Demorei para fazer um texto sobre Vanilla Sky, mas o filme está sim relacionado diretamente com o tema dos sonhos lúcidos. Quem ainda não assistiu e curte sonhos lúcidos, assista antes de ler esse texto. Não dá para comparar com um Waking Life ou Inception, mas garanto que para aquilo que o filme se propõe, está bem realizado sim. A trilha sonora é um bônus e tanto!
Vanilla  Sky é um filme indispensável para os apreciadores do tema dos sonhos lúcidos.
     Trata-se de uma versão norte-americana, inspirada no filme espanhol Abre los Ojos (no Brasil, Preso na Escuridão) de Alejandro Amenábar (o mesmo diretor de Os Outros). Abre los Ojos não assisti e pelo que dizem supera a versão hollywoodiana. Porém a abordagem parece ser diferente. Terei que assistir para poder comparar. Quem viu, por favor não deixe de fazer os comentários comparativos!
      Recomendo o filme não apenas para o apreciadores do tema da consciência nos sonhos, mas para quem gosta de um filme com boa história. Há um quebra-cabeça na trama que precisa ser montado e apesar do desfecho esclarecer tudo, de fato é um entretenimento bem além da média dos “filmes-pipoca” que vem saindo por aí.
Versão original espanhola em que foi baseado Vanilla Sky.
      Pode-se perceber no decorrer da história aquelas sensações de não saber o que realmente está acontecendo. O protagonista está morto? Está insano? O que diabos está acontecendo?! Assim ficamos grande parte do filme. Repo Men tomou carona nesse desfecho e uma pena que não tenha desenvolvido melhor a história. 
      Até que ponto podemos viver dentro de nossas mentes?… Corriqueiramente vivemos sonhos intensos, impressionantes e há pesadelos quase traumáticos. O filme faz um mergulho numa pequena parte desse tema e pode levar os apreciadores do assunto a curiosas reflexões.
Author

13 comentários

  1. 100% recomendável !! Um dos meus filmes favoritos, me traz até uma certa nostalgia, lembro de uma ex-namorada 😡 rsrs…mas antes mesmo de estar por dentro do assunto de Sonhos Lúcidos, eu já admirava esse filme que é daqueles que realmente te faz pensar e ver as coisas de uma forma diferente.

  2. Túlio Athélio Responder

    ótimo filme!!
    eu baixei esse em espanhol, mas parece ser a mesma coisa em essência então deletei ele sem assistir….
    O filme é bastante confuso…
    Repo Man também porém a maior parte do filme se passa no mundo real e tals…
    gostei muoito da temática de ambos!
    alias eu gostei de todas as temáticas que eu vi exceto os de animação, esse eu achei tosco a temática. Essa povo da China/Japão tem umas mente mto estranha à nossa eu acho kkkkkkkk

    hoje à tarde eu tive o meu terceiro SL eu tava na minha roça só q ao invez de terra era areia branquinha q nem de praia, ai eu tava saindo da casa e tinha um formigueiro, olhei mais de perto e de repente as formigas se juntaram e me atacaram eu consegui fazer elas ao menos pararem de subir kkkkk foi curti mas cada sonho lembrado e cada sonho lucido é uma grande comemoração para mim 🙂

  3. Olá Márlon Jatahy, obrigado pelo seu comentário no meu humilde blog :], que legal que gostou da idéia, se vc fazer o boné do seu blog me manda um, usaria com muito prazer, a propósito, tens banner pra eu por ali em parceiros? abç me add no msn [email protected]?

  4. Mestre Free-Lipe!
    Ainda bem que pelo jeito são lembranças boas heim Felipe! Que bom q não estragou a memória desse belo filme ;P
    .
    Grande Túlio,
    Então tu chegou a ver o Paprika Túlio? Vi um pessoal elogiando bastante a animação, mas ainda não consegui baixar ele(legendando).
    Não há distribuição no Brasil então o jeito é baixar mesmo. Tens algum link bom pra ele?
    E pelo jeito tu anda tendo volta e meia alguns sonhos lúcidos heim?!
    Eu tô melhor de saúde e agora vou voltar a anotar os sonhos(e dormir mais também ;(
    .
    E aí Leandrow!
    Assim q acoplar o lance dos banners te aviso companheiro! Humor é fundamental nas nossas vidas… e nos sonhos! Lembro de um pesadelo q eu me dei bem simplesmente forçando uma gargalhada estilo o Coringa HAhaHAhAhaHAHahA…
    Te add aki no msn 😉
    E o boné ainda não decidi, só tenho uma camiseta q mandei fazer rsrsrs uma ora dessas coloco a foto no blog. Tem endereço nas costas, toda preta e com um quadro do Salvador Dali na frente… bem jóia!
    Abraço e bons sonhos!

  5. Túlio Athélio Responder

    felizmente eu estou consigo aos poucos melhorar a cada dia ^^
    Paprika é legalzin, mas sei lah, esse povo cria tanta coisinha q acaba, na minha opinião, ficando tosco..
    pra baixar é thepiratebay e pega legenda no legendas.tv 🙂

  6. ㅤ ㅤ ㅤ júnior ∿ Responder

    Nossa, Marlón, é o Júnior de novo. Quanto tempo. rs

    Que droga, parei de me lembrar dos sonhos e não consigo ter nenhum sonho lúcido desde a última vez que me respondestes. E faço a mesma coisa, seguindo aqueles passos de Beverly D'Urso.

