Sonhos Lúcidos poderão desenvolver Super Atletas?

Você pode gostar...

62 Resultados

  1. Munhoz disse:

    Olá Marlon, vou relatar um sonho lúcido interessante que tive esta noite, Assim que me dei conta do meu estado onírico, notei que estava com umas roupas estranhas, e então decidi que ficaria peladão, comecei a tirar a roupa e então notei algumas pessoas em uma quadra, uma delas me chamou a atenção porque era uma mulher muito bonita,imediatamente parei de tirar a roupa, e fiz a seguinte indagação a um rapaz que estava mais próximo de mim… amigo, se isto é um sonho, tudo aqui é projeção da minha consciência, então me explique porque eu estou com vergonha de tirar a roupa.
    Marlon, acho que a ética nos sonhos lúcidos poderia render um bom post, oque voce acha?
    Abraço.

    • Oi Munhoz, uma vez consciente, não deveria se sentir assim né rsrsrs afinal tu deveria estar sabendo que todos construtos mentais dos sonhos são criações tuas 🙂

      Ética nos sonhos fica difícil porque a natureza do sonho é algo totalmente particular, a estrutura do sonho, os personagens é tudo dentro da nossa mente, então por enquanto não consegui pensar em algo que relacione as duas coisas… aceito sugestões 🙂

    • Munhoz disse:

      Marlon eu me refiro a uma ética pessoal, e não dos personagens oníricos.

    • Tens razão, pode ser uma possibilidade mesmo. Agora lento teus comentários acho que lembrei de um norte-americano que talvez esteja seguindo essa linha. Cheguei a trocar alguns emails com ele. É o Robert Wagoner:
      http://www.lucidadvice.com/

  2. Oi Márlon, sou leitora do blog a muito pouco tempo mesmo. Me interessei pelo assunto depois de ler uma matéria num site de ciência, e encontrei o blog! Comecei a pouco tempo também a anotar os meus sonhos, e eu queria saber mais sobre a paralisia do sono, você poderia me explicar de forma resumida?

    ps: não me lembro de já ter sofrido a paralisia, porém lembro de alucinações, como algo tocando minha cabeça e alguém falando comigo.

    Obrigada desde já!

    • Oi Letícia,

      A paralisia do sono é a nossa percepção do momento em que nosso corpo ainda está submetido a atonia muscular de fase REM. Trata-se de um mecanismo natural do nosso corpo que impede a gente de ficar se movimentando enquanto estamos vivenciando nossos sonhos mais vívidos(fase REM).

      Como não tens histórico de ocorrências crônicas, fique tranquila. Se um dia vier a acontecer já vai estar sabendo do que se trata.

      Já tive algumas experiências e te adianto que não é assustador como tantos falam. Normalmente é pra quem ignorava o assunto. Diria que é "O Melhor Trem Fantasma do Mundo".

      Obviamente pra quem tem isso cronicamente fica longe de ser algo lúdico. Precisa de tratamento com um médico da Medicina do Sono.

    • Obrigada! Sim, com certeza quando sabemos do que se trata, não ficamos desesperados rsrsrs

      Enquanto isso, não desisto de conseguir um sonho assim (vix, novata rsrs). Obrigada mais uma vez (:

  3. Anônimo disse:

    Olá pessoal, gostaria de fazer uma pergunta. Será que existe algum aplicativo pra PC, tablet ou smatphone que ajuda a desenvolver a mente para ter mais sonhos lúcidos?

  4. Anônimo disse:

    Olá Márlon, eu tive um sonho lúcido essa manhã de domingo. Agora o mais interessante é que eu via o sonho e interagia com as pessoas do sonho. Depois eu me cansava daquilo e saia voando num vazio negro e via outro sonho lá na frente como uma daquelas imagens que se forma na mente quando estamos com os olhos fechados antes de dormir. Então eu entrava naquela imagem como quem aterrissa de um voou e logo estava sonhando e interagindo com as imagens num sonho. Fiz isso umas 3 ou 4 vezes até ser acordado pelo barulho do povo conversando aqui em casa. Mas, foi uma experiência muito intensa. Mesmo estando consciente o tempo todo entre um sonho e outro. Será que é normal entre um sonho lúcido e outro no mesmo sono ver esses apagões, pra logo em seguida ter outro sonho novo ou isso depende do estado de consciência de cada um no sonho?

