EnglishPortugueseSpanish
Como é o sonho lúcido?
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Como é o sonho lúcido?

Como é o sonho lúcido?

Para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de manter a consciência durante o sonho… afinal, como é o sonho lúcido?

Até hoje as experiências em laboratório do sono, registraram as ocorrências dos sonhos lúcidos durante a fase REM(Rapid Eye Movement – movimento rápido dos olhos) do sono. Isso significa que os sonhos lúcidos normalmente acontecem quando sonhamos intensamente.

Como é o sonho lúcido?

Trata-se de um período do sono reservado para o sono profundo, em que estamos submetidos a atonia muscular, quando nossos músculos não responderão aos comandos do cérebro, por maior que seja a quantidade de comandos que sejam emitidos(durante os sonhos o cérebro emite comandos de movimentos, vide o linkhttp://www.sonhoslucidos.com/2011/10/sonhadores-lucidos-ajudam-os-cientistas.html ).

O fato dos registros dos sonhos lúcidos ocorrerem durante a fase REM do sono, implica em sonhos intensos, vívidos, recheados de emoções e sujeito a muita, muita criatividade.

Enquadrando tudo isso na pergunta, uma vez que a pessoa consiga lembrar dos sonhos e ela consiga ficar consciente, tenha certeza que serão sonhos intensos e vívidos, dependendo exclusivamente na capacidade de recordação dos sonhos. 😉

Vale lembrar a pesquisa do Dr. Rolim pela UFRN, comentada no post anterior a respeito dos comparativos preliminares entre a atividade cerebral do sonho comum e o sonho lúcido:

“(…)resultados preliminares que indicam que durante o sonho lucido podemos ter uma ativação no lobo frontal (que explicaria uma maior auto-consciência, um maior controle do sonho lucido) e também no lobo ocipital (que poderia explicar porque os sonhos lúcidos são mais vívidos visualmente). “

Por isso que recomendo tanto no blog a adoção de um Diário de Sonhos. O que aliás não é idéia minha, mas dos pesquisadores e especialistas na área. Seguir um Método de Indução(Tholey, MILD, WBTB…) e fazer reality checks são cruciais para acelerar o processo. Deve-se treinar pelo menos um pouco a mente pra isso. E claro o mais importante de tudo, dormir bem, pois qualidade do sono é básico.

Importante: quem ainda não respondeu o questionário da pesquisa sobre sonhos da UFRN, segue o link  http://www.cb.ufrn.br/sonho/

Se você gostou desse conteúdo, ajude a divulgar compartilhando em suas redes sociais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

POSTAGENS RELACIONADAS

11 comentários

  1. Márlon, eu tô precisando de uma ajuda com a indução de sonhos lúcidos.

    É o seguinte, eu consigo perceber que estou sonhando somente quando sonho com situações cotidianas (atinjo a lucidez quando sonho que estou em casa ou lugares conhecidos), mas tenho dificuldade de reconhecer que estou sonhando quando em situações surreais ou lugares estranhos (sonhei que estava voando e mesmo assim não fiquei lúcido), qual seria minha saída, já que não posso fazer RC em situações de sonho em vigília, já que a maioria dos meus sonhos são situações estranhas.

  2. E aí Doug!
    Quem dá essa solução é o psicoterapeuta alemão, Paul Tholey. Pelo menos eu vejo assim, com o método dele, por meio do 6º passo:
    .
    "6) Alternativamente a situação anterior, se os temas mais recorrentes nos seus sonhos são experiências que raramente ou nunca ocorram no estado desperto, procure então se imaginar vivenciando aquelas cenas e dizendo para si que está sonhando."
    .
    Eu já consegui aplicar isso justamente com os sonhos em que eu estava voando. Eles tem uma boa frequência nos meus sonhos. 😉
    E a gente se sente power por conseguir pegar o sonho no flagra rsrsrsrs ahá!!

  3. Valeu Márlon, vou dar uma conferida no meu diário de sonhos pra pegar algo de mais recorrente e estranho que acontece e tentar aplicar essa técnica.

    Valeu mesmo pela dica

  4. É uma excelente idéia Doug. Vou fazer isso também, assim que tirar um tempinho.
    .
    E aí John! Parabéns pelos sonhos lúcidos parceiro! Bem inspiradores e não vejo a hora de voltar a ter com boa frequência.
    .
    Abração e bons sonhos para todos nós!

  5. olá Márlon tudo bom?

    meu nome é Bianca, tenho 17 anos e comecei a pesquisar sobre o tema depois que vi o filme a origem…

    tentei usar o método MILD para induzir os sonhos, por um tempo não consegui nada mais ontem tive um sonho bem estranho não sei se posso classificar como um sonho lucido, é o seguinte começou como um pesadelo e durante a euforia do sonho eu olhei para minha mão, e percebi que estava em um sonho, fiquei super feliz, mais comecei a acordar e fiquei esfregando as mãos ate o sonho se "materializa" de novo, voltei ao sonho e ate consegui mudar a cor da parede de azul para rosa, mais acordei, e depois de um tempo acordei de novo… O.o
    ou seja estava tendo um sonho dentro de outro sonho… isso é possível? ter um sonho lucido dentro de um sonho "normal" ou foi apenas um truque do meu sub-consciente ???

  6. Oi Bianca,
    O filme A Origem é bem inspirador mesmo não?! Vi 3x pelo menos.
    Tens q assistir o Waking Life tbém q tem uma abordagem mais especifica e fiz texto sobre ele por aqui tbém.
    .
    Parabéns pelo teu feito!
    Sobre o sonho dentro de sonho tu acertou na última hipótese. Os falsos despertar simulam perfeitamente os sonhos em camadas. É ficção mesmo. Como os sonhos compartilhados. 🙂

  7. Nossa..tenho várias experiências, como manipular os sonhos, continuar o que estava sonhando na outra noite, um sonho dentro de um sonho e até ver algo que queira, pelo sonho…mas nem sabia que isso tinha nome…rss…parabéns pelo Blog!

    Jeanne
    [email protected]

  8. Brigadão pelo elogio Jeanne!
    O objetivo principal é desenvolver a habilidade de ficar consciente durante os sonhos.
    Com os textos que vou escrevendo, acabo me aprofundado mais no tema e compartilhando o conhecimento.
    Mas é muito importante também os relatos e debates entre os interessados. Seja bem-vinda para participar! Por aqui, no Facebook e no Orkut 😉
    ABs e bons sonhos onironauta!

  9. Dae galera,meu primeiro sonho lucido foi um que eu estava no meu condominia em ctba e eu estava em uma guerra mais era entre os personagens do filme harry potter e os robos do filme a guerra dos mundos ^^Quando percebi que estava sonhando falei : e um sonho mesmo vou ir na casa da minha tia.Quando eu estava indo falei seria legal ter um carro.E antes de ter o SL eu assisti um desenho que o personagem tinha que aprender a controlar seus sonhos e ele faz aparecer uma torta com o pensamento.Dai no sonho eu falo:seria legal ter um carro!.Dai ima ginei o carro mais ele nao apareceu dai acordei ^^

  10. Quando tenho sonhos lúcidos, costumo lembrar deles, quando acordo, fico parado extático, assim consigo lembrar deles,mais fragmentados, durante 1 mês.

    detalhe não uso técnicas eu acordo de manhã e volto a dormir, durmo de barriga pra de manhã, as vezes de lado,também funciona.

Deixe seu comentário