Visitando a livraria Curitiba do Shopping Palladium, aqui de Curitiba, a procura de um bom livro de suspense sobrenatural de Stephen King, eis que encontro o Pesadelos e Paisagens Noturnas desse grande mestre. Fiquei sabendo agora, pesquisando para esse texto que existe até seriado!… Bem, esse livro é ótimo e estou devorando ele antes das férias.
     O momento tesão, na livraria, foi quando me dirigia para pagar o livro do Mr. King, quando minha visão bateu no livro “O Sonho de Eva”. Eu amo sonhos. Seja aqueles de comer, com uma boa goiabada ou quando dormimos… e a contra-capa fez o livro grudar nsa minhas mãos: “sonhos lúcidos”, “Dreamgame”… induções por meio de mensagens subliminares!

     O livro é precursor – pelo menos nacionalmente – ao tratar uma bela história envolvendo o tema dos sonhos lúcidos. Bastante suspense, tecnologias bem verossímeis num futuro não muito distante, sociedades secretas, conspirações e um ritmo de narrativa de prender o leitor.

      Passo longe de ser um crítico de leitura, no máximo tenho uma carga razoável de leitura de ficção científica, suspense-terror e fantasia. Nada que me torne uma autoridade pra julgar a habilidade de Chico Anes para escrever. Mas posso dar minha opinião, como fã do gênero e sonhador lúcido, com boa experiência no tema.

      Para quem curte uma boa trama de suspense e é interessado por sonhos em geral ou mais ainda, por sonhos lúcidos, não deixe de ler esse belo livro: O Sonho de Eva.

       Gostei pacas da dupla de entrevistadores. Pena que o áudio com o Chico Anes não ficou bom. Mas é possível ouvir.


Author

14 comentários

  1. O mais próximo disso foi o Sonhos Lúcidos de Castaneda. É uma abordagem espiritualista e interessante, do gênero autobiográfico.

  2. grande Márlon, cada vez mais eu fico admirado com o mundo dos sonhos, tive um sonho que não era lucido, mas a realidade foi incrivel, pois sonhei que estava malhando, estava treinando no supino reto, e estava levantando 100kg, realmente eu sentia o peso e levantava com muita dificuldade, tinha hora que quase eu ia deixar o peso cair, mas fui perssistente, e quando eu mim dei conta já estava fazendo com um pouco de facilidade. mas o mais imprecionante é que pude realmente sentir o peso, apesar de não ter sido um sonho lucido eu achei admiravel.

    • Grande Carlos

      Tamu junto nessa cumpadi! Volta e meia procuro uma academia ou fico lúcido já no meio do treino.

      Como o Daniel Erlarcher, um renomado pesquisador alemão, já demonstrou, é possível sim obter ganhos com os sonhos lúcidos, no que se refere a atividades físicas que envolvam coordenação motora.

      Que tal nós explorarmos a musculação e corridas? Fica valendo mesmo os sonhos comuns ou sonhos lúcidos. Vamos repassando os avanços por aqui ou no Fórum. Lá tem um tópico chamado "Laboratório" que é exatamente pra gente fazer esse tipo de experiência e relatar os resultados.

      Abs bons treinos e bons sonhos!

  3. cara este blog ta realmente de parabens…. otimo mesmo cara informaçao de altissima qualidade… so uma coisa, acho que deveriamos tratar o sonhar com um pouco mais de consiencia, o sonhar eh sem divida uma porta e o que os grandes onironaltas modernos tem feito é somente brincar na entrada. se eh que me intendem. falow abraços e otimas jornadas para todos.

    • Acho que as tentações são mesmo apetitosas demais! rsrsrsrs mas acho que o grande barato além de se divertir é conseguir explorar esse estado alterado da mente.

      Ver o que a gente pode conseguir descobrir de novo e quem sabe até com resultados instigantes no estado desperto. ;D

  4. Será que alguem pode me ajudar?

    Sonhei com uma guerra:Parecia a segunda guerra mundial,Muitas crianças morrendo (cercas de 75% de todos que eu vi morrendo),casas sendo destruidas por magnun's,sinceramente muito chocante,mas pior é que tinha uma voz no fundo rindo sem parar.

  5. Encaminhei uma solicitação para a editora e um pedido pro Chico Anes, para entrevistá-lo e publicar por aqui. Pelas idéias e área de formação dele, certeza que deve sair um papo bacana.

  6. Interessante as indicações de livros.Eu gostaria de lhe indicar um também, se é que você já não o leu: A interpretação dos sonhos (Freud).
    Eu ainda estou na parte inicial do livro, mas já da pra perceber que a quantidade de informações e estudos que são apresentados sobre os sonhos no livro é imensa! E, apesar do livro não tratar de forma específica dos sonhos lúcidos, ele apresenta explicações sobre os elementos mais básicos dos sonhos até a sua interpretação segundo a psicanálise.Eu, pessoalmente, considero esta obra tão valiosa para um "onironauta" quanto o próprio livro do LaBerge.

  7. Eu estava planejando comprar esse livro sábado, mas como eu dei uma passada na Saraiva (lê-se, fui em uma Saraiva e não tinha, aí fui na outra), eu pedi pro atendente pesquisar e ele foi lá pegar no estoque pra mim. Já estava ansioso pra compra-lo.

Deixe seu comentário