Sempre fui um bom leitor de ficção científica(Perry Rhodan, Frank Herbert, Asimov…), fantasia e com boa afinidade para o suspense-sobrenatural. Não foi surpresa para mim quando me deparei com as pesquisas realizadas pelo psicólogo, Ph.D, Mark Blagrove pela Universidade do País de Gales e pelo Chartered Institute of Library and Information Professionals(algo como Instituto dos Bibliotecários e Profissionais da Informação).
![]() |
Livros que estimulam a imaginação podem ajudar a induzir sonhos lúcidos. Perry Rhodan meu pai lia para mim(e eu revezava na leitura) durante minha infância. Ô tempinho maravilhoso! |
As pesquisas objetivaram traçar uma relação entre os hábitos de leituras, preferência de gênero literário dos leitores e os tipos de sonhos que tinham com maior freqüência. Mais de 100.000 formulários com questões foram distribuídos em bibliotecas.
Ficou flagrantemente evidenciado que há uma relação forte entre hábitos de leitura com a recordação de sonhos, sonhos intensos e os sonhos lúcidos. Especialmente para crianças que costumam ler livros de fantasia, há maior presença dos sonhos lúcidos. Para aquelas que dormem mais de 10 h se verifica mais chance de relatar seus sonhos. Como se sabe, o ciclo de sono na infância, com relação as fases REM(de sonhos mais intensos), são maiores se comparadas com o ciclo de sono dos adultos.
![]() |
Os efeitos da literatura fantástica nos sonhos, parecem ser ainda mais intensos para os mais jovens. Na foto, em destaque para Gucky, o mutante( e rato-castor) mais poderoso do universo! |
Verificou-se uma tendência de ser mais presente os sonhos lúcidos, naquelas pessoas que se descreveram como mais filosóficas ou intelectuais. Quase 60% dos adultos relataram ter experimentado pelo menos um sonho lúcido durante a vida. Leitores de ficção tem sonhos mais bizarros e emocionalmente mais intensos se comparados com aqueles que lêem não-ficção. Aquelas pessoas que se auto-descrevem como mais imaginativas ou criativas conseguem se lembrar melhor dos seus sonhos.
Essa pesquisa agrega mais um perfil para o roll dos sonhadores mais propensos a obterem sonhos lúcidos:
-Amantes da literatura fantástica.
Fonte:
16 respostas
droga parece que eu vou passar a ler mais agora kkkkkk
num curto leitura
Nesse feriadão de páscoa vou assaltar o sótão da casa dos meus pais. Há muitos anos não volto a ler essa série que citei do Perry Rhodan. A descrição da evolução da humanidade, a presença de um Exército de Mutantes que nos defende de ataques alienígenas e outros seres poderosos… o_O
Essa pesquisa foi bem interessante porque sempre fui leitora assídua de livros de ficção, romances de mistério e terror… que reforçam as causas dos meus sonhos tão intensos.
Nossa, que legal saber que a leitura fantástica auxilia a induzir os sonhos lúcidos! Meus sonhos, desde que me introduzi no mundo da leitura (desde os sete/oito anos, creio), sempre tiveram um quê de mágico. Acho que já lhe falei disso, que fico meio chateado por não ter descobrido que era um sonho quando lembro dele, porque geralmente têm dragões, sempre tem MUITA magia.
Aliás, meu sonho (todo mundo tem esse tipo de sonho, me refiro aos sonhos de, por exemplo, "me tornar um jornalista" ou "me casar com o amor da minha vida", esse tipo de sonho) é ser um escritor de literatura fantástica, um renomado. Quero que sempre que mencionem esse tipo de literatura lembrem-se do meu nome, assim como lembro de C. S. Lewis, J. R. R. Tolkien, entre outros. *-*
AH, aliás, uma coisa era para ser um segredo, um dos motivos que estão me fazendo tentar ter um sonho lúcido é que o primeiro livro que quero escrever será sobre um mundo diferente, aí quero abrir a minha mente no sonho para as minhas criações e, no livro, descrever o que sinto, além do que vejo e etc. 🙂
Suspense, fantasia e sobrenatural. São meus gêneros prediletos. Li praticamente todos livros do Sir. Tolkien… Contos Inacabados, Silmarillon… a saga do Anel e o Hobbit rsrsrs Entrevista com o Vampiro… Lestat hmmmmm devorei tudo!!
Bem por aí Junior! Stephen King é um adepto dos sonhos para construir suas histórias incríveis. Ele volta e meia está afirmando isso nas entrevistas. Menciono isso nos textos sobre incubação de sonhos que considero uma das melhores formas para se elaborar histórias.