    • Olá

      Nossos sonhos são construções mentais que carregam toda uma forma bem particular de cada um. Como universos pseudo-virtuais que podem tanto emular a realidade como fazer acontecer mundos que congregam tipos de psicodelismos dos mais absurdos ou fantásticos ou tudo isso junto e muito mais rsrsrs

    • Anônimo disse:

      Olá Márlon, meu nome é Ramon. Primeirante muito obrigado pela atenção, como eu disse eu tive essa experiência de migrar lúcido de um sonho pra outro e entre um e outro eu vi o vazio. Como se minha mente parace por um tempo de produzir sonho e eu ficasse consciente comtemplando o vazio. Mas esse vazio durava pouco por que logo surgia uma nova imagem lá na frente e depois que eu fixava a atenção na imagem, virava sonho. É eu sei, isso é bem louco. rsrsrs… Mas, você já teve ou já ouviu alguém relatar sobre está lúcido nesse espaço vazio onde se forma o pensanto que vai virar sonho?

    • Oi Ramon, obrigado a você pelas contribuições, seja por relatos ou dúvidas. Seja sempre bem-vindo!

      Essa experiência que tu relatou é muito interessante. Principalmente pra ti, já que tu teve oportunidade de experimentar manter a consciência ativa em circunstâncias bem especiais.

      Lembro de ter tido algo do gênero aplicando o DEILD. Os sonhos indo e vindo e a consciência permanecendo numa espécie de limbo, desprovido de imagens ou estruturas.

      Também teve outro caso em que eu parti do nada e fui construindo gradativamente tanto a forma do meu EU como o ambiente a minha volta. Lembro que comecei rastejando, depois engatinhando, cheguei a caminhar de joelhos, tudo isso dando voltas numa mesa, em quarto escuro e que consegui induzir a presença de uma porta, abrí-la e adentrar num ambiente bem vívido.

    • Anônimo disse:

      Olá Márlon, aqui é Ramon. bem interessante esse teu relato de partir do nada e sair construindo gradativamente um novo sonho. Você criou o sonho que você queria ou apenas deixou um sonho aleatório se formar? No meu caso eu apenas foquei minha atenção nas imagens aleatórias enquanto sentia elas ficando mais vívidas até perceber que tinham virado sonho.

      Já aconteceu algumas vezes comigo isso que você falou também, esse lance de ficar com o corpo pesado e ter que fazer um esforço enorme para dar um simples passo. Apesar de eu ter consciência de que no sonho meu corpo se move apenas pela força do pensamento. Eu ainda tenho uma certa dificuldade de me movimentar quando estou sonhando lúcido. Isso atrapalha um pouco, pois esse lance de sonho lúcido é tão sensível que qualquer tensão me arranca do sonho e eu acordo. E como no meu caso, levo semanas e as vezes até meses pra conseguir experimentar outro sonho lúcido espontâneo dessa categoria. Fica um pouco difícil manter o foco na lição que dar pra se extrair de cada experiência dessas.

      Mas, mesmo assim, sinto que estou ficando mais sensível e percebendo com mais facilidade quando estou sonhando. Acho que parte do segredo quando se está sonhando lúcido é manter-se calmo, relaxar e deixar a coisa toda rolar sem resistir. Ficar consciente de que no sonho estou seguro e nada de mal vai me acontecer. Acredito que já é um passo importante pra fazer o sonho lúcido durar mais.
      Valeu pela atenção e muito obrigado pelo seu relato. Parabéns pelo excelente site.

      Um abração
      Ramon

  5. Oi Artur,

    A melhor resposta pra tua pergunta é que não existe um Método que seja o melhor de todos. Isso é algo muito pessoal e vai da compatibilidade ou afinidade de cada um. Tem que ir experimentando mesmo.

    Quanto ao tornar a experiência mais longa, sugiro usar técnicas de prolongamento, como as portas, rodopios etc..

  6. No que precisar, tamus aí Artur(ainda mais q estou d férias rsrs).

    Com relação ao surgimento de portas, eu recomendo quando for abrir portas durante o dia fazer um exercíciozinho de visualização. Principalmente quando tu sabe que do outro lado vai estar iluminado. Assim tu tens que desejar que o sonho fique mais vívido… rsrsrs

  7. HamaZ Team disse:

    Olá a todos gostaria de saber se estou no caminho certo.. A dois dias estou anotando os sonhos assim que acordo pela manha e sempre acordando após 6 horas de sono, leio alguma coisa e volto a dormir e durante o dia me pergunto se estou sonhando umas 10 vezes.. Gostaria de saber se estou fazendo certo!? Obrigado

    • Olá HamaZ

      É uma boa escolha. Mas não deixe de anotar teus sonhos num Diário de Sonhos.

      Também é importante planejar algo. Qualquer coisa que tu gostaria de fazer quando ficasse consciente. Isso vai te ajudar a não explodir de euforia lá dentro do teu sonho rsrsrs

      abraço e bons sonhos!

  8. KAMI disse:

    Já havia lido sobre isso aqui mesmo no blog, e resolvi me aventurar algumas vezes a praticar basquete e futebol nos sonhos(já que sou uma negação em qualquer esporte, poderia me dar bem nos sonhos), gostei muito desse assunto, afinal abre nossos horizontes a saber muito mais sobre o "universo" do nosso subconsciente!

    • Tô comentando com login de outro email rsrsrsrs, mas é o Márlon blz ;D

      Excelente idéia Kami. E eu vou treinando musculação e corrida. Assim que obtiver algum resultado interessante trago aqui tbém.

      Abs e bons sonhos!

  9. Anônimo disse:

    Olá Márlon,tudo bom?
    Então,tenho sonhos constantemente onde eu consigo ver e participar do que está acontecendo mas não me controlo eu fico apenas despertado e o meu sonho segue,gostaria de saber o que seria isso e como faço para despertar minha consciência nesses sonhos.
    Obrigado.

    • Olá seja bem-vindo!

      Os métodos como o MILD, Tholey, WBTB e demais foram criados extamente pra isso: induzir nossa consciência nos sonhos.

      A eficácia deles pode ser aumentada, mantendo um Diário de Sonhos, fazendo reality checks, entre outras dicas divulgadas aqui pelo blog. 🙂

  10. Anônimo disse:

    Cara,voce sabe se ao ter sonhos lucidos ha algum efeito ruim em nossa liberaçao de GH(hormonio do crescimento)? Se ela diminui ou para de ser liberada,por causa que estamos ''lucidos''?

    • Não há qualquer evidência de algum tipo de reflexo ou efeitos colaterais de sonhos conscientes sobre o GH ou demais hormônios.

      Tua pergunta é muito intrigante, mas se ocorrer impacto, o mais provável é que seja algo benéfico… como já existem pesquisas envolvendo atividades físicas e os sonhos lúcidos na alemanha, creio que não deve demorar pra surgir algum resultado nessa área.

      Seria interessante se fizessem uma pesquisa em cima de sonhadores lúcidos treinando pesado na musculação e corrida, para uma medição de possíveis aumentos ou picos hormonais.

      A euforia que podemos ser acometidos em determinadas vezes que ficamos conscientes nos sonhos, leva-me a cogitar seriamente na possibilidade de uma overdose de algum tipo de neurotransmissor… dopamina?! Endorfina?!…

      Nada impede que a gente mesmo vá fazendo nossas próprias experiências ;D

    • Anônimo disse:

      É,eu tive somente dois sonhos lucidos ate hoje(e muito bobos e curtos por acaso) entao nao tenho como saber por mim mesmo se pode ou nao ter impacto,se algum dia eu conseguir ter sonhos lucidos frequentemente testarei isso e lhe direi o que aconteceu xD

  11. A noite de quarta para quinta eu sonhei que estava.roubando um supermercado..

    Junto aos. X-men ..

    Lembro so de ter peço ao homen de gelo (bob) congelar sei la o q e ia acertar alguém mais errei e.e

    E parecia q eu n corria e sim patinava, eu nem sei patinar, posso tirar proveito disso para perceber q estou sonhando?

    Dps fui.pra casa e n conseguia axar a.chave.. Fui olhei o.pão joguei ele.no chão e comecei a procurar a chave , quando axei acho q parei de sonhar..

    E nessa última noite eu n me lembro de ter tido sonho, se e q tive

    A a propósito mt show seu blog, 😀

    • Já teve tbm várias vezes de eu estar caindo de bem alto em um sonho.. Aí percebi q estava sonhando porquê era impossível eu tar ali… Ai no sonho fiquei mais tranquilo e quando eu cai no chão parei de sonhar..

      Bem legal esse fato pq nem sabia disso de sonho lúcido e consegui me controlar e sem fikr euforico.. E sonhos assim já aconteceu várias vezes..

      Acho que isso será uma arma aliada pra quando eu ter um SL sem estar '' caindo ''

    • Brigadão pelo elogio Daniel, seja sempre bem-vindo!

      Faz tempinho que estou sem conseguir ficar consciente, mas sei que é inevitável rsrsrs bem divertido teu sonho ;D

    • A , a propósito, acho q quando eu ter um pesadelo (n sei pq eu acho isso) saberei q estou sonhando.. Num pesadelo da pra fzr algo de divertido tipo assustar o monstro? huehue

      E so uma duvida (outra-.-)
      Como eu consigo voar em um sonho, e tipo ' so querer? ''

  12. *
    A , a propósito, acho q quando eu ter um pesadelo (n sei pq eu acho isso) saberei q estou sonhando.. Num pesadelo da pra fzr algo de divertido tipo assustar o monstro? huehue

    E so uma duvida (outra-.-)
    Como eu consigo voar em um sonho, e tipo ' so querer? ''

    • Oi Daniel

      Quando a gente está consciente no sonho fica bem mais fácil e divertido fazer uma infinidade de coisas.

      Vc pode não só assustar o monstro, como questionar ele sobre a causa dele estar ali ou pedir pra que ele mostre o motivo… pode até se transformar nele também.

      Voar acho que é uma das ações mais realizadas, logo nos primeiros sonhos lúcidos. Já é fantástico voar mesmo quando não estamos conscientes heheeheh

      Caso tu tenha dificuldade, quando for tentar, sugiro assistir alguns vídeos no youtube ou filmes 😀
      Qualquer coisa q tenha voo já está bom.

    • Eu sempre jogava DBZ AF 3 (ps2)

      La têm mt vôo sem luta..

      Eu tbm no sonho, vi q n fui mt alto pulando , meio q me agachei pra conseguir alcançar o muro..

      A.. E eu n fiquei eufórico.. -.-

      E dps le o método do relógio q eu pus nos comentários..

  13. Anônimo disse:

    Olá Márlon, aqui é Ramon de novo.

    Hoje eu tive outro sonho lúcido. Com esse de hoje, já é o terceiro sonho lúcido dessa semana. Mas nesse sonho de hoje eu fiquei apenas brincando dentro do próprio sonho. Pulava, fazendo pequenos vôos nos telhados das casas e parava em algum lugar e consciente de está sonhando, não me demorava nos lugares que eu parava com medo de perder a lucidez ou acordar. Saia pulando de uma rua pra outra até que depois de um tempo, acordei.

    Gostei do sonho e voltei a dormir pensando em voltar pra esse sonho. Mas aí, já sonhei que estava num lugar estranho com um grupo de pessoas de teatro. Daí, eu vi que era sonho e pensei em pular e saí voando de novo. Mas, uma mulher jovem e muito bonita me segurou pelo braço e me abraçou. Então, eu voltei e abracei ela também e saímos abraçados andando pela rua. Ela ia cantando uma música engraçada e cumprimentando todo mundo na rua e eu ia abraçado com ela sem entender nada da letra mas achando tudo muito engraçado. Eu sabia que estava sonhando e sabia que aquela mulher fazia parte do sonho. Mas, deixei ela me levar e ela parou e conversou com um cara jovem, depois abraçou ele também e saímos os três abraçados cantando e dando risada. Eu de um lado ela no meio e um cara do outro. Daí entramos num salão enorme com um palco lá no fundo com três cadeiras. Daí ela e o cara correu na frente e cada um sentou em uma cadeira. Ficou sobrando uma, eles me chamaram e eu fui lá e sentei na minha cadeira. Daí acordei. Bem louco, não? rsrsrs

    O mais interessante é que essa semana já é o 3º sonho lúcido que eu tenho.

    • Aki obviamente não e o marlon mais axei legal seu sonho 😀

      O interessante na minha opinião e q msm vc lúcido vc resolveu interagir com o cenário (2º sonho)..

      E hoje ja e domingo.. U.U estamos em uma nova semana..

      Aproveita e tenta bater seu record pois já foram dois sonhos lúcidos..

      E pelo geito vc já e experiente com o assunto.. Então daria pra você me responder no post anterior? La tem 5 perguntas.. Desde já agradeco..

      ======_____%___________=========

      Hoje minha noite foi triste..

      Eu acordei 2x..

      A primeira foi tipo akela parada de dps de 5 6 hrs.. E n lembrei do sonho..

      A segunda eu acordei, lembrei do sonho mais n resisti ao sono e voltei a dormir..

      Ai quando acordei (me acordaram) n lembrei mais do sonho e n lembrei até agora..

      Mudando de assunto..

      Marlon e pessoal todo do blog..
      Quando dormimos n ja estaríamos sonhando? Mais só conseguimos a lucidez (vcs eu ainda n consegui) dps q.vem a imagem no nosso cérebro (cenário) .. Acho que possivelmente ja estaríamos sonhando desde de quando adormecemos mais so e possível alcançar a lucidez quando vem o cenário..

      Vc q ja.fes.faculdade marlon, poderia me responder?

    • Anônimo disse:

      Olá Daniel, aqui é Ramon.

      Eu ainda estou engatinhando nos sonhos lúcidos e não sei se sou a pessoa certa pra responder suas perguntas. As vezes levo meses sem ter um sonho lúcido. Mas, a primeira coisa que você deve fazer é:

      – Crie um diário de sonhos. Procure anotar nele tudo que você for lembrando dos seus sonhos. Depois de um tempo anotando cada sonho que você for lembrando, você vai conseguir lembrar cada vez mais. Isso vai te ajudar a perceber os padrões no sonho.

      – Leia bastante sobre o assunto. Pode começar lendo os artigos desse site que é excelente. E acima de tudo, acredite que você, mais cedo ou mais tarde, vai ter um sonho lúcido. Tenha fé nisso.

      – Faça testes de realidade. Um teste que eu faço bastante é dar um pulinho quando estou sozinho e não tem ninguém olhando, é claro. rsrsrs… No sonho, se você fizer isso acreditando que vai voar, realmente, você vai flutuar, dar saltos descomunais ou até sair voando de primeira. Tem outros testes, tipo, olhar pra mão ou pro pé, se olhar no espelho ou abrir portas, mas, pra quem está tendo o primeiro sonho lúcido, esses são mais complicados de lembrar. O teste que eu mais gosto, pois é o primeiro que sempre me vem na mente, é o de dar pulos. Pois, o tempo de resposta é imediato. E se for realmente um sonho, com certeza, você vai voar.

      – Quanto aos pesadelos, isso vai depender do grau de consciência que você tiver na hora. Eu recomendo que você fique calmo, procurando em primeiro lugar, se perguntar se aquilo faz sentido pra você. Se você perceber que está sonhando, você pode enfrentar os obstáculos, monstros, sem medo. Mas cuidado pra não ficar impressionado, por que isso fatalmente vai te confundir ou te acordar. E as vezes, a ansiedade faz até os testes de realidades falharem. É por isso que você tem que ficar o mais calmo possível. Geralmente, o sonho é mais inofensivo do que parece. Por tanto, nunca se esqueça de que é você que está no comando.

      Pois é, Daniel, eu espero ter te ajudado com o pouco que sei sobre sonhos lúcidos.

      Um abração!
      Ramon

    • Vlw 😀

      Faço o teste de realidade das mãos frequentemente..

      E já tenho um '' Diário dos Sonhos ''
      Mais tem poucos.. E.tbm tem uns que ainda não pus por preguiça e.e

      E eu to acostumado a dormir tarde porque eu sempre via dois homens e meio e big bang a teoria..e e

      Eu to usando vários métodos misturados pra ter sonhos lúcidos..

      Tem algum modo de manter contado com vc? Msn, face.. Qualquer coisa:D

      Bom aki vai uma dica;
      Li sl onde..

      Tenha um relógio que não funcione sempre no bolso.. E sempre olhe pra ele (tipo o modo da mão) no sonho provavelmente ele irá funcionar ou fzr barulho..

      Ou sl..um desenho (borrão) ..ou um espelho..
      Assim vc se ve no sonho com o espelho e percebe q esta sonhando..

    • Anônimo disse:

      Olá Daniel, realmente, esse lance de escrever tudo no diário, é cansativo, e no meu modo de ver, até desnecessário. Basta você manter a sua mente focada no que vem sonhando ultimamente e no que se quer sonhar, que nesse caso é, ter um sonho lúcido.

