A Supremacia Tholey: o Método de Tholey revisitado.

Você pode gostar...

107 Resultados

  1. John disse:

    Esse método parece mesmo mais trabalhoso…

    O interessante é que eu não estou seguindo religiosamente algum método, mas mesmo assim, desde que comecei a fazer reality checks e me perguntar se estou sonhando ou não, tive sonhos lúcidos dia sim, dia não… Foram 3 sonhos em 7 dias. 😀

    O último deles postei lá no blog. Foi o melhor até agora. Consegui ver minhas mãos deformadas. As esfreguei para não acordar. Até mesmo flutuei por alguns metros intencionalmente! 😀

    http://uchihasasukeblog.blogspot.com/2011/08/sonho-lucido-03.html

    Se eu estiver te importunando com meus links, avise, por favor… 😛

  2. Douglas Mendes disse:

    Post completíssimo, eu também, assim como o John, não estou seguindo um método religiosamente, acho que vou ser mais fiel a esse método. Valeu Márlon o/

  3. John,
    Seja sempre bem-vindo! E o link une o útil ao agradável que é o teu relato sobre sonho lúcido, ao mesmo tempo q faz um merchan do teu blog. Tá susse!
    .
    E aí Douglas!
    Eu tenho que admitir que ainda não estou afiado no Tholey. Até então vinha fazendo uma mistureba do Método MILD(LaBerge) com o Tholey.
    Mas agora com essa revisada no Tholey vou me policiar e seguir melhor as orientações.
    .
    Estou mais fascinado com as possibilidades de desenvolvimento de habilidades e pelo que eu li, o próprio Dr. Tholey também achava isso possível.
    .
    Vlew pela força Doug!

  4. Oliveira, Breno disse:

    poxa muito bacana mesmo o post. Eu venho fazendo uma mescla tbm entre o WBTB e o THOLEY. O Tholey tem se mostrado tão eficiente que as vezes, fico lucido num sonho sem necessidade de RC ou coisa do tipo. Hoje eu tive um SL depois de um bom tempo sem nada. Como postei aki mesmo no meu ultimo sl eu tinha ficado impressionado com o fato de estar sonhando o que me deixou muito euforico logo desfazendo o sonho rapidamente. Nesse ultimo aconteceu isso de novo mais eu tive uma segunda chance com um falso despertar auahu, bem eu usei o RC do nariz umas quatro vezes e ainda vi meus dedos deformados e ainda assim foi dificil acreditar que estava sonhando e tomar controle da bagaça auhshaus enfim com tudo ainda senti meu coração batendo muito forte no sonho e pensei em alguma tecnica de prolongar o sonho e lembrei de esfregar as mãos e fiquei bem mais calmo. Enfim o sonho apesar de curto foi uma maravilha, a sensação de lucidez quando vem depois de muito tempo nos impressiona bastante auhauhuah.

    Marlon, depois ve se tem como postar algum artigo mais detalhado sobre alucinações hipnagógicas pois essa semana aconteceu algo muito interessante comigo, antes de durmir antes de ontem, tive alucinações bem intensas que num tenho a um bom tempo, seguido de um sonho bem nitido que tive e ontem tive mais alucinações seguido de muitos sonhos nitidos e desse SL que citei. ! 8D

  5. Túlio Athélio disse:

    bacana 🙂 minha doficuldade com o tholey é que tenho dificuldade em formar imagens.. isso na verdade de me deixa mto triste, me da uma sensação de que sou incapaz… eu to procurando exercitar essa habilidade que a maioria possui naturalmente 🙁

    Márlon, interessante uma parada que vi na revista Galileu sobre uma toca de agua gelada para ajudar pessoas com insônia a dormir. Resultados ótimos: 13minutos para dormir, 86% do tempo deitado na cama dormindo em sono profundo(mais qualidade)

    É a mesma ideia de isocrônicos e binaural, inclusive uma tecnica de entrar em transe hipnótico é imaginas que tem um saco de gelo na sua cabeça, em ambos os casos os vasos sanguíneos do cérebro reagem contraindo os vasos, resultando em menos atividade/frequência cerebral… entretanto este tende a ser mais eficiante pois é um reação biológica apeans… não depende de você concentrar no audio (isocronicos e binaurals) ou concentrar na sensação da cabeça ficando gelada…
    mto interessante mas deve desconfortável e além do mais bom que tentar imaginar exercita a imaginação e isso pode ser bom pra mim mas não deixa de ser mto intenressante 😀

  6. Anotado aqui Breno!
    Tu chegou a ler aquele texto que tem sobre alucinações?
    Bem interessante tuas experiências!
    Há 2 dias atrás eu fiz um WILD após o almoço. Foi numa soneca que sabia que entraria rápido em REM, pois a noite tivera apenas 5h de sono!
    Foram alucinações visuais e auditivas muito loucas rsrsrsrs
    .
    E aí Túlio!
    Sem problema quanto a dificuldade de visualizar ou imaginar! Repare que o Tholey apenas sugere fazer isso no passo 6.
    Nosso exercício maior é o questionamento da realidade naquelas situações que ele cita. E assim a gente levar para os sonhos esse espírito crítico.
    O doutor mandou bem!

