Search
Close this search box.

Qual a melhor técnica para ter sonhos lúcidos?

Melhor técnica para ter sonhos lúcidos
    Provavelmente uma das dúvidas mais frequentes seja: qual a melhor técnica para ter sonhos lúcidos? A princípio,  as técnicas mais eficientes e conhecidos são: MILD, Tholey, WBTB, WILD, Incubação, FILD, VILD, CAT e DEILD. Desse modo, sem qualquer ordem de importância ou preferência. Existem diversos outros(também descritos por aqui), mas a maioria é derivada desses.
Melhor técnica para ter sonhos lúcidos
Escolher o melhor Método para Indução, significa encontrar pela experimentação, qual é mais compatível com  a tua rotina  e características pessoais.

A melhor orientação na escolha da melhor técnica para ter sonhos lúcidos, é buscar aquele que é mais compatível para si. Isso vai ser percebido após algumas semanas. Dessa maneira, por volta de um mês, é perfeitamente possível saber se o Método é ou não uma boa escolha.  Seja como for, caso os resultados não tenham aparecido, passe para outro.

Agora, no meu caso por exemplo, optei inicialmente pelo Tholey , no qual não fazia direito e tive resultados bons, mas esporádicos. Contudo, passei para o MILD e tive alguns bons resultados. Logo depois, segui para o WBTB(aplicando alguns passos do Tholey junto), no qual tive um belo aumento na frequencia e intensidade, caindo posteriormente. Finalmente acabei voltando para o MILD e sigo atualmente o Tholey, junto com o MILD.

Com a experimentação, no decorrer de algumas semanas até um mês é possível saber, pelos resultados e observações no teu Diário de Sonhos, se o Método escolhido é compatível ou não.

Em outras palavras, talvez o ideal para mim seja aplicar o Tholey junto com o WBTB. Todavia isso a gente vai experimentando. Além disso a qualidade de sono vai melhorar bastante agora que tive uma mudança de turno no trabalho(só espero não perder o sono com a falta de grana! kkkkk).

Atualmente, todos esses Métodos de Indução estão detalhados aqui no blog. Ou seja, como relatei, o segredo é ir experimentando e ver qual deles vai servindo melhor na tua rotina. Porém é bom lembrar, como a rotina é fundamental. De fato, para aqueles que dependem de uma soneca após o almoço, o WILD pode ser fenomenal. Vale lembrar que no meu caso, a maioria das minha experiências com WILD. foram através de belas sonecas.

Abaixo segue um relato pessoal sobre a maneira como tenho seguido e adaptado essas orientações e Métodos.
.
Resumidamente  a minha aplicação pessoal do Tholey e MILD/WBTB:


Em síntese, o Método de Tholey eu procuro aplicar SEMPRE.
Por exemplo, seja em alguma fila do supermercado, do caixa-eletrônico, elevador… por aí vai! De antemão, o grande macete é inicialmente decorar os  5 primeiros passos dessa técnica.
Resumidamente, memorizar os passos e ao mesmo tempo ir praticando. Desde que o faça pelo menos cinco vezes por dia. Além disso, repare que o Dr. Tholey deu o 5o e o 6o passos como alternativos.
Tal qual a técnica MILD, também o WBTB são muito parecidos e podem ser usados (escolha um deles) em paralelo ao Tholey. De maneira idêntica, uso o horário de acordar (após a 6a hora de sono). Logo depois, procuro anotar algum sonho que talvez lembre, caso não, faço alguma atividade relacionada, lendo algo sobre sonhos ou apenas durmo pensando que vou ficar lúcido. Da mesma forma, sem jamais querer forçar ou ficar ansioso com isso.
No caso dos Reality check das mãos e espelhos, aplico durante o dia-a-dia. Por outro lado, ao acordar, as anotações precisam ser feitas. Da mesma forma para aqueles sonhos enfadonhos, pelo menos um deles, precisam ganhar um registro, haja vista a  necessidade de exercitar a recordação dos sonhos. Por fim, os sonhos são por natureza extremamente voláteis, porém
ao seguir as dicas de anotação e recordação a habilidade poderá será fortificada.

Se você gostou desse conteúdo, ajude a divulgar compartilhando em suas redes sociais

POSTAGENS RELACIONADAS

62 respostas

  1. Hehehe… Não me considero um bom onironauta, porque não me dedico como deveria. Atualmente tenho muita coisa com que me preocupar na vida, além de sonho lúcidos. 😛

    Mas sempre que lembro, faço reality checks. Tbm tento relaxar na hora de dormir, e afirmar pra mim que vou ter um sonho lúcido.

    Aposto que teria muito sucesso, acordando depois da sexta hora de sono. Mas não faço isso pra não acordar minha esposa junto… :B

    Mas estou satisfeito, já que tive 8 sonhos lúcidos em pouco mais de um mês, depois que comecei a me aprofundar no tema…

  2. Ah! Mas por isso mesmo te considero um bom onironauta, no mínimo com boa frequência John! Tua vocação artística, contribui pra isso. Se viessem pergutar pra mim sobre bons onironautas pra enfiar num laboratório de sono, pode ter certeza que tu estaria entre eles rsrsrsrs

  3. Aí está a postagem que havia me dito, estou seguindo as dicas e imaginando o que vou criar nos meus sonhos lúcidos, acho SLs pura criação e ciência. A primeira coisa que farei vai ser voar, depois vou criar pessoas com características impossíveis de existir, até com asas. Se criassem uma máquina igual a do filme incenption, que permite o sonhador compartilhar o sonho, poderíamos ter aulas, fazer pesquisas e mais nos sonho, e isso nos daria tempo.

    Sem mais,
    Math Rous.

    Me avise se estou sendo muito formal.

