Essa semana me deparei com a informação de que o site www.sonhoslucidos.com irá, daqui dois meses, completar DEZ (10) anos de atividade. Difícil acreditar que já passou tanto tempo desde a primeira impostação com a imagem do Morpheus de Matrix!…
Comemorar é comigo mesmo e portanto já vou antecipar um vídeo rodado na sexta-feita do dia 01/12/2017. Filmado e editado pela Rozana Percival – mais conhecida como Bia Gatuz – no evento aqui na Uninter de Curitiba (PR). Conforme o texto anterior, tratou-se da I SIEPA – Seminário Interdisciplinar de Estudos em Psicologia Anomalística, orquestrada pelo Dr. Fábio Eduardo da Silva.
Coube a mim, graças ao convite da Cláudia Basso e a confiança do Dr. Fábio Eduardo da Silva, apresentar o tema dos sonhos lúcidos e deixo aqui o material para todos onironautas e/ou interessados. A palestra é pequena, mas envolve uma espécie de introdução e algumas pinceladas em temas como a filosofia da mente, experimentos neurocientíficos, psicologia, psicolofisiologia e outros. Tenho certeza que vão gostar.
5 respostas
(nunca) interajo por aqui mas sempre acompanho o blog e aprendi muito com ele. Ele tem um ar de site de início dos anos 2000 e é muito gostoso e nostálgico ler coisas nele. Sério, não mude o layout do site xD
Sobre a palestra, em casa eu vejo com calma, é muito bom quando a gente sabe do que gosta e trabalha com o que gosta, parabéns man!
Olá João, o tempo de acordo com as pesquisas feitas nas últimas décadas é percebido de maneira parecida pelos sonhadores lúcidos em laboratório. Max isso quando é solicitado para eles efetuarem uma contagem de tempo. E depois comparar com o estado desperto contando novamente.
Quando realizam atividades envolvendo coordenação motora, exercícios de ginástica por exemplo, o tempo é percebido de maneira mais lenta, levando os sonhadores lúcidos a realizarem as tarefas aproximadamente 40% mais devagar.
Eu entrei há pouco tempo nesse mundo tão interessante dos sonhos lúcidos e estou tendo algumas dúvidas. Eu estou mantendo um diário dos sonhos, mas os sonhos vão aumentando cada vez mais e está de muito tempo para escrevê-los.
Eu não sei se estou fazendo errado em detalhar todos os aspectos do sonho para fortalecer minhas memórias, mas eu gostaria de saber a melhor forma de se escrever no diário. Também gostaria de saber se o fórum continua ativo.
Então, sou novo no assunto… Como devo fazer os reality checks? Apenas pensando, ou falando abertamente?..
Eu costumo me questionar mentalmente. Repare nos detalhes do reality check em si enquanto se questiona.