Search
Close this search box.

Pandemia e os Sonhos Lúcidos: a luta pela qualidade do sono

Pandemia e os Sonhos Lúcidos

Em primeiro lugar a questão máxima: qual é o primeiro passo para ter sonhos lúcidos? Sem dúvida, acertou quem pensou naquela cama saborosa: a necessidade mais básica para quem se interessa por sonhos lúcidos é ter boa qualidade do sono. Além disso, em tempos de pandemia poderá haver uma verdadeira luta pela qualidade do sono. Enquanto para os sonhadores lúcidos de laboratórios de sono, há uma atenção especial para isso e se utilizam de bons hábitos de higiene de sono, o que será tema incluso nesse texto.

Nesse sentido, sempre achei curioso investigar o perfil dos sonhadores de laboratório. Por exemplo, uma curiosidade¹ desses sonhadores lúcidos experientes é que dormem rápido. Logo, no momento em que deitam para dormir, por volta de cinco minutos já estão entrando em estado de sono. Certamente isso mostra como estão afiados em dormir bem.

A pandemia trouxe impacto profundo no mundo e inclusive nos sonhos.

Qualidade do Sono

O sono fragilizado, débito de sono por certo, é capaz de prejudicar a saúde. Isso definitivamente não é algo que vai melhorar as chances de ter sonhos lúcidos. A razão dos sérios prejuízos para as chances de ficar lúcido nos sonhos vou explicar agora.

Começando pelo prejuízo nas chances de ter sonhos lúcidos. Qual o impacto de uma noite mal dormida? Lembre-se de que estamos tratando sobre suas chances de fazer a consciência surgir nos sonhos, com intensidade próxima ou equivalente ao estado desperto e ainda manter ela (a lucidez) durante esse estado mental. Ora, se naturalmente as vezes já parece fácil ser arrastado pela narrativa do sono, ser enganado em algum momento de lucidez, imagine com noites de sono em atraso.

Em outras palavras, nossa mente, assim como nosso corpo, ficam debilitados quando estamos dormindo mal. Ademais os maiores e melhores sonhos lúcidos costumam acontecer nas últimas fases de sono. Ao passo que por volta da 6ª hora de sono a coisa começa apenas a esquentar! Depois que o sono entra para fase final, passando pela 7ª, 8ª hora ou mais, pode-se atingir mais de 30, 40, 45 minutos dos nossos sonhos mais intensos e vívidos. Quer chegar no recheio do bolo? E chegar com todo apetite? Dormir bem é a melhor ideia.

Pandemia e os Sonhos Lúcidos
Image by yabadene belkacem from Pixabay

Com relação ao prejuízo na saúde. Dormir mal provoca danos² ao sistema imunológico, cardíaco, hormonal, circulatório, entre outros. Uma noite de 4 horas de sono, para um adulto jovem e saudável, é capaz de destruir 70% das células “killer”/assassinas do sistema imunológico. O abalo cardíaco também se faz presente. Imaginar como esses danos ocorrem em quem é um jovem adulto bem condicionado já traz uma sensação ruim, agora imagine em quem não é…

Diante da péssima ideia de continuar prejudicando boas noites de sono, elenquei as principais dicas de higiene do sono orientadas por especialistas e pesquisadores: https://sonhoslucidos.com/higiene-do-sono/ e também está incluído um teste para averiguar a qualidade desse sono.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1 – Reality Testing and the Mnemonic Induction of Lucid Dreams: Findings From the National Australian Lucid Dream Induction Study (2017) American Psychological Association 2017, Vol. 27, No. 3, 206–231 1053-0797/17/$12.00 http://dx.doi.org/10.1037/drm0000059.

2 – WALKER. M. Por que nós dormimos. A nova ciência do sono e do sonho. Rio de Janeiro: Intrínseca. 2018

 

Se você gostou desse conteúdo, ajude a divulgar compartilhando em suas redes sociais

POSTAGENS RELACIONADAS

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Recent Posts

Como ter sonhos Lúcidos

plugins premium WordPress