Há uma duvida recorrente entre os interessados por sonhos lúcidos: é possível ter um sonho dentro de um sonho? Em primeiro lugar, essa é uma dúvida com bastante procura, haja vista que apareceu diversas vezes, no Fórum e especialmente no Grupo do Facebook. Além disso, certamente o filme Inception (A Origem) causou boa parte dessas dúvidas e inclusive por isso já foi tema por aqui.

Sonho em camadas?

Relembrando o filme A Origem, de Christopher Nolan, vamos recordar exatamente a situação questionada. Assim, nesse filme os personagens fazem um mergulho, partindo de um sonho lúcido comum, passando a dormir novamente durante essa narrativa onírica e adentrando um sonho dentro de outro. De acordo com o filme e a concepção de “sonhos em camadas” do senso comum, essa experiência traria diferentes efeitos ou consequências, se comparado ao sonho lúcido comum.

Aparentemente ter um sonho em camadas, poderia trazer fenômenos estranhos. Por exemplo, diferentes experiencias com tempo, mais especificamente, para aquele que tivesse um sonho dentro de outro, passaria a vivenciar o tempo de maneira mais rápida, comparando-se com o tempo no estado desperto.

É um sonho dentro de outro ou apenas sonhamos com isso?

Apesar da quantidade de relatos sobre vivências do sonho em camadas, não existe qualquer resultado que comprove a existência dos desse tipo de sonho. Ora, a explicação mais plausível até agora é de que apenas sonhamos com esse tema. Só para ilustrar, o caso do sonho em que nos tornamos um artista fenomenal ou uma pessoa dotada de inteligência genial… em ambos os casos fica claro que tal evento não chegou a acontecer, mas apenas sonhamos com aquilo.

De acordo com o neurocientista Sidarta Ribeiro apenas não há qualquer pesquisa nesse sentido, pelo menos com resultados sólidos e conhecidos. Porém o neurocientista não descarta a possibilidade desse tipo de vivência existir e responde alegando que não sabemos quantas camadas um sonho pode ter.

Considerando a explicação mais simples e razoável até agora, parece ser intuitivamente pouco provável a chance de existir de fato o sonho em camadas. Porém não necessariamente está identificando o que acontece na realidade. Ainda assim, é também a opinião de Stephen LaBerge em uma exposição em que é questionado justamente sobre o tema de se experimentar um sonho dentro de outro sonho.

Stephen LaBeerge responde sobre a questão se é possível um sonho dentro de um sonho…
Author

Deixe seu comentário