  4. hehehehehe isso mesmo Math! Fiz o post inspirando num questionamento teu, especialmente o relato no final, sobre minha relação com os Métodos de indução.
    .
    Uma desambiguação: costumo diferenciar "método" de "técnicas". Método aplico para os consagrados "Métodos de Indução de Sonhos Lúcidos", tais como MILD, Tholey, WBTB, WILD, etc..
    .
    Técnicas ficam valendo para os testes de realidade(reality checks), uso das anotações ou um Diário dos Sonhos, vídeos de indução, etc..
    .
    Fique à vontade Math! E bons sonhos!

  5. Sou adepto de Tholey e WILD. O primeiro é mais teórico, enquanto o outro compromete-se na prática. Os métodos são bem diferentes, mas juntos, fazem uma bela sincronia.

  6. Olá Yuri!
    Obrigado pela sugestão. Vou dar uma olhada assim q sobrar um tempinho. E eu estiver melhor tbém… to com uma faringite e tomando remédios… mal lembro dos meus sonhos, dormindo mal… já viu!…
    Abç e bons sonhos!

  7. oi maninho, passei para ver seu blog ainda sou meia lerda nisto de blogs porem sou mais de signficado de sonhos procurar saber o que ele quer dizer para a vida, beijocas te amo

  8. Oi Tei-Tei! Gostou do blog? Vamos conversar bastante ainda sobre esse assunto, ainda mais q sei q tu curte mto sonhos tbém. Mesmo q seja mais interpretações.
    A mãe já conseguiu ficar consciente num sonho tbém. Vamos trocar muitas figurinhas ;P
    Bjo do Mano! Love u!!

  9. O Tholey + WBTB me deu o melhor resultado que eu já tive até então (ainda que eu seja nova nisso); O sonho durou bastante e foi bem real, consigo até lembrar os detalhes.
    Outra técnica que empreguei esses dias foi me concentrar em uma música (The Vestige – Final Fantasy XIII) e naquilo que seria objeto do meu sonho. Conforme fui adormecendo, a música foi se tornando real e o sonho também, e ainda que a experiência com o Tholey tenha sido mais lucida, aconteceu de eu acordar do cochilo da tarde e voltar a dormir e conseguir novos resultados 😀

  10. Oi Mariana,
    Já estou ouvindo aki 😉
    Boa música msmo, bela escolha! Particularmente eu sou adepto do silêncio absoluto. Até um zumbido de celular carregando, geladeira ou coisa do tipo pode me incomodar rsrsrsrs
    Por enquanto tenho usado o Tholey junto com o MILD, mas essa tua combinação aí é muito poderosa. Certeza q logo logo tu vai trazer uns relatos bem legais ;D

  11. Olá Marlon!
    Primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo blog, pois eu só sabia que controlava o sonho mas aki aprendi tecnicamente a origem de tudo isso rsrs

    gostaria de dividir uma dica que pra mim quase sempre da certo… de cada 10 tentativas 6 da!

    Quando criança eu tinha uma imaginação fertil e isso me ajudava para ter sonhos lucidos (conheci o termo no blog rsrs), mas com o tempo fui perdendo o dom, até que senti vontade de "brinca de neo em matrix", então comecei a praticar intensamente e foi aí que descobri o jeito perfeito:

    A técnica é bem simples, quando quero ter sonhos lucidos antes de dormir eu procuro assistir um filme de terror ou jogar um jogo de tiro, ou ainda ouvir a musica predileta imaginando estar no show.

    Então coloco uma pulseirinha ou correntinha no pulso direito, como ponto de referencia, então pouco antes de pegar no sono me lembro do filme assistido e começo a imaginar eu no filme, e a pensar que vou comandar meu sonho.
    Se por exemplo eu tiver assistido resident evil certamente terei um pesadelo e quando estiver acontecendo eu me lembrarei da pulseirinha então eu olho para o pulso para confirmar. quase nunca ela estará ou sera a mesma que eu coloquei na mão, sempre haverá algo estranho, aí onde é que eu entro tomando posse do sonho…

    Um fato interessante foi quando sonhei com o fim do mundo, aí eu parei e olhei para o pulso e pra minha surpresa era a bendita pulseira que eu estava usando! então entrei em panico e comecei a chorar pensando que era o fim.. então raciocinei que se fosse real em nem ia me lembrar da pulseira, ela não ia fazer diferença pra mim naquele momento rs… então virei o salvador da Terra rsrs.

    Uma dica que não conhecia que vou esperimentar será essa de esfregar as mão quando eu sentir que vou acordar, pois não sabia como manter o sonho… quando vc diz: girar em circulo, seria rodopiar em volta de si?

    amigo fica aí a dica…
    espero ter ajudado.

    Abraço: Thiago Oliveira

  12. Grande Thiago!
    Eu que agradeço por compartilhar com a gente tuas experiências.
    Sempre repito isso por aqui, de que é crucial compartilharmos nossas experiências por aqui.
    .
    Fazendo isso podemos analisar alternativas de coisas que podem funcionar para uns, para outros não, idéias novas, técnicas, aprimorar outras, experimentações etc..
    .
    Girar em círculo é a técnica do rodopio sim, do Stephen LaBerge 😉
    .
    Vlew mesmo a presença Thiago!
    Abs e bons sonhos!

  13. Olá, primeira vez que entro nesse site, já passei horas aqui! parabens mesmo!

    Eu não sabia que era possivel esse tipo de sonho, descobri conversando com meu cunhado, ele tem esses tipos de sonho frenquentemente, fiquei impressionado com a idéia de poder fazer o que você quiser dentro de um sonho.

    vou adotar essas medidas mas creio que será complicado pra min pois ja tenho dificuldade em me recordar dos sonhos "normais". se tiver mais algumas dicas eu agradeço.

    Mais uma vez: Parabens pelo site

  14. Olá, boa tarde à todos.

    É o meu primeiro comentário neste blog e não posso começar de outra maneira que não seja elogiando a iniciativa do Márlon em possibilitar o máximo de informações sobre SL. Após ler as experiências e técnicas encontradas aqui, tive sonhos lúcidos aprimorados. Estes publicarei nos tópicos devidos.

