Existem filmes importantes para quem se interessa por sonhos lúcidos. Há tempos eu vinha tentando me lembrar desse filme, da “Era de Ouro” das vídeo-locadoras(década de 90). O título em português é “Sonho Fatal”. Em inglês Dream Lover(1986).

Sonho Fatal era um dos poucos filmes sobre sonhos dos anos 80-90 e lembro que me marcou bastante, assim como A Morte nos Sonhos. Fica longe da produção desse último, mas tem uma abordagem diferente e instigante.

A sinopse do filme é sobre uma moça que após ter seu apartamento invadido, reage com violência e sofre de pesadelos recorrentes, numa espécie de intensos pesadelos pós-trauma. Recebe ajuda de um pesquisador na área dos sonhos…

Lembro que há uma pegada científica ou pelo menos uma honesta tentativa nesse sentido. Num dos vídeos que encontrei pela internet é possível visualizar menção ao laboratório de sono da Universidade de Yale, coordenada pelo Mark R. Rosekind.

O Filme tem produção simples, mas a atriz principal Kristy McNichol manda superbem no suspense.

O filme que eu lembre, não chega a abordar a consciência nos sonhos, mas apenas um tratamento inovador do pesquisador e da relação existente entre a psique do estado mental desperto com os sonhos. Um estado mental interferindo no outro.

É um filme muito difícil de se conseguir, pois ao que parece não existe em DVD por aqui, mas apenas em VHS. Cheguei a encontrar um site onde pode se pagar para assistir ou adquirir o filme: http://www.vudu.com/movies/#!overview/78134/Dream-Lover

Caso eu volte a assistir, retorno para mais comentários e quem sabe editar mais detalhes desse curioso filme sobre sonhos.

Author

10 comentários

  1. Parabéns pelo novo design do blog! Tenho dúvida quanto ao Diário. É recomendável anotar quanto e qual a frequencia?

    • Brigadão July, repasso o mérito para o Gabriel Romes que foi o responsável pela reformulação 🙂

      Sobre o Diário de Sonhos, é recomendável anotar pelo menos 5 dias da semana e 1 sonho por dia(nesses) dias já deve ajudar a fortalecer tua capacidade de recordação e de reconhecer a estrutura da realidade dos teus sonhos 😀

  2. tempo atras pesquisando sobro jogos que falam sobre sonhos

    essa semana achei um legal chamado proteus.Vive em um mundo de sonho que mexe com realidade.. talvez posso incentivar ter SL

  3. sim esse mesmo,ele meche com questão sobre oque e real.

    mas no meu caso eu nao comprei, achei baixar.

Deixe seu comentário