    Não consigo ter sonhos lúcidos, viagens astrais… Acho que sou fechado a esse tipo de experiência. KKKK

  7. ..
    Valeu pelas dicas Túlio!
    .
    Junior,
    .
    Tais se referindo aos passos da Gayle Delaney?
    Se não, experimente, porque ela é uma das maiores autoridades do planeta, no estudo dos sonhos e essas orientações para conseguir recordar eles para anotar num diário.
    .
    Seja adepto de pelo menos um método e pratique durante umas 3 ou 4 semanas. Sugiro o MILD ou o WBTB. Vai com fé que não tem erro.
    .
    Experimente acordar um dias após 6h de sono e voltar a dormir, no outro após 5:30h de sono… e volte a dormir… não deixe de ficar pelo menos 20 min acordado, lendo algo sobre sonhos lúcidos(de preferencia o blog hehehehehe).
    .
    Uma hora tu descobre qual é a tua faixa de fase REM e vai ficar fácil anotar teus sonhos… aliás vai ficar difícil anotar TANTOS SONHOS rsrsrsrs daí é só anotar 1 por dia, pelo menos 4 ou 5 dias por semana.
    .
    Abraço e bons sonhos onironauta!

  8. ㅤ ㅤ ㅤ júnior ∿ Responder

    "Gayle Delaney?" Não, nunca ouvi falar… Você fez um post sobre ela? Me manda o link, se sim? E se não, me manda o link com as técnicas? Pode ser em inglês, os sites que achei dela são apenas em inglês, mas ela 3.95/4 são de sonhos eróticos/sexuais, aí achei que estivesse procurando errado.

    Anyway
    , estou tão desanimado que estou quase desistindo. É muito díficil, mesmo. >.<

    Mas li em algum lugar que o que precisa ter para conseguir ter um sonho lúcido é ter persistência, por isso tô desde 1 de fevereiro nisso, pesquisando incansavelmente e pondo em prática.

  9. ㅤ ㅤ ㅤ júnior ∿ Responder

    AH, DEIXA EU TE CONTAR UMA COISA QUE TEM ACONTECIDO MUITO RECENTEMENTE.
    Tipo, eu gosto de fazer isso: dormir a noite normal, acordar, escrever o único sonho que lembro (normalmente lembro, mas ultimamente nem tenho lembrado), ir para a escola, voltar para casa e dormir até 14:00, hora do meu curso de inglês..

    Geralmente, nessas duas horas de sono, eu caio em cenas impossíveis que descubro que são sonhos (exemplo, minha professora de inglês falando em português e somente alunos desconhecidos, sem nenhum conhecido, na sala de aula [ela nunca fala em português] ou, em outro caso, eu indo à um encontro no cinema com alguém que não gosto de falar com).

    Aí quando descubro, tudo para.
    A cena, simplesmente para, tudinho. E eu sinto a cama/o sofá abaixo de mim, entende? Eu fico meio acordado, meio dormindo. Depois de alguns segundos, ainda de olhos fechados, começo a ouvir a voz do meu irmão e aí abro os olhos (depois de entrar nesse estado de meio acordado meio dormindo, a cena paralisada continua nos meus olhos e se tento me mexer, ou me mexo na vida real ou nada acontece, por mais que eu tente mover meu corpo pela.. mente, digamos, mas a cena continua, paralisada, até que eu abra os olhos, feche e volte a dormir).

    Já aconteceu isso umas 3/4 vezes numa só tarde. 😡

  10. Isso é ótimo Junior!
    Tais tendo uma experiência de percepção neurofisiológica do teu corpo enquanto ele ainda está no estdo do sono.
    .
    Coloquei um texto sobre Sonecas para induzir sonhos lúcidos e até descrevi um sonho lúcido que tive, passando por experiência muito parecida com a tua. E foi o mais belo e único sonho com música que já tive:
    https://www.sonhoslucidos.com/2011/02/sonecas-para-ter-sonhos-lucidos.html
    .
    Alternativas para quando tu fizer essa tua soneca e obter de novo aquelas percepções estranhas, com tudo parado:
    https://www.sonhoslucidos.com/2011/02/metodo-wild.html
    .
    1- aproximar-se de alguma parte das cenas paralizadas, como uma camera dando um "close".
    2- imaginar-se com 2 corpos. Que o corpo "astral" vai deslizar da cama enaquanto o físico vai ficar por ali. Fiz isso nessa descrição das sonecas é bem divertido! Funciona com base num mecanismo de percepção do nosso cérebro.

  11. Com todo respeito ao seu breve texto, mas para você dizer que este filme não se compara com Waking Life e Inception, é porque há muito mais em Vanilla Sky do que você pode ver..

    Abre los ojos 😉 hehehe

    • Olá Franco

      É bem isso mesmo, não dá pra comparar porque são linhas bem diferentes.

      Waking Life traz uma abordagem totalmente diferente e Inception então nem se fala rsrsrs cada um no seu quadrado, dentro daquilo que se propõe ;D

Deixe seu comentário