    Aproveitando a ocasião, gostaria de saber se alguém já teve SL usando fotografias + óculos 3D. É o seguinte: comprei um óculos 3D (vermelho + azul) e um pouco antes de dormir, olho pausadamente várias fotos 3D que peguei da internet. Vejo cada detalhe delas como se eu estivesse observando um cenário nos meus sonhos. Não sei se por mera concidencia, as duas vezes que fiz isso, tive breves SLs. Pode ter sido por outros motivos claro.

    Ainda sou novato na área, e por isso mais passivo, mais observador dentro dos cenários dos sonhos… Gostaria que alguém me dissesse se faz sentido essa "técnica" ou mesmo quem toparia tentá-la.

    Abração a todos.

    1. Olá Cristiano, boa noite.

      Brigadão pela força companheiro! Vou continuar me esforçando.

      Tua idéia é boa sim. Caminha em paralelo com a tese da pesquisadora Jayne Gackenbach, sobre a relação que existe entre os gamers de jogos virtuais e a boa incidência de sonhos lúcidos.

      Esse tipo de exercício, seja em jogo, seja olhando fotos em 3D ou também durante o dia aplicando o Tholey se questionando "Estou sonhando ou não?" são ferramentas bem úteis que podem sim ajudar a induzir sonhos lúcidos. Boa idéia a tua!

      Grande abraço e bons sonhos!

  15. Olá Márlon !
    meu nome é Edmar..
    Parabéns pelo trabalho!
    tenho algumas duvidas , gostaria de saber se pode me ajudar..

    eu fiz uma pesquisa superficial dos métodos, não decorei todos.. durante o dia olho para minha mão e me pergunto se é um sonho ou não, olho a paisagem em volta e me pergunto também, me imagino voando ou fazendo algo surreal e me pergunto também.. faço isso umas 20 vezes por dia rsrs quando vou dormir relaxo bem e não forço nenhum pensamento, durmo de barriga para cima porque só assim tenho sonhos mas intensos ( no caso só tenho pesadelos sempre que durmo assim ) algumas vezes quando fui dormir imaginei tocando suavemente teclas de um piano com o dedo indicador e do meio ( vi em algum método, não lembro qual ) não tenho conseguido ao acordar anotar meus sonhos ( pesadelos ) isso atrapalha no desenvolvimento dos SL ? lembro deles facilmente durante o dia e nao tenho anotado… já aconteceu algumas vezes de eu estar quase adormecendo e escutar alguem me chamando e despertar rapídamente ( ninguem e nenhum barulho realmente aconteceu, mas é muito real e me desperta muito rapido, quase sempre ouço chamarem meu nome.. ) pra finalizar… começeoi nesses passos a 2 semanas mas ou menos, não tive nenhum SL, só pesadelos que nao tive nenhuma consciencia q era sonhos.. mas foram bem "reais" mas também as vezes bem abstratos.. mas a frequencia dos pesadelos aumentou bastante e durante o dia lembro bem deles em flash's mas os flash's são bem detalhaos.. desculpa pelo testamento, mas peço sua opnião sobre todos os meus passos e se algo estiver errado pode dar alguns conselhor pra melhor ?

    agradeço desde já, mais uma vez parabéns pelo trabalho !
    abraço

  16. ola Márlon é a primeira vez que entro no seu sit…eu ja tinha curiosidade pra saber como funciona essas coisas pq um dia uma amiga minha comentou isso comigo mas a técnica q ela tinha não podia ser passada pra mais ninguém só pra mim mesmo, mas ela não me falou, decidi procurar aqui.
    Encontrei algumas coisas que vão me ajudar no começo dos sonhos lúcidos, mas preciso de sua ajuda pra saber por onde começar porque não consegui muitas imformações…espero por sua resposta…desde já te agradeço pela colaboração. espero q vc possa me ajudar…
    caso vc puder mande o conteudo pra mim através do meu e-mail ok espero por vc…email: [email protected]
    mto obrigado…….s2

  17. Olá Márlon, vou tentar resumir a minha situaçao o máximo possivel.Eu estou sonhando praticamente todos os dias, fazem mais ou menos 3 anos, que eu passei a ler a bíblia praticamente todos os dias ( eu gosto de ler solitário e meditar sozinho, embora eu nao seja um religioso vejo de tudo e tiro algumas coisas que considero serem boas ). Eu passei a acreditar literalmente em pães que descem dos céus.Tal prática desenvolveu a minha mente em muitos conceitos difíceis de explicar, e de argumentar, e um entendimento individual do meu espírito que só eu consigo compreender.E isso nao se deve a apenas sonhos, mas irei focalizar neste tema.
    Os meus sonhos sao sempre através de "enigmas" que consigo compreender depois de acordar, sao sugestoes onde algumas aceito e outras dispenso é dificil de explicar. No momento estou com uma enorme necessidade de que estes sonhos possam ser lúcidos, pois neles participo de forma absurda,sem saber que estou sonhando.
    O que acho mais incrível é que pessoas abordam sobre alguns sonhos meu sem elas saberem, quando vao conversar comigo e isso me coloca em questoes dificeis de expor senao dirao que eu sou louco rsrs…e até porque nao é recomendável querer explicar algo baseado em sonhos. Vejo como uma experiencia individual.
    Acredito que sonhar essas coisas de maneira lúcida me trará algum controle da situaçao, porque nem sempre esses sonhos sao flores.

    UMA COISA EU DIGO, NAO DUVIDO MAIS DE NADA.