  7. Oliveira, Breno disse:

    Túlio,

    creio que o problema no seu caso esteja na criatividade ou imaginação. Você costuma merabolar histórias ou desenhar ? Aqui mesmo no blog não me lembro em qual post o marlon citou uma pesquisa em que resultados eram mais efetivos em pintores profissionais e outras pessoas que costumam ter devaneios diurnos. No meu caso levo vantagem com isso pois além de eu viver quase sempre no mundo da lua ( xD ) eu, modesta parte, sempre fui muito criativo, inclusive a um ano e meio escrevi uma história que envolve o pouquíssimo conhecimento teológico que tenho, mas trata-se quase de um romance misturado com ação (não sei como se chama isso xD) Resultado? Nos últimos dias tenho relido a história, e nesse ultimo fds tive um sonho ótimo (apesar de não-lucido) em que eu era um dos personagens da minha história e tinha exatamente as mesmas características e os mesmos poderes. Enfim tanto essa minha personagem quanto as outras da história foram personificadas quase que de maneira 100% fiel ao que eu escrevi. Uma vez que se trata de uma leitura é necessário uma criatividade em imensa para criar e uma imaginação extensa para se ler. Pode ser bem variável de pessoa a pessoa, mas tente criar algo, talvez ajude-o. =D

  8. Túlio Athélio disse:

    opa Oliveira eu já pensei em começar a ler mais e desenhar 🙂
    eu acho legal desenhar, meus garranchos não são tão ruins, nada que pratica e técnica não resolvam!
    também acho que meu problema possa ser preguiça mental causada por muito tempo em ondas cerebrais baixas, digo, li que é como se o cérebro precisasse usar um tanto de atividade intensa durante o dia, exemplo quando você faz atividade física, o cérebro vai pra mais de 30Hz onde libera alguns hormônios. ou seja o problema pode ser também sedentarismo, ou melhor, uma soma de tudo que falei acima.
    hoje eu vou tentar fazer meditação com auxilio de uma sacola com água gelada na cabeça, isso deve levar o cérebro a theta onde exercitar imaginação é mais fácil 🙂

  9. Rhaldney Queiroz disse:

    Obrigado aos colaboradores do site e aos visitantes, depois de uma semana fazendo reality checks, os métodos e anotação dos sonhos. Consegui o 1º SL. No sonho fiz o reality check das mãos, ^^ minhas mãos pareciam ter 6 dedos mais no começo achei normal mas depois desconfiei pelo tamanhos dos dedos e tinha 2 mãos esquerdas OMG ^^, ae gritei super eufórico: Estou sonhando CAR..! Fiz de tudo um pouco: mudei céu, cenário, soltei kamehamehas, , fiz-me de Deus, coloquei personagens e raios ao meu redor, voei, corri super rápido. Resumindo foi muito muito bom pena que telefone tocou e acordei e isso tudo passou muito rápido 🙁 Esperando a próxima experiência lúcido. 🙂 obg, +1 vez.

  10. greendog disse:

    Sobre as técnicas que visam facilitar os métodos 8 e 9, gostaria de saber se ao invés de focar nas imagens que aparecem enquanto adormecemos, posso focar nas vozes, por que eu "escuto" vozes das pessoas com as quais eu convivi durante o dia, tipo um burburinho mesmo, sempre foi assim, mas nunca imagens.

  11. Túlio Athélio disse:

    Greendog, sim 😀
    A PNL confirma que cada um certo sentindo que serve de orientação principal, como o da maioria é visual o método aborda usando o visual.
    Teoricamente você provavelmente é um músico, você de fato é?
    Eu ainda não sei qual é o meu, acho que eu sou uma mescla sei lá… O meu visual é fraco mas acho que é resultado de um conjunto de fatos comportamentais e fisiológicos, nada inalterável…

  12. greendog disse:

    sim sou músico =D, mas o interessante é que isso acontecia comigo antes mesmo de ser, obrigado pela resposta.

  13. greendog disse:

    eu tenho uma dúvida, algum de vocês já ouviu falar do "sonhos lúcidos em 7 dias"? alguém já experimentou? sabe dizer se é confiável?

