Existe um debate que se prolonga ao longo dos anos a respeito da natureza dos sonhos lúcidos. E foi manifestada em uma questão intrigante colocada pelo sonhador lúcido Niro, em nosso Fórum sobre Sonhos Lúcidos:

“Não… Não estou perguntando o que é um sonho lúcido! Isso eu sei pois já os tenho há muito tempo.
Mas sim: Por que eles existem? Teriam alguma função na evolução humana?

Qual a natureza dos sonhos lúcidos
Qual a origem dos sonhos lúcidos? Poderia ser algum tipo de alteração cerebral/mental, com potencial evolutivo? Na imagem, cena do excelente filme A Cidade dos Amaldiçoados, com Christopher Reeve.

Será que são frutos de um erro? Alguma “falha” no complexo sistema de nosso cérebro. Da qual alguns seres humanos tiram proveito para se divertir? Afinal de contas o normal, pelo menos, de acordo com a maioria, seria estar totalmente inconsciente durante o sonho.”

Uma resposta especulativa, de minha parte, vai no sentido de que ainda não existe uma pesquisa conclusiva abordando esse tema. Então a gente precisa reunir alguns indícios ou pesquisas pioneiras que se aproximem um pouco do tema e ver para que lado a coisa parece apontar.

Existe duas correntes trabalhando com hipóteses divergentes:

Stephen LaBerge: defendendo que o sonho lúcido é um estado mental, sustentado pela estrutura da fase REM do sono. Significaria que estar num sonho lúcido, ainda seria estar dentro da fase REM do sono.

Alan Hobson e Ursula Voss: defendendo que o sonho lúcido é um estado mental dissociado ou uma parassonia, no qual se equivale a outros estado híbridos do cérebro, como a paralisia do sono, alucinações hipnagógicas, auditivas, hipnopômpicas etc..
Porém, se partirmos apenas dessas duas perspectivas, será que iremos para lugares diferentes?!

Análise de atividade cerebral entre os estados mentais quando acordados(o superior), no estado do sonho lúcido(meio) e em fase REM comum(não lúcido). Allan Hobson e Ursula Voss, classificam o sonho lúcido como um Estado Dissociado.

Caso seja um Estado Mental, como defende o LaBerge, fica mais aceitável que o sonho lúcido pode mesmo se tornar consequência evolucionária. Um tipo de variação da nossa mente que pode se tornar dominante, uma vez que se mostre aproveitável e seja estimulada/disseminada na nossa cultura.

Caso seja um Estado Dissociado, como defendem Ursula Voss e Hobson, poderia ficar mais difícil tornar o sonho lúcido uma ferramenta de uso para nossa espécie. Afinal sendo um estado dissociado ou parassonia, sabemos que alguns deles são mais difíceis de se induzir… mas outros estados dissociados como a paralisa do sono, também podem ser induzidos…

Ainda assim, independente da natureza de origem ou da verdadeira raiz de onde está partindo o sonho lúcido, podemos identificar um sensível progresso tanto do número de pessoas interessadas, como praticantes e também das atenções de grandes universidades e centros de pesquisas para com o tema.

Grandes centros de pesquisa e universidades na Alemanha, EUA, Inglaterra seguem se aprofundando nas pesquisas sobre sonhos lúcidos. No Brasil, tivemos o pioneirismo através da UFRN, com Sérgio Arthuro Rolim com sua tese “Aspectos Epidemiológicos cognitivo-comportamentais e neurofisiológicos do sonho lúcido”.

Fica parecendo mais razoável para mim que o sonho lúcido, sendo um estado mental, sustentado pela fase REM ou um estado dissociado, é comprovadamente passível de indução, e por conseguinte, servirá como um grande instrumento de desbravamento da mente/cérebro/consciência, bem como uma longa lista de benefícios em áreas relacionadas.

Vale ressaltar por fim, ser típico da natureza/universo, trilhar caminhos não lineares, mas muitas vezes aleatórios, como raízes de uma árvore que se expandem em direções diversas, com apreço pela diversidade, a qual é ela quem acaba amplificando maiores chances de permanência/sobrevivência.

Vejo nossa consciência nos sonhos dessa maneira. É uma porta que nos foi oferecida e que independente da forma como foi originada, estamos começando sua exploração.

Referências Bibliograficas:

(1) – Signal-verified lucid dreaming proves that REM sleep can support reflective consciousness Intenational Journal of Dream Research, volume 3, nº 1. pg 26-27 (2010).

(2) – NEUROCIÊNCIA da Mente e do Comportamento. LENT, Roberto(Coordenador).
Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

FÓRUM(questão do Niro):
http://sonhoslucidos.forumeiros.com/t940-afinal-o-que-seriam-os-sonhos-lucidos

14 respostas

  1. A possibilidade de explorar o inconsciente, de uma maneira tão próxima, é uma possibilidade fascinante e que escapou de caras geniais como Freud e Jung. Lembro que Freud ainda se empenhou em conseguir um exemplar do livro do marquês de Sain Denys, "Sonhos e como guiá-los". Nas palavras do mestre:

    "o oponente mais enérgico de quem pro­cura depreciar o funcionamento psíquico nos sonhos".