    ABRAÇOS

  18. Engraçado é que quando eu tento ter sonhos lúcidos eu sempre sonho, mas não é 'lúcido'.
    Eu ainda não peguei para seguir um método religiosamente, mas quando eu quero tentar eu sempre afirmo pra mim mesmo que vou ter sonho lúcido e me concentro em relaxar meu corpo, até que apago no sono…

  19. Márlon Jatahy, parabéns cara!! Seu blog é o melhor e mais completo que eu ja vi!! Virei fã dele, pois adorei o tema, eu estou começando a me aprofundar no assunto agora, estou fazendo o possivel, acho que ja li quase todos os seus posts… são todos otimos cara, ta de parabéns!!!

    Agradeço por compartilhar suas imformações com a gente!! Abraço.

  20. Tenho sonhos lúcidos de vez em quando. É raro de acontecer. As vezes levo um mês ou mais sem ter um sonho lúcido.

    Em 3 sonhos lúcidos no espaço de 2 anos eu fiz o teste da mão e no primeiro eu olhei minha mão e ela era um borrão cor de pele e meus dedos pareciam pequenos tocos, no 2º teste em outro sonho lúcido eu olhei pra minha mão e ela era meio transparente de tom cinza pálido com um brilho refinado semelhante a purpurina e no 3º sonho lúcido eu olhei pra minha mão e vi 7 dedos . Então puxei a ponta do dedo indicador e ele esticou e depois derreteu como uma vela derretida. Foi impressionante. Outro teste que eu já fiz foi o do pulo. Eu me vi sonhando e lembrei-me de dar um pulinho, então flutuei tão alto que dava pra ver a cidade toda lá de cima depois fiquei com medo de cair e acordei. É curioso, pois comigo as vezes fico estático e não consigo sair do lugar. Cinto como se algo me empurrasse em alguma direção mas não consigo controlar. A paralisia é tão desconfortável que eu fico querendo acordar logo e as vezes saio do sonho e acordo na minha cama paralisado e não consigo me mexer. Eu tinha pavor disso no começo mas depois de ter lido na internet sobre o assunto, aprendido um pouco e de ter lido relatos de pessoas falando dessa terrível paralisia. Agora já consigo manter a calma e deixar rolar. Mas ainda é uma experiência pesada pra mim.

    Em todas as vezes que vou dormir nunca penso no que vou sonhar. Aliás eu não penso em nada sobre o assunto. Eu apenas me deito e durmo… Gostaria de aprender alguns exercícios pra perder o medo e ter mais controle nas paralisias instantâneas no sonho. Quem souber, por favor me passe umas dicas.

    E mudando um pouco de assunto. Parabéns pelo site. Muito interessante. Conheci hoje e já virei fã. Já salvei nos meus favoritos. Vou ficar acompanhando.

    Um abração e fiquem com Deus
    Ramon

    1. Oi Ramon, seja bem-vindo onrionauta!

      Não deixe de ler post especial sobre conversão de paralisia do sono em sonhos lúcido 😉
      http://www.sonhoslucidos.com/2012/06/como-fazer-paralisa-do-sono-virar-sonho.html

      Talvez a aplicação do Tholey junto do MILD ou WBTB seja legal pra ti. Caso não queira ficar brincando com as paralisia e as "divertidas" alucinações, fique longe do WILD, DEILD e VILD.

      Caso realmente queira aproveitar essas últimas dê uma boa lida e estude cada passo delas. ;D

      Abs e bons sonhos companheiro!
      Brigadão pelos elogios!

    2. Oi Márlon!

      Eu já tive outras experiências bem interessantes com sonhos lúcidos e já fiz algumas descobertas. Por exemplo sempre que me percebo sonhando eu tento voar ou olhar pra minhas mãos ou observar alguma coisa o máximo de tempo que eu puder para ver e sentir as mudanças bruscas e como as imagens vão se deformar. Esqueci de dizer o teste de atravessar parede. Já fiz uma vez. Quando eu não travo na paralisia do sonho sem ser aquela do sono. Eu consigo esboçar alguns passos e explorar o sonho por alguns segundos ou minutos, sei lá. Mas, ainda fico tão deslumbrado com tudo que acontece lá que acabo me esquecendo que no sonho não tenho pernas de carne e osso pra andar e fico travado, paralisado. Mas já consegui uma vez focar uma parede e atravessá-la. Comigo foi como ver as imagens como fotografias que em um segundo estão vivas e em movimentos e no segundo seguinte estão paralisadas como se eu tivesse dado uma pausa no filme… Daí meti a cara na parede e tudo escureceu e em seguida me deparei do lado de fora da minha casa sonhando. Kkkk…

      Não posso dizer que já estou acostumado com sonhos lúcidos por que em um ano embora eu tenha centenas de sonhos comuns eu costumo ter no máximo 2 ou 3 sonhos lúcidos. E eles surgem sem aviso prévio, sem eu me programar. Vou praticar suas dicas aqui do site pra tentar induzir sonho lúcido de forma consciente. Tomará que dê certo.

      Valeu Márlon, muito obrigado pelas dicas. Uma ótima semana pra você.

