Neurocientistas do Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano de Berlin e Instituto Max Planck de Psiquiatria em Munique, descobriram que a área responsável pela auto-reflexão é morfologicamente maior em pessoas com a habilidade de ficar consciente nos sonhos.
Imagem de cena do filme Waking Life.
     Isso poderia implicar na possibilidade de que sonhadores lúcidos – em se comparando com pessoas que nunca tiveram ou raramente conseguem ter sonhos lúcidos – teriam maior capacidade de auto-reflexão ou metacognição.
   Por metacognição, pode-se entender uma habilidade de perceber os próprios estados mentais e reflexão acerca dos próprios pensamentos. Nas palavras das psicólogas Cláudia Dantas e Camila Cruz Rodrigues:
“O conceito de metacognição está relacionado à consciência e ao automonitoramento do ato de aprender. É a aprendizagem sobre o processo da aprendizagem ou a apropriação e comando dos recursos internos se relacionando com os objetos externos. A metacognição é a capacidade do ser humano de monitorar e autorregular os processos cognitivos.”
   A teoria é baseada em imagens de experimentos, em pessoas testadas enquanto resolviam exercícios metacognitivos, no estado desperto. Essas imagens mostraram que a atividade do córtex pré-frontal era mais intensa em sonhadores lúcidos. “Nossos resultados indicam que a auto-reflexão no dia-a-dia é mais pronunciada em pessoas que podem facilmente controlar seus sonhos”, declara Elisa Filevich, pesquisadora do Centro de Psicologia de Lifespan do Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano.
Imagem do excelente filme Waking Life
      Os pesquisadores procuram descobrir se as habilidades metacognitivas podem ser treinadas. Em um estudo seguinte, deve-se direcionar as pesquisas para o treino de voluntários na indução de sonhos lúcidos e examinar os resultados, verificando alguma possível relação com a melhora na capacidade de auto-reflexão.
Referência Bibliográfica:
Kühn S, Brick TR, Dresler M, Filevich E. Metacognitive mechanisms underlying lucid dreaming. The Journal of Neuroscience. 2015.
Cláudia Dantas; Camila Cruz Rodrigues. Estratégias metacognitivas como intervenção psicopedagógica para o desenvolvimento do automonitoramento. Revista Psicopedagogia. vol.30 no.93 São Paulo  2013.
Author

9 comentários

  1. Show! Isso significa que temos um potencial maior de aprendizagem!
    Valew pela notícia. Parabéns pelo blogue!

  2. é normal sentir que esta acordado durante um sonho, e quando acordar se lembrar que vc fez alguma coisa, que nunca aconteceu ?

    meu nome é Felipe

  3. Marlon me tire uma dúvida,é o seguinte: hoje de noite eu estava muito cansado não conseguia dormir direito,tentava dormir e não conseguia mas até que uma hora eu adormeci e tive um sonho ,o sonho era muito real chegava a ser tão real que nem percebi que aquilo era um sonho o sonho foi muito simples eu estava andando pela minha casa ai no proprio sonho eu voltei para minha cama que eu tinha adormecido e foi só isso (deve ter durado uns 2 min ) ,depois eu acordei e estava paralisado conseguia escutar meu cachorro latindo do lado de fora da casa eu não conseguia me mexer,até que eu acordei só que fui burro e novamente adormeci,dessa vez apos adormecer de novo,eu pude sentir uma presença se aproximando cada vez mais perto ate que eu acordei.

    Queria que você me dissesse que tipo de sonho foi esse que eu tive porque ele era muito real para ser apenas um sonho comun

    • Eaee cara então tentando te ajudar, e responder a sua pergunta o que você teve foi certamente a "paralisia do sono" É quando o cérebro acorda, mas os músculos não, e você não consegue se mexer. Ela acontece quando a pessoa desperta durante o REM – a fase mais leve do sono, que ocorre várias vezes durante a noite. No breve período de paralisia, que dura apenas alguns minutos, a pessoa acorda e fica completamente consciente de si mesma e de seus arredores, mas seus músculos permanecem dormentes. Por isso, é incapaz de se mexer.

  4. Oi, sou a cristiane e tenho sonho lucido, nao tenho medo nos.meus sonhos, mas fico raiva de mim por nao fazer o certo, meus pensamentos nos sonos as vezes me assusta mais eu estou "consciente" entao eu tento nao ser desumana.

Deixe seu comentário