Propósito, Reflexão e Autossugestão para ter Sonhos Lúcidos

Autossugestão para ter Sonhos Lúcidos

Uma das técnicas com maior sucesso para indução da consciência nos sonhos, em experimentos em laboratórios de sono, foi a utilização em conjunto de: propósito ou intenção, a reflexão e a autossugestão.

A pesquisa que aponta para o grande sucesso da combinação desses três elementos, envolveu 5 grupos, com 34 homens e 56 mulheres, o estudo, realizado em 1992, foi conduzido por Schlag-Gies, pela Universidade de Saarland na Alemanha.

Autossugestão para ter Sonhos Lúcidos
O propósito de voar sempre pode ser uma opção para uma bela noite de sono… Na imagem, uma das espetaculares cenas de vôo do excelente filme Man of Steel.

O “escore” alcançado, numa escala de 1 até 27, foi de 18 pontos/requisitos, o que se pode considerar de alto nível, quando comparado as demais técnicas MILD(4-6), WBTB(5/6) etc..   Vale lembrar que cada ponto atingido na escala era equivalente ao cumprimento de algum requisito em especial.

Fazendo um comparativo, o Método de Tholey  chegou a 15 pontos. Esse último foi recentemente comentado aqui e é inevitável perceber que são bem semelhantes, afinal o Tholey de certo modo, também envolve propósito, autossugestão e reflexão!…

A pesquisa atingiu score equivalente a eficiência de 15 pontos/requisitos, classificando-a como de eficiência “moderada”, sendo que essa pontuação, reunia uma série de 27 pontos/requisitos. Métodos como MILD, WBTB e Reality Checks variaram entre 5 e 8 pontos apenas e foram considerados de baixa eficiência.

Saarland University, Alemanha, onde mais uma vez os alemães sairam na frente, com pesquisas envolvendo  técnicas de indução da consciência nos sonhos.

Nos posts seguintes, buscarei tratar com esses elementos, para favorecer maior ocorrência de sonhos lúcidos.

Fonte:

STUMBRYS, Tadas e outros. Induction of lucid dreams: A systematic review of evidence. 2012. Conciouness and Cognition 21.

Se você gostou desse conteúdo, ajude a divulgar compartilhando em suas redes sociais

POSTAGENS RELACIONADAS

14 respostas

  1. Seja bem-vindo Juniork2!

    Parabéns pelo sonho lúcido! E não deixe de manter seu Diário de Sonhos ativo. É uma ferramenta bem importante para melhorar a capacidade de recordação 🙂

  2. Excelente texto, assim como os demais.
    Já li todos e sempre que surge um novo fico afoito para ler. Pena as postagem não serem mais regulares.

  3. ola marlon adorei seu post, e gostaria de te pedir para fazer um falando sobre voar nos sl. Gostaria muito de aprender tecnicas para induzir essa fascinante experiencia

  4. Já tive sonhos lúcidos mas não sei lidar com eles; ficava com medo e me esforçava para acordar. Chegava a ter tantos, um atrás do outro, que temia dormir e lutava contra o sono, pois sabia que ia tê-los novamente. Para mim era um pesadelo! Hoje olho os sonhos lúcidos de modo mais científico e quero usá-los em meu favor. Mas não sei por onde começar.
    Meu sonho recorrente é o seguinte: acordo, mas não controlo meu corpo; tento me levantar e não consigo, como se tivesse desperto, mas sem controle do meu corpo.
    Tentei adicionar você no meu face. Pretendo me aprofundar no tema e fazer um face com onironaustas brasileiros.
    Abs e parabéns pelo blog
    Joe

  5. Oi Rafael, o ideal é tu descobrir primeiro quanto é o tempo de sono que tu precisa. Cada um dorme um tempo próprio que varia um bocado. O fundamental é não perder a qualidade do teu sono brother.

  6. Quanto mais qualidade de sono tu tiver, mais teu sono estará fazendo bem pra ti.

    Por exemplo se a média do teu sono é 9h no total. E de repente tu dormiu 7h, despertando com muito sono e saindo na marra, praticamente se arrastando da cama… vai ficar bem claro que teu sono está sendo prejudicado e portanto, com má qualidade. Blzura?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Recent Posts

Como ter sonhos Lúcidos

plugins premium WordPress