Uma das áreas mais interessantes nas pesquisas sobre sonhos lúcidos, envolvem sobretudo o aumento de performance em atividades físicas. A princípio esse tema começou a ser tratado durante a década de 80, pelo psicólogo alemão Paul Tholey ¹. Eventualmente seu interesse pelos tema dos sonhos e pela ciência esportiva não demoraram a se cruzar. Como resultado, Tholey de fato estava convencido de que era possível desenvolver habilidades motoras, através de treinamentos durante os sonhos lúcidos. Afinal, até hoje sua técnica de indução de sonhos lúcidos, é uma das mais praticadas ( ver Técnica de Tholey).
Vale ressaltar, algo bastante curioso sobre essa relação entre as pesquisas com sonhos lúcidos e a ciência do esporte, de acordo com o pesquisador alemão, Daniel Erlacher², referente ao fato de que Paul Tholey era um experiente desportista. Desse modo, Tholey fazia experimentos em seus sonhos lúcidos, com o objetivo de melhorar suas habilidades em práticas como monociclos, skateboards, entre outros…
Com o tempo, mais pesquisas foram surgindo, e a princípio, os resultados sugerem uma relação entre o treinamento nos sonhos lúcidos e a melhora na eficiência de performance.
O benefício dos sonhos lúcidos para prática de atividade física
Destaca-se, em suma as recentes pesquisas produzidas por Daniel Erlacher, Melanie Schadlich, Stumbrys, Schredl,Vergeer, Roberts, entre outros, relacionadas ao desenvolvimento de performance de atividades físicas, durante o estado mental do sonho lúcido.
Além da melhora em habilidades que envolvam atividade física, como exercícios ou esportes, também foram verificados, de acordo com Schadlich³, indícios de benefícios como: aumento da flexibilidade, confiança, insights e emoções positivas. Dentre os relatos selecionados dos atletas, encontra-se a possibilidade de praticar movimentos mais arriscados, a sensação de experimentar e sentir execuções ainda não praticadas no estado desperto.
O uso dos sonhos lúcidos, permite uma prática mais agressiva de exercícios como em downhill com bicicleta ou esqui. Descrições dos participantes, direcionam-se para uma experiência de sentir com mais intensidade e detalhes, os movimentos executados. Praticantes de diversas modalidades participaram do estudo (Schadlich, 2018), bem como nado, ginástica, karatê, taekwondo, alpinismo, entre outros…
As pesquisas sobre os benefícios dos sonhos lúcidos para a prática de atividades físicas prosseguem. O aumento de performance, já foi objeto de publicação por aqui.
Referências Bibliográficas:
1 – Tholey, P. (1983). Techniques for inducing and manipulating lucid dreams. Perceptual and Motor Skills, 57(1), 79–90. https://doi.org/10.2466/pms.1983.57.1.79
2 – ERLACHER, D. (2018). “Complicated movements should be practiced in dreams” Paul Tholey about sports, lucid dreams and consciousness. International Journal of Dream Research, 11(2), 230-233. https://doi.org/10.11588/ijodr.2018.2.51340
3 – Schadlich, M. Erlacher, D. (2018). Practicing sports in lucid dreams – characteristics, effects implications. Current Issues in Sport Science, 3:007. doi: 10.15203/CISS_2018.007