A Pesquisa
O que diferencia o sonho comum de um sonho lúcido? Ao buscar relacionar, através de uma recente pesquisa (VOSS, 2012), quais os principais elementos que diferenciam um sonho comum de um sonho lúcido, o estudo chegou aos seguintes resultados: raciocínio, insights, controle, emoções positivas, memória e dissociação.
Trata-se de uma pesquisa pioneira, portanto os próprios pesquisadores admitem que no máximo podem “tentar estabelecer algumas hipóteses”. Chama-se a atenção para o fato de que substancialmente as principais características diferenciadoras dos sonhos comuns para os sonhos lúcidos são a capacidade de controle e o insight.
Foi observada uma estreita relação entre o controle e o insight. De acordo com os dados levantados, a hierarquia de grau de importância desses elementos ficou assim elencada:
1º Insight,
2º Controle,
3º Emoções Positivas
4º Raciocínio,
5º Memória
6º Dissociação.
O estudo admite suas limitações ao considerar que obteve seus dados a partir das seguintes fontes: laboratório de sono, relatos escritos e questionários online. Ao se considerar a dificuldade de obtenção de experiências com sonhos lúcidos em laboratório, a pesquisa optou por também analisar as informações obtidas por questionários online. Isso porém, fragiliza um pouco a pesquisa, no sentido de não existir um controle dos experimentos e poder monitorar e analisar as ocorrências dos sonhos lúcidos, especificamente nas fases REM. Por conseguinte, os relatos considerados nos questionários online, podem perfeitamente advir de sonhos lúcidos de sonhos NREM.

Comentários
A instigante escala produzida pelos pesquisadores, pode conduzir a novas pesquisas que consolidem ou não a importância dessas características. Particularmente, consigo perceber que praticamente todos elementos parecem corresponder em presença nos meus sonhos lúcidos.
Com relação a alguma hierarquia entre esses elementos, talvez eu não estimasse o “controle” acima do raciocínio por exemplo. Pelo menos em minhas experiências com sonhos comuns, não é tão incomum eu exercer algum controle da narrativa, seja sobrepujando algum obstáculo ou quebrando as regras do ambiente.
Referencias Bibliográficas:
Voss, U., Schermelleh-Engel, K., Windt, J. M., Frenzel, C., and Hobson, J. A. (2013). Measuring consciousness in dreams: the lucidity and consciousness in dreams scale. Conscious. Cogn. 22, 8–21. doi: 10.1016/j.concog.2012.11.001
5 respostas
Olá, alguém me tira essa dúvida, como o sonho lúcido representa uma sensação que nunca sentiu, por exemplo quem nunca fez sexo, qual seria a sensação sem saber realmente?
Interessante que um sonho bem comum como o de voar é uma experiência única dos sonhos. Há uma sensação bem intensa de liberdade e não tem como ser reproduzida no estado desperto.
Vocês tem comunidade no amino?
Tenho vários sonhos lúcidos, e a sensação do sonhos lúcidos é quase a mesma de quando vc faz na realidade. Nem só o sexo, mas andar bicicleta, moto, etc. quando aprendi, tinha sensação q já sabia, e nem tive dificuldades pra aprender de verdade.
Tenho me percebi tendo estes sonhos. Inclusive eu estava sonhando que lia algum texto e pensava; que tal se eu eu parar e pegar caneta e papel será que consigo anotar oq estou lendo? Como uma espécie de psicografia.