    Mas hoje está bem claro o quanto os sonhos permanecem com sua estrutura fundada no inconsciente e mantemos nossa consciência apenas como intrusa, facilitando e não destruindo as possibilidades de exploração da mente e do inconsciente.

    Tuas divagações e reflexões apontam bem nesse sentido grande Hiro. E seguimos nossos esforços na disseminação e mútuo aprimoramento desse apaixonante tema 🙂

  2. Grande André! Parabéns pelo teu primeiro sonho lúcido brother!!

    Sobre a Técnica da Incubação, acho que uma boa dica sempre é desejar algo que vá mexer mesmo contigo. Não pode ser algo fútil, superficial ou sem algum apelo mais profundo.

    Procure pensar em coisas que possam te instigar. Vou te dar algumas sugestões:

    – "Quando eu sonhar com um Espelho, vou ficar lúcido"

    – "Quando eu sonhar com minhas mãos, vou ficar lúcido"

    – "Quando eu sonhar com minha falecida vozinha, vou ficar lúcido"

    – "Quando eu sonhar que estou voando, vou ficar lúcido".

  3. Bom dia Orinonautas! Tudo bem?!. Então…venho agradecer ao ADM do site…depois de UM MÊS de tentativas incessantes kkk de ter um sonho lúcido…acho que consegui!. Fazendo quase que diariamente…todos as horas os RC (Reality Check) "olhando para mãos" " olhando para meu relogio de pulso" "estou sonhando ou não?" "tenho meu diario de sonhos".
    Eu tive o meu primeiro sonho lucido meio que sem querer. Eu sonho quase sempre que estou em um prédio (tipo uma escola / faculdade). E num destes, eu olhei para a parede desse predio que era verde…quando de repente…aquele verde ficou tão vivo…foi uma imagem que eu nao esqueço ate hoje. Um verde muitoooooo brilhante e imediatamente eu falei "ESTOU SONHANDO NÃO ACREDITOO" e começei a sorrir. Neste momento apareceu do nada um amigo querendo me aplicar uma injeção no braço (nao sei porque) e diante disso eu falei para mim mesmo "QUERO ACORDAR" e acordei.
    Depois desse episodio…decidi saber mais a respeito sobre sonhos lucidos. DEPOIS DE UM MES…kkkk eu consegui novamente…porém agora com as tecnicas aplicando dentro do sonho…e consegui bem sutilmente levitar e o sonho começou a querer se desfazer…e lembrei dentro do sonho…a mexer o meu corpo para ele nao se desfazer…FOI INCRIVEL

  4. Os sonhos sao muito complexos parece que sao emocoes quando sonho algo triste fico triste quando sonho algo feliz fico feliz assim por diante,entao controlando o sonho podemos controlar nossas emocoes.

  5. Meu nome é Felipe e mesmo sem exercitar eu tenho sonhos lucidos e queria saber porque.

    Adorei o site muito obrigado
    Agora eu estou tendo muintos mais sonhos lucidos

    1. Olá Felipe, seja sempre bem-vindo!
      Brigadão pelo elogio!

      Como foi apresentado nesse post, os sonhos lúcidos possuem uma natureza fascinante. Ainda não está claro se esse estado mental é um "estado dissociado" ou apenas a fase REM, dotada com a nossa consciência.

      Algumas pessoas podem ficar conscientes com mais facilidade. Mas interessante descobrir se tu está de fato atingindo "controle das narrativas dos teus sonhos" ou reunindo capacidade de raciocínio, memória, percepção em profundidade. Existe muita confusão nisso, mesmo entre os pesquisadores.

      Abração e bons sonhos onironauta!

  6. Olá Marco,

    Recomendo em especial:

    1o. Comece a anotar teus sonhos num Diário de Sonhos. Sempre ao acordar, a primeira coisa a fazer é puxar teu Diário de Sonhos(de um lugar ao alcance das mãos) e começar a anotar. Nos primeiros dias podem ser apenas alguns pequenos flashes, mas até o fim de 1 semana tu já vai ter q peneirar o q anotar.

    2- Faça Reality Checks com as mãos durante o dia. Olhe para seus dedos e se questione "Estou sonhando ou não?". Faça isso de 5 até 10x ao dia, especialmente em situações estranhas ou quando estiver frente a temas que costumam aparecer nos teus sonhos.

    3 – Programe teu despertador para tocar pela 6a hora de sono. Levante-se, tome uma água e/ou vá ao banheiro e ao retornar para cama faça mais um reality check se questionando. Por fim, ao fechar os olhos, faça serenamente o desejo de fazer o próximo reality check nos sonhos e com o questionanmento: "EStou sonhando ou não?".

    Grande abraço e bons sonhos Marco!!

    ps: mande notícias! Brigadão pelo elogio!

  7. Olá amigos, criei um grupo sobre sonhos lúcidos no Whatsapp, quem quiser participar deixe o seu número aí ou me mande uma mensagem…
    Quero que um ajude o outro a lembrar de fazer reality checker e tirar dúvidas.
    24 99966 9241

  8. You actually make it appear so easy along with your presentation but I in finding this topic to be really something which I think I’d never understand. It seems too complicated and extremely vast for me. I am having a look forward to your next publish, I’ll try to get the hang of it!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress