Um pequeno tutorial para ter sonhos lúcidos de acordo com as principais técnicas e dicas para ter sonhos lúcidos.
Desde 2008 em atividade, o site sonhoslucidos.com finalmente está com uma nova mídia em atividade: agora temos um canal no youtube! Sempre que possível irei apresentar um vídeo o qual deverá auxiliar na indução de sonhos lúcidos e expandir nossos conhecimentos na área. Assim como serão tratados diversos temas relacionados aos sonhos lúcidos, revisões de pesquisas, artigos publicados e muito mais.
Em destaque, esse vídeo que fiz como tutorial para ter sonhos lúcidos.
Requisitos básicos para ter sonhos lúcidos:
1 – Motivação
2 – Técnicas eficientes
3 – Recordação dos sonhos
Motivação
De acordo com Stephen LaBerge, mais importante do que uma grande vontade de ter sonhos lúcidos é acreditar que vai ter. Não se deve achar que é uma das coisas mais importantes da vida. Apenas a expectativa em mente de que conseguirá será fundamental.
Técnica Eficiente
Deve-se escolher pelo menos uma técnica de indução: MILD, WBTB, Tholey, WILD, FILD, Incubação, entre outras. A ideia é manter a prática de uma das técnicas e isso vai contribuir para que a expectativa do sonho lúcido se mantenha em mente.
Diário dos Sonhos
O nível de capacidade de recordação que LaBerge está tratando é aquela de conseguir se recordar de pelo menos um sonho por noite. Fazer um Diário de Sonhos irá ajudar muito nisso e ainda mais. Permitirá desenvolver uma familiaridade com a estrutura dos seus sonhos. Cada vez mais eles lhe serão ainda mais reconhecíveis, ao ponto de até naturalmente acontecer a percepção de que está sonhando, durante um sonho.
Por fim, para reforçar a importância do Diário de Sonhos, aumentar a capacidade de lembrar os sonhos, poderá impedir de que se esqueça que teve um sonho lúcido, no caso de acontecer. Num próximo texto, irei reforçar as melhores dicas para escrever e melhorar a memória dos sonhos.
Referência Bibliográfica:
LABERGE, Stephen. Lucid Dreaming: A Concise Guide to Awakening in Your Dreams and Your Life. Sounds True Inc. 2009. p. 17-20.