      Esse exercício do relógio é bem curioso. Eu posso até tentar um dia, mas o problema está em arrumar um relógio quebrado aqui em casa. rsrsrs

      Meu exercício favorito que eu faço antes de levantar é: Lembrar do sonho antes de levantar da cama. E quando vou me deitar pra dormir, relembro o último sonho e desejo que o próximo seja um sonho lúcido, depois, não penso mais em nada, vou dormir. Esses exercícios mentais tem me estimulado bastante nesses últimos dias. E tem se mostrado eficaz em curto espaço de tempo.

      Agora, mudando de assunto, ainda não tenho facebook e nem MSN. Depois, vou ver como eu faço pra ter facebook e MSN. Precisa de quê pra abrir uma conta lá? É de graça?

      Meu email: ramonbf77@yahoo.com.br

    • Sonhei lúcido hoje, pela primeira vez.. E mt show
      Foi mt rápido.. Eu dormi pensando ''eu estou sonhando" e pa! Nem fis teste de realidade e sabia q era um sonho.. Eu me lembrei de esfregar as mãos .. Olhei pra elas e tinha mas de 10 dedos..

      Eu sei que eu lembrei o conselho do Ramon, e pulei mais não consegui '' voar '', só mt pouco (menos de um metro)

      A eu também pedi um mapa ao meu irmão no sonho não sei pra que..
      Se me lembro bem, foi para saber onde eu tava indo .-. Msm eu conhecendo tudo.. Ai eu fui e fis igual o ramon disse.. Pulei altão e consegui pegar no topo do muro com as mãos..(muro com 3 metros de altura…)
      Deixei o mapa cair. Quando fui pegar parei de sonhar…

      O sonho 2 foi esquisito..
      Axo q eu … E tinha uma mulher… Foi mt estranho (no 2º não estava lúcido)

      observem: eu consegui um sonho lúcido em 5 DIAS..graças a esse blog e ao ramon.. Vlw

      Eu tava.pesquisando sonho lúcido e tava lá sonho lúcido em 30 dias, eu consegui em 5 !

      E ramon se vc têm e-mail vc têm msn.. Vai no ebuddy e digita seu e-mail e a senha e
      seleciona o msn..

      Mais entra no hotmail antes e me add..

    • Oi Ramon, bem divertido heim! E parabéns pela sequência. Tais usando quais técnicas atualmente? Diário, reality check?… Métodos? MILD, Tholey…?… Conte pra gente ;D

    • Parabéns pelo teu primeiro sonho lúcido Daniel!!
      Difícil controlar a euforia né?! rsrsrs

    • Sobre a tua Dúvida Daniel, a gente consegue ter sonhos lúcidos com mais frequencia, durante os sonhos da fase REM do sono. Que é quando mexemos rapidamente os olhos(embaixo das palpebras).

      Pode acontecer de sonharmos com a consciência, fora das fases REM, mas aí serão sonhos pouco nítidos, nublados mesmo.

    • Anônimo disse:

      Olá Márlon, aqui é Ramon.

      Ultimamente, a técnica que venho usando, não sei qual é o nome dela, mas é bem simples e tenho tido bons resultados. A técnica é assim:

      – Depois que eu acordo, antes de levantar da cama ou nas primeiras horas após sair da cama, enquanto as lembranças do sonho ainda estão fresquinhas na mente. Faço uma análise mental de tudo que sonhei. Tento recriar mentalmente o sonho, visualizando cada detalhe o máximo que eu puder lembrar. Feito isso, deixo esse assunto de lado e sigo normalmente o dia.

      – Quando chega a hora de deitar e dormir, deito, relaxo, e ainda acordado, tento reprisar mentalmente o último sonho. Relembrando tudo que eu puder. Feito isso, faço um exercício de alto sugestão. Afirmo mentalmente pra mim mesmo, assim: A próxima vez que eu sonhar, vou me lembrar que estou sonhando e vou ficar lúcido. Repito o exercício, procurando relaxar o corpo e a mente. Não foco a atenção em nenhuma imagem que aparece na mente. Apenas fico como um observador que recebe um desfile de imagens mentais e deixa passar. Daí, encerro o exercício, vou dormir sem pensar em nada, apenas em dormir.

      A pratica desses dois exercícios básicos tem sido positivo pra mim. Comecei a fazer isso há duas semanas, depois de um jejum de meses sem ter um sonho lúcido. E já comecei a ter bons resultados.

      Recomendo a todos.