.
Meus gostos literários também passam pelo sobrenatural Ivone. E O Senhor dos Anéis é realmente especial para quem quer ter sonhos mirabolantes! kkkk
Bom o artigo, e realmente tem a ver Ficção Científica e sonhos lúcidos!
Impossível não lembrar do estimulo imaginário ao ler a série Perry Rhodan e os meus sonhos…
Márlon, divulgue o artigo (e o blog) lá na comunidade do Orkut da série PR, (vi que é membro com o perfil "Már-lon & Mery"), no tópico "Qualquer assunto).
Certamente alguns visitantes aparecerão.
Abraço
DIO
Sou uma pessoa apaixonada por livros! São livros q tem um q d realidade mas e ficçao! Eu começei a gostar d ler la pros 9 anos!
Mas desde sempre tive sonhos mtmt vividos e sempre me lembrei d meus sonhos cm mt clareza mesmo sem o diario. Tipo, ao anoitecer as vezes eu eskecia, mas normalmente lembro mt bem. + Lembro d mais detalhes cm diario!
Cara, esses dias eu fiquei realmente impressionada, tipo, eu comentei cm uma garota q estuda cmg isso dos SL ela se interessou e tal, ai eu ate passei o site do blog pra ela.
Alguns dias dp ela foi falar pra minha amg q ela tinha falado cm a mae dela sobre os SL e a mae disse q era mentira! E disse q eu n era normal, q eu tava ficando loka pq essas coisas e coisa d lok! ve se pode? minha amg veio me contar dp isso, pq minha miga sabe q e verdade ja q passou uma reportagem na transamerica falando sobre isso!!
Juliana: Falou td!
Junior: tambem tinha vontade de escrever um livro, + to no cap 3 a uns 3 meses! Cm a correria do dia a dia n consigo achar paciencia pra escvrever! Mas o meu objetivo cm os sonhos lucio é pelo simples fato d q eu sou apaixonada pelo mundo onirico!! Eu sempre gostei d sonhar, e desde q descobri q podia acordar no meio d meus sonhos e ate controla-los eu amo ainda +! Td dia qndo eu acordo fico doida pro dia passar rapido para eu voltar a dormir!
foi mals pelo texto taum grande gnt!
DIO,
Valeu pelas dicas cara. Fiz o q tu sugeriu!
.
.
Mari,
O tema dos sonhos lúcido é mesmo muito pouco conhecido… e soa bem alienígena para quem ouve pela primeira vez rsrsrsrs
Márlon, até hoje estou com o problema do sonho em terceira pessoa… Me ajuda a resolvê-lo? Já lhe expliquei como me sinto num sonho, né? Eu fico parado, observando tudo de longe, acho que por isso até hoje não consegui ter outro sonho lúcido. Aquele primeiro que tive foi tão tenso que descobri que era um sonho (como não descobrir, se você acorda no meio de uma estrada desconhecida?)
Junior, quando teu sonho vier em 3a pessoa experimente:
.
1- aproximar-se de alguma parte das cenas, como num filme, em que tu controla uma camera dando um "close".
.
2- se puder, procure algum jogo que tenha a opção de controlar o personagem tanto em 1a pessoa quanto em 3a. e exercite o controle.
.
Curiosidade:
encontrei num forum norte-americano bastante relatos sobre esse tipo de sonho em 3a pessoa Junior:
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en%7Cpt&u=http://www.lucidipedia.com/forum.php%3Fsection%3Dviewtopic%26t%3D654
.
Lembro de já ter sonhando em que sou vários personagens, nenhum em específico e pelas comunidades há abundantes relatos de sonhos assim.
.
Talvez seja interessante aproveitar
e seguir o consenho da Dra. Delaney e anotar além dos sonhos, as percepções suas a respeito do que os personagens e as coisas nos sonhos representam pra ti. Esse exercicio além de estimular a memória dos sonhos pode ajudar a responder a questão.
Realmente, minhas ocorrências de sonho lúcido aumentaram quando eu estava lendo a série O Guia Mochileiro das Galáxias.
Guia do Mochileiro?! Tô lendo o 3o volume(normalmente em filas de espera ou consultórios) rsrsrsrs "A Vida o Universo e tudo mais" kkkkk mto bom heim!!
OI, Márion!
Adorei seu blog, e vou mencioná-lo no meu próximo post. A propósito, a pesquisa é mais que verdadeira, pelo menos no que se refere aos meus sonhos ^^
Beijos!
Olá!
Brigadão pela força! Avise quando sair o post mencionando, ok?
Bjs e bons sonhos!