui, foi uma sensaçao muito louca, eu lutando com meu proprio conciente, agora sempre q sonho faço isso tento ver ate onde vai o limite de controle.

  2. Marlon,eu desejo muito ter sonhos lúcidos, já li muito sobre eles,técnicas e tal,mas meu maior medo e a paralisia do sonho,tem como evitar isso? Ah,faço uma recomendação a ti,não sei se já jogou LSD dream emulator,ele visa simular sonhos lúcidos num mundo totalmente novo e imersivo,se puder jogue e por favor responda minha dúvida, obrigado, aliás, ótimo site/blog

  3. A questao de tentar controlar o sonho, realmente me faz acorda mais rapido, eu percebi que quando controlo muito, meu compo meuo que entra em conflito com meu conciente, como se ele tivesse tentando me acorda, so que pra isso ele tipo que me faz umas armadilhas, por exemplo, nao posso ir em lugar escuro q acordo imediatamente, ai procuro sempre lugar claro, entao qnt mais eu forço p controla mais ele luta p me acorda, teve uma vez q forcei tanto q do nada o dia virou noite e imediatamente acordei, entao apredi a controlar menos e de ipotse alguma eu n posso ir p lugar escuro, n sei com vcs, pois se minha visao fica totalmente escura ja era eu acordo, tanto q qnd descubro q e sonho eu nem pisco mais, pq as vezes acordo kkkkk

  4. Lembrei-me de quando era adolescente e "acordava" dentro de um sonho, e toda vez que isso acontecia algo de estranho ocorria comigo, como ser subitamente atacado por estranhos ou pelos meus familiares, ser soterrado por uma avalanche, etc. Era como se o inconsciente se esforçasse para expulsar o controle do consciente.

  5. Sonhos são só sonhos,,,,como se fosse um thriller de um filme onde vc é apenas um personagem vc faz esta vive uma história um momento uma passagem mas,,,apenas a vê…não consegue alterar quer pensa em mudar uma situação mas não consegue…sonhos conscientes ou lúcidos são bem diferentes…acho que cada um desenvolve suas técnicas para ter tais sonhos…hj 95% dos meus sonhos são lúcidos consigo quase que todas as noites estar fazer e viver lugares e pessoas que nunca estiveram na minha frente quiçá 😀 pode parecer meio louco isso ou ímpossível para outros tantos…comecei a procurar ler sobre isso a pouco acho bem interessante o assunto e na minha humilde opinião tudo é uma questão de treinamento e aos poucos vc evolui a ponto de quase sempre conseguir estar consciente…quantos de vcs ja tiveram um dejavu? ou vários? pra mim ou ao menos para os meus a explicação toda ta ai "sonhos conscientes" .. 😉

  6. Olá amigos, criei um grupo sobre sonhos lúcidos no Whatsapp, quem quiser participar deixe o seu número aí ou me mande uma mensagem…
    Quero que um ajude o outro a lembrar de fazer reality checker e tirar dúvidas.
    24 99966 9241

  7. Eu discordo. Não entendo os avisos contra querer controlar o sonho.
    Pra mim, isso é o maior atrativo.
    No meu sonho lucido, criei meu mundo. Fiz montanhas surgirem do nada, ceus azuis com nuvens brancas, florestas de pinheiros, um clima refrescante com um frio suave… sobrevoei o cenario, senti o vento bater nos meus dedos, no meu nariz, nos meus joelhos… tão real quanto a realidade. Meus pensamentos, inclusive, estavam mais rapidos do que nessa realidade. Me senti saudável, poderoso, criativo, superior e vivo. O fato de criar uma realidade foi o que mais me maravilhou. Foi uma experiência unica. Desejo incessantemente ter outro sonho lucido, nas nunca mais tive pois parei de treinar.

    1. Olá Matheus,

      Infelizmente o que é mais comum ao se tentar controlar diretamente um sonho é o despertar. O próprio LaBerge alerta para isso. Aliás buscar obsessivamente controlar o sonho nem deveria se resumir ao objetivo de ninguém. Mas se a facilidade de controle acontece naturalmente assim pra ti,tens mais é que aproveitar. Vale lembrar como o sonho oferece possibilidades bem interessantes para pesquisas, autoconhecimento, desenvolvimento de habilidades etc..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Recent Posts

Como ter sonhos Lúcidos

plugins premium WordPress