      Um abração!
      Ramon

  21. Eai Marlon Blz ? Nos ultimos tempos eu tenho tido bastante sonhos lucidos, e venho me interessando sobre isso, Cara não tenho palavras para descrever oque é vc ter um sonho lucido acho que vc sabe, Aquela sensação fantástica de vc saber que esta sonhando e pode fazer oque quiser, Saber que vc ta dormindo nossa é muito bom, quando eu tenho sonho lucidos tento ao máximo explorar como é o sonho, meio que ver os ''limites'' do sonho, Meio que n tem limite =D De uns tempos pra cá venho acompanhando suas técnicas que vc passou nos videos, Vim aqui comentar porque ontem quando fui dormir fiz essa técnica e quase consegui ter sonho lucido, Eu usei aquela técnica de ficar pensando sem parar, Quando eu sonhar eu vou perceber que eu vou estar sonhando, fiquei pensando isso sem parar quando eu fui dormir, tava bastante motivado, tipo agora eu consigo ! Mais cara queria compartilhar esse sonho com vc, Foi muito doido o sonho meio que me ''enganou'' por isso é importante fazer o reality test, Eu fui dormir né pensando nisso , quando eu sonhar vou perceber que eu vou estar sonhando, Dai eu dormi e sonhei que eu estava no meu quarto de dia, e o meu pensamento foi tão forte que no fundo eu sentia, Quando eu sonhar eu vou perceber que eu estou sonhando mais o sonho era tão real que eu achei que era vida real entendeu, Eu pensei quando eu for dormir eu vou conseguir ficar lucido no sonho ! Mais o pior KK eu tava no sonho, Se eu tive-se feito pelo menos algum teste de olhar pras mãos, Olhar as horas dai sim eu teria aumentado o meu grau de lucidez, e me tocado que eu tava no sonho, O sonho parece muito real mano, Teve uma vez que eu cheguei ao grau máximo de lucidez mesmo, isso faz a pouco tempo tipo eu tava em um jardim lindo muito lindo, Dai eu lembrei me toquei que eu fui dormir, dai tipo no sonho eu falei, Eu to sonhando !! QUE DAORAA ! Nossa e sai correndo por aquele jardim uma sensação muito boa, mais tipo eu posso tar lucido no sonho eu tenho que aprender a controlar, Mais fala oque vc acha ae desses meus sonhos lucidos =D Eu tipo te digo que não acontece toda hora digamos, que no maximo 1 vez por semana, ou quando eu to bastante motivado eu consigo.

    1. As vezes é difícil controlar a euforia! Sei como é rsrsrsrs mas não tem erro viu Bruno. O melhor a fazer é manter a tranquilidade, não buscar de maneira fissurada ou ansiosa pela consciência nos sonhos. Seguir um método como o MILD, Tholey, WBTB… anotar os sonhos que logo logo a frequencia vai aumentando.

      Abraços e bons sonhos!

  22. E Tbm Marlon ja tive sonhos que tipo eu demorava pra acordar, Tipo eu tava no sonho e falava quero acordar caramba ! Tipo era mal doido eu batia na cara tentava abrir o olho e não acordava na vida real, isso acontecia geralmente em pesadelos, quando eu tava com grau baixo de lucidez, Mais tipo eu tbm tinha sonho que tipo quando eu ganhava o Grau MÁXIMO ! De lucidez tipo quanto mais eu queria ficar no sonho menos tempo eu ficava eu até ficava um bom tempo que dava pra curtir o sonho, mais tipo no sonho eu tava lucido eu tava percebendo que eu tava acordando, é uma sensação muito doida, Tipo começa a sumir o cenário eu começei a sentir o meu corpo deitado na cama, dai tipo eu falando não não, Volta pro sonho, Dai eu acordei mesmo na vida real, É um sensação muito doida, Agora eu vi essa técnica de dar giro no próprio eixo pra continuar no sonho vou tentar, Tipo tbm ja tive sonhos que tipo, eu sonhei que eu tava acordando, Cara é fantástico o mundo dos sonhos .

  23. Eu vi o que o Ramon falou sobre a mão, Quando eu era criança eui tive um sonho, não lembro direito e só lembro que eu olhei pra minha mão, ela tava brilhando como se tive-se uma luz dentro uma luz vermelha brilhando muito forte.

  24. Olá Márlon!

    Eu tive uma nova experiência onírica e estava lúcido todo tempo e apliquei um ensinamento que aprendi aqui no seu blog e quero deixar registrado aqui que comigo funcionou e foi positivo.
    Noite passada eu tive uma paralisia do sono inesperada. Sentir meu corpo vibrando dos pés a cabeça, um formigamento geral e um zumbido agudo nos ouvidos. A luz do quarto estava apagada, mas o estranho era que eu via tudo em volta mesmo no escuro total. Então eu lembrei e fiz o que você ensinou no seu blog. Eu disse pra mim mesmo com minhas próprias palavras. Vou deslizar pra fora da cama. E me concentrei profundamente nisso. Sentir que estava caindo da cama. Mas continuava na cama na mesma posição. Então senti meu corpo leve como se flutuasse alguns centímetros acima da cama. Senti meu corpo girando. Meus pés foi pra cabeceira e minha cabeça estava no pé da cama. Já não sentia paralisia. Mas tinha dificuldade de me movimentar. Como se cada movimento pesasse uma tonelada. Eu olhei pra fechadura da porta do meu quarto e desejei ir lá fora voar. Então fui deslizando no ar até o buraco da fechadura da porta e olhei dentro do buraco e em seguida estava do lado de fora da casa indo pro quintal. Olhei pro céu e desejei voar. Daí subi, subi, subi igual um balão até chegar numa altura assustadora. Eu podia ver minha casa lá em baixo. O telhado detalhado e as casas vizinhas, as ruas. Tudo muito realístico. Parecia que estava amanhecendo o dia. Sentia até vento frio envolvendo meu corpo. Daí eu fui ficando com medo de despencar de lá de cima. E acordei do sono na mesma posição que estava na hora da paralisia do sono. Eu estava dormindo de “barriga pra cima” com o ventilador ligado em cima de mim. Rsrsrs…

    Eu não gosto de dormir de barriga pra cima. Por causa da paralisia do sono e por que eu acabo acordando com um gosto meio esquisito na boca. Acho que é porque durmo com o boca meio aberta nessa posição, ronco quando estou de barriga pra cima, e a boca fica com um gosto ruim. Mas estou vendo que o melhor jeito que encontrei de provocar uma paralisia do sono é dormido de barriga pra cima. Acho que esse é a melhor porta para conseguir um sonho lúcido. Estou empolgado e já vou começar a anotar tudo que eu lembrar do sonho em um diário do sonho no meu PC de agora em diante.

    Valeu pela dica. Muito obrigado.