  14. Túlio Athélio disse:

    Greendog na verdade você é um músico por causa disso – provavelmente. kkkk por isso eu acertei ^^

    Sim, é confiável! tem muita coisa interessante lá. Eu tenho inclusive ele traduzido, me add no msn que eu te passo tulioatelio@hotmail.com

  15. greendog disse:

    é verdade,faz sentido.
    sobre o livro obrigado, é bom saber, eu já achei ele em pdf traduzido mas vou te add no msn mesmo assim blz, flw =]

  16. Túlio Athélio disse:

    ok ^^

  17. ART disse:

    Não uso o método de Tholey na sua totalidade mas uso sempre os testes de realidade, principalmente ao acender luzes, em frente ao espelho e quase sempre que vou urinar. E várias vezes todos estes temas surgem em meus sonhos nem sempre vem a lucidez, mas sempre fica aquela sensação de que algo está errado ou pelo menos deve ser perguntado no sonho. Aparentemente me parece ser o método mais simples de todos.

  18. Olá ART,
    Meu uso do Tholey é parecido com o teu. Quando faço os reality checks faço o questionamento: "Estou sonhando ou não"? ou "Como eu cheguei aqui?"(Inception tbém aparece esse rsrsrs).
    Além disso despertar após 6h de sono e voltar a dormir é sagrado 😉

  19. ART disse:

    Fala Marlonnn, justamente, faço os RCs e me questiono assim tb, e as vezes tb uso o "como cheguei aqui" porém ainda não surtiu efeito mas creio que seja sonho de todos os que assistiram Inception um dia se fazer essa pergunta dentro de um sonho. Eu pelo menos ainda não consegui, mas pessoalmente eu acho, essa é uma das melhores partes do filme. Surreal mesmo!!! Agora quanto as 6 horas de sono ainda não cheguei nesse estágio pois além de dormir que nem uma pedra, tento não interromper pois pra mim, dormir direto é de suma importância para suportar o trabalho no dia seguinte. Abçsssss

  20. Túlio Athélio disse:

    Hey ART, tenta WILD ou DEILD ou FILD, a interrupção é curta 😀

    e para deixar o sono mais leve durma de barriga pra cima e use o travesseiro… li que que sono mais leve gera sonhos mais vívidos e um período mais longo de REM 😉
    e quando você acorda durante o REM como sugere o FILD e DEILD, você volta direto ele, ou seja, é quase como se você nem tivesse interrompido o sono…

  21. Bem lembrado Túlião, mas só uma correção: quando falamos de sono REM não estamos tratando de "sono leve" lembra?

  22. Túlio Athélio disse:

    Eu li em um artigo que pessoas com sono leve tem um período mais longo de REM, que inclusive o que eu falei de deixar o sono mais leve era usado na grécia antiga

  23. Ok, mas só deixando claro: sono REM é quando normalmente ocorrem os sonhos lúcidos(até agora registrados em laboratórios do sono). E sono REM está bem longe de ser parecido com "sono leve".

  24. Túlio Athélio disse:

    aliás eu nem sei se de fato é, tu to procurando na net se tem mais informações entre nível do sono e período do REM e Márlon não disse que o REM é sono leve, apenas que segundo o artigo pessoas com sono leve tem maior período maior de REM, ou seja, o nREM não seria tão profundo.
    Mas algumas contradições estão me incomodando muito:
    sempre se lê que criança tem muito mais REM, até 50% do sono de REM e que as é durante o nREM que é a parte do crescimento dos ossos, regeneração etc. Mas pera ae, criança cresce muito e rápido, então não seria ELA que deria ter MENOS REM?!! e parte do sono leve parece que idosos tem menos REM e mais sono leve.. tipo… mas que diabos?!

  25. Já estou indo para o 4° dia de treinamento. Ainda não consegui ficar lúcido no sonho, mas tenho tido sonhos mais vividos e, pelo que me pareceu, mais longos e cheios de diálogos. Uso o método Tholey e coloco sempre pra despertar 6 horas depois de dormir, mas fico na cama mesmo, porque se eu for fazer como no MILD eu perco o sono facilmente, daí pra voltar a dormir é difícil, até por que durmo às 6:00 e acordo às 12:00 (férias né, rs). Vou continuar tentando, daí posto aqui se conseguir resultado!

  26. Túlio Athélio disse:

    uassa nem nas férias eu durmo tanto kkkk

  27. Olá Leandro!
    Parabéns pelas escolhas. Aliar anotações dos sonhos num diário, com o Método de Tholey e MILD(adaptado) é certamente uma combinação brutal pra ter sonhos lúcidos.
    .
    Tua regulação de sono e horários está perfeita. Já q está de férias, poderia programar para depois de acordar na 6a hora de sono, uns 90 min de sono e despertar novamente. Como tu é novo provavelmente tua quantidade de REM e sono é maior. Aproveite as férias e durma bem mesmo, tudo que o corpo pedir. Nada mais, nada menos.
    .
    Os reality checks eu procuro fazer olhando para as mãos e perguntando "Estou sonhando ou não?". Que é uma aplicação do Tholey. Para em seguida questionar "Como cheguei aqui?", imaginando que tudo é um sonho etc..
    .
    Vá trazendo teus resultados e tecnicas aplicadas Leandro. Abs e bons sonhos!