    Um abraço!
    Ramon

  25. Muito bom o blog, parabéns. já li quase todos os posts e tem me ajudado mais que um livro (sonhos lúcidos em 30 dias) que estou lendo e praticando. Não só as técnicas mas também os relatos ajudam bastante. Eu nem 'sonhar' sonhava (nunca lembrava né) agora já consigo lembrar de 3 sonhos em um noite, logo chego á ludidez Muito obrigada 🙂

    1. Oi Patricia, seja bem-vinda! Brigadão pela força.
      Os relatos ajudam mesmo. E não deixe de dar uma olhadinha no Fórum viu.

      Lembre-se de adotar pelo menos um método também: MILD, Tholey, WBTB, VILD…

      Abs e bons sonhos!

  26. Ola Márlon! Gostaria de compartilhar minha experiencia.
    Quando era criança tinha muitos Sonhos Lúcidos, porem não sabia ao certo o que era, e tinha uma facilidade enorme de conseguir a lucidez, todos os dias tinha sonhos Lúcidos, chegava a comentar com familiares, não obi-tia resultados! Rsrs. Só que, quando agente chega naquela idade onde não vivemos só pra estudar e dormir, e tempo e sono ficam dificies, não tive mais sonhos lúcidos! Hoje tenho 18 anos, e voltei a me interessar sobre o assunto, quando encontrei seu blog, fiquei maravilhado com tamanha abrangência do assunto! Já li seu blog quase por inteiro! Tenho uma facilidade enorme de recordar os sonhos, em detalhes e sequencias! Porém nessa semana consegui ter um SL' Irei contalo….! Me deparei no quintal de casa onde estava acontecendo uma festa, logo percebi que estava sonhando, nesse exato momento coloquei em meta que iria testar todos os testes que vc mencionou no blog, procurei um espelho e me deparei com uma imagem minha de uma semana atras, onde estava meio barbudo Rsrss' Logo depois esfreguei as mãos, e pareceu dar uma clareada no sonho, em sequencia rodopiei no eixo, e me deparei no meu quarto sentado na cama, tudo escuro, pensei até que fosse uma paralisia porem era um falso despertar, logo percebi que estava sonhando ainda, e movimentei pela casa, não havia ninguém, tudo estava escuro, entrei em um pequeno desespero,sentei no chão e me concentrei, novamente me deparei sentado na cama, fiquei frustado por estar novamente no quarto' rsrs tantos lugares para aparecer né! Me concentrei e apareci em um outro local, ao qual sabia que ainda estava sonhando, mais logo a consciência foi sendo perdida e a narrativa do sonho se desenvolveu!
    Foi algo incrível para mim, ter essa experiencia novamente, após ler seu blog e entender o assunto parece que tudo ficou mais claro, não imagina as tamanhas possibilidades que se pode realizar em um sonho!
    Muitoo Obrigado Márlon, continue com seu ótimo trabalho!
    Abraços!

    1. Olá Marcos,
      Brigadão pela força 😉
      Bem contagiante o teu relato. Parabéns onironauta!

      Já chegasse a dar uma olhada no post de hoje(03/08/2012)? Trata sobre uma pesquisa recente, com base nas atividades cerebrais dos sonhadores lúcidos e o estudo da consciência. Certeza que tu vai gostar.

      Ah! Não deixe de experimentar o nosso Fórum de Sonhos Lúcidos. Tem muita troca de experiências por lá.

      Abração e bons sonhos companheiro!

  27. Aqui é o gabriel.
    Olá márlon, estou fazendo MILD e os RC e estou tendo ótimos resultados, já tive 3º experiências em sonhos lúcidos, e um bocado de despertares falsos, algo que nunca acontecia comigo.
    É o seguinte anda acontecendo que quando eu acordo a noite para fazer os exercícios mentais, eu acabo não dormindo mais, já aconteceu isso 2 vezes, eu acorda muito aceso e com já uns 3 ou 4 sonhos para escrever(acho que isso é devido minha memória já ser boa antes dos exercícios), eu li antes que no inicio da noite sonhamos só uns 15 min, então fico sem saber porque já sonho bastante nos primeiros momentos. O meu sonho lúcido dessa noite foi o seguinte.
    Eu estava no chão do quarto da casa de minha avó, na cama tinha uma garota, e o chão estava com muito brinquedos, ai a garota me falou: "Nunca tive sonhos lúcidos não sei o que fazer" algo parecido com isso, então eu percebi que estava sonhando, então eu peguei um ursinho de pelúcia bem alvo de olhos pretos redondos e mandei mentalmente "Se mecha", ele abriu e fechou os olhos e começou a se movimentar-se, eu até pensei "oxe parece filme de terror esse bicho", eu o soltei, e então o quarto encheu de gente e apareceu uma mesa de som, e começou a tocar uma música gospel, então apareceu o meu primo e começou a fuçar a mesa de som, que acabou quebrando.
    Depois disso fui para casa do meu amigo(Dijalma) a gente tinha que fazer um trabalho de biologia sobre briofitas, e começamos a subir a ladeira que tem em frente a minha casa, do nada apareceu uma especie de "brush" de programas de edição de fotos, e eu comecei adicionar musgo e limo na ladeira.
    Depois disso eu perdi a lucidez e o sonho continuou, só não entendi porque não fiquei lúcido até o fim.(contaria o retando, mas o sonho é muito grande, e tem parte para trás que não contei também)

    1. Oi Gabriel,

      Muito legal teu relato. Tua capacidade de recordação parece estar bem boa, então aproveite pra não deixar de anotar pelo menos 1 sonho por dia.

      Caso despertar pela 6a hora e voltar a dormir esteja prejudicando teu sono, suspenda a técnica. Existem várias outras. As sonecas também podem ser uma boa opção.

      Mas sempre que alguma técnica ficar prejudicando tua qualidade de sono, caia fora dela. Mude para alguma que seja mais compatível contigo. 😉

  28. Eu pratico sonho lucido ja faz alguns anos,eu tinha parado um tempo mas agora voltei a fazer é algo íncrivel e recomendo a todos,hoje tive um sonho dentro de outro sonho,sonhei que estava indo dormir pra ter um sonho lucido,foi um dos melhores que tive quando me dei conta de era um sonho pude voar sobre o mar e visitar outros lugares ,realmente é muito incrivel

  29. Gabriel aqui novamente.

    Hoje eu quero relatar uma experiência que tive no dia 24/01/12, acho que eu poderia caracterizar como um sonho seguido de uma paralisia ou um pesadelo. Foi o seguinte:
    Eu estava em uma praça aqui em jequié, no meio dela avia um posto de gasolina e eu estava encima dele andando normalmente, e avia um cara que no sonho era um amigo meu mas ele nem existe. De repente a gravidade inverteu, e eu comecei a ser puxado para cima, para não ser levado para longe segurei em uma barra de metal (A sensação era de um frio na barriga e tensão). após isso eu me assisti de fora e me controlava por um joypad, na visão apareceram 2 contadores como o "life" de personagem de games, um era verde com um nome embaçado que não consegui ler, e o outro vermelho escrito "Ind.Pesadelo". Passei a me controlar por fora e fiz um voo até uma caixinha que fez o marcador vermelho ficar no máximo, ai uma voz falou no meu ouvido algo embolado e eu "acordei", senti um ser pairando encima de mim, ele fava bem baixinho no meu ouvido, eu não queria abrir os olhos e tentei me controlar, não tive coragem de falar nada. Depois que estava mais contido eu dei 3 socos na cama, e pensei em acorda e então despertei.
    Depois disso eu tive um sonho lúcido explodindo uma bomba na cara do will smith, mas esse fica para próxima. Vou seguir a sua dica sobre mudar de método. Valew!

    1. E aí Gabriel!

      Divertido o teu relato 😀

      É curioso como não é incomum o sonho em 3a pessoa. Lembro de já ter pesquisado algumas vezes sobre isso. Alguns onironautas se queixando até do excesso de recorrência disso.

      O negócio é que no sonho podemos ser desde uma árvore ou uma abelha até um prédio ou a Lua… rsrsrs

      Hj tive um rápido, mas foi interessante como consegui ficar consciente:

      "Eu observava uma foto minha e nela eu estava com uma barba negra enorme, estilosa e ostentava ela orgulhoso na fotografia. Porém quando voltei a olhar para o retrato a barba havia sumido…!

      Ora… como é possível a barba ter sumido assim?! Isso só pode ser um sonho! Ahááá!!! 😛

      Controlei minha euforia e caminhei pela casa em direção a uma porta e desejando um novo cenário, mais iluminado e vívido. Atravessei e apesar de estar um pouco mais claro sentia o sonho perdendo força e que iria despertar.

      Virei-me em direção a porta novamente e lá desejei que ao abrí-la encontraria um novo cenário, claro e continuaria o sonho… encontrei alguns feixes de claridade e senti o sonho desabar de vez.

      Sem alternativa e longe da porta decidi fazer a técnica do rodopio do LaBerge. Fui girando e mantendo a consciência firme e pensando que eu devia aproveitar melhor essa técnica tão eficiente e simples. Porém tive um falso despertar rsrssrs

  30. Olá pessoal, após inúmeros relatos de paralisia do sono, resolvi pesquisar do que se tratava e acabei encontrando este blog, após ler bastante documentação, assistir vídeos no youtube sobre o assunto resolvi testar alguns métodos, no caso MILD e Tholey combinados.

    Na verdade o que me surpreendeu é que no primeiro dia de técnicas, já surtiu resultados bem interessantes, segue o relato de parte das minhas anotações após acordar a noite, o interessante é que os sonhos lúcidos ocorreram antes E depois dos 15 minutos fora da cama que a técnica MILD utiliza.

    O ínicio do sonho inclusive foi como se eu estivesse acordando naturalmente pra esses 15 minutos "out of bed" do MILD.
    Por algum motivo abro a porta do meu quarto e só vejo escuridão e frio, confesso que fiquei com medo, mas ali percebi que estava sonhando pois a chave na porta estava com o formato de outra chave da minha casa, não tinha chaveiro, nem outras chaves (a chave original tem).

    Fechei a porta pra "fugir" da escuridão e do frio que estavam lá fora e me volto para o quarto, lembrei o que queria fazer, qual era meu objetivo (encontrar uma pessoa que não vejo muito tempo).

    Então imaginei como chegar até ela, imaginei que no me quarto havia uma janela (onde não há de fato), quando olhei pra lado onde imaginei a janela estava lá, imaginei tambén que ao chegar perto da janela iria enxergar essa pessoa em um outro "prédio", e lá estava ela…

    Escolhi ir voando até lá, pra ser mais rápido…então simplesmente o fiz…

    Foi muito legal, então após isso o sonho foi mudando de contexto, e mudando de contexto várias vezes, mas sobre todos os contextos eu tinha controle total dos meus atos e do ambiente.

    Em alguns momentos escutei uma voz me chamando num "nível anterior" do sonho, pensei até em acordar, pensando que estava passando mal e tinha alguém tentando me acordar de um coma ou algo assim, mas depois relaxei e me dei conta que talvez pudesse só fazer parte do sonho em si e ignorei a voz dando continuidade ao sonho.

    Em outros momentos eu sabia que estava sonhando, então eu me movimentava calmamente no sonho, mas por curiosidade do que aconteceria, se eu acordaria ou não,fiz alguns movimentos bruscos, e eu sentia meu corpo físico "fora do sonho" em semi-paralisia fazendo apenas pequenos movimentos pra cada grande movimento que eu fazia no sonho.

    Isso tudo aconteceu utilizando Mild junto com Thosley, ANTES e DEPOIS de acordar após 6h de sono.
    Entretanto eu pensava que o despertador não havia funcionado, que já era mais tarde, mas era apenas 3 da manhã…

    Fiz anotações de uma página e meia sobre os sonhos, lembro de tudo detalhadamente.

    E outra coisa que eu percebi, é que na maioria dos meus sonhos, mesmo antes de conhecer o "sonho lúcido" ou de aplicar qualquer técnica eu sempre coordenei os MEUS atos nos sonhos, sempre tinha controle sobre mim, mas essa é a primeira vez que consegui controlar o ambiente, fazer pessoas, objetos e sensações surgirem do nada.

    Vou continuar aplicando as técnicas e relatando o resultado.

    Parabéns pelo site, continue assim

    1. E aí Cris

      Brigadão a vc por compartilhar teu relato.

      O controle parece vir mais facilmente antes da exploração da consciência em si… pelo menos foi assim pra mim também. rs

      Sempre defendo que mais fascinante do que o prazer que é poder manipular o sonho, é a experiência de vivenciar nosso universo mental. A realidade dos sonhos, construída pela nossa mente…! Fronteiras ainda inexploradas e que estamos todos ainda engatinhando juntos, tateando na exploração dessas possibilidaes 😉

      Por isso a importância tão grande da gente seguir trocando relatos, rotinas, técnias e reflexões 😀

  31. Gabriel aqui.
    Vou contar aqui uma experiência do ultimo dia 24. e depois o sonho dessa noite que foi muito empolgante.
    24/09/12.
    Como na maioria dos meus sonhos eu comecei deitado na cama, ainda sem lucidez eu sai do quarto e vi o meu pai deitado no sofá dormindo, dai por algum motivo que nem sei qual foi eu fiquei lúcido. Vi meu cãozinho correndo pela casa e o chamei, do nada apareceu outro idêntico, e começaram a pular em mim, eu fiquei meio sem paciência e os mandei sumir, demorou um pouquinho e eles sumiram de um jeito estranho. Comecei a andar em direção a uma porta para ir em outro lugar mais claro (Detesto lugares fechados nos sonhos), mas antes de chegar tudo se desfez em uma praça, tentei correr em alta velocidade e nada de acontecer, foi quando eu vi um grupo de trabalhadores e um deles era o will smith. Eu estava querendo fazer algo mais estrambólico, então tentei lançar uma bola de energia nos caras e ao envez disso saiu uma bola cinza sem sombra e sem espelicularidade, o will a segurou e eu bonzinho todo gritei "katsu"(coisa de anime) e ela explodiu na cara do pobre will. Depois sai correndo pela terra e pisei em um montão de espinhos que tive que tirar um a um dos pés.
    Esse sonho não foi muito real mas foi legal.

  32. Gabriel madrugada de 28/09/2012
    Acordado eu deitei na cama virado para cima e me cobri com a coberta, depois comecei a repetir mentalmente "Terei um sonho lúcido", o legal foi que a transição foi momentânea. Minha mente começou a produzir vários sons que me deram até medo mas eu me controlei numa boa já sabendo que não estava mais acordado. Senti receio de me mover no inicio e me deparar com uma paralisia, só o fiz quando parei de ouvir sons embolados.
    Após levantar, eu acendi a luz e olhei para as mãos que estavam normais, e tudo estava muito real como se eu simplesmente tivesse deitado e levantado por algum motivo qualquer.
    Fui até a cozinha e olhei para toda ela, logo após abri armário e peguei um pires (Pretendia joga-lo em algo que me assustasse, KKKK), ai eu fui até o quarto ao lado do meu e arremecei o pires no cão, o som saio muito baixo. Sentado na cama estava meu pai, tentei pronunciar algo mas a vez saia muito baixa e distorcida, meu pai pediu um abraço e eu correspondi.
    Depois olhei para janela e vi que estava chovendo, como sempre tentei mudar o clima e nada aconteceu (Depois de acordar eu percebi que eu deveria só desejar e deixar fluir e não forçar).
    Me dirigi a o quarto de casal e antes de chegar nele tive a ideia de tentar flutuar, outra tentativa falha. Dentro do quando estava minha mãe sentada em na cama( o quarto estava todo diferente) ai eu perguntei para ela:
    -como é que faz pra flutuar?
    -Só é deixar o corpo, a mesma coisa de boiar numa piscina. Disse minha mãe.
    Foi quando percebi que para voz sair eu tenho que parar de me preocupar em faze-la sair.
    Então eu e ela começamos a flutuar e fazer várias brincadeiras no quarto, e do nada senti um troço estranho na boca, sentei na cama e fui tirar, sairam grandes palitos de picolé da boca foram tantos que deu para fazer um leque. Depois disso eu tentei transformar os palitos em outro, mas não dava certo só as pontas que se pintavam de branco foi quando apareceu o meu amigo Dijalma e me reclamou por ter pego os palitos dele, e por fim, acordei.
    a parte mais legal foi quando estava flutuando, deu um friozinho na barriga mas foi bem gostoso.

  33. Oi Eduardo, desculpe a demora na resposta. Só vi agora!… 🙁

    No teu caso, o que se vê de mais comum e que acontece com outros onironautas, é a aplicação do WILD. Quando for tirar uma soneca, manda V que é o método mais conveniente para sono quebrado ;D

  34. Pode ser mesmo, vai da afinidade de cada um. Tem que seguir firme nas anotações, ir testando e ver o que funciona melhor. Não deixe de fazer teus reality checks questionando "Estou sonhando ou não?".

    🙂

    ps: faça um plano de algum experimento.

  35. Queria saber se os sonhos são reais, como a vida real ? Pois meus sonhos todos são embaçados, não da para ver muita coisa, e queria saber, se é tão real quanto . E é verdade que com o sonho lucido, podemos até nos confundir com a vida real, mesmo tendo sonhos tão embaçados ?

    1. Os sonhos que ocorrem na fase REM do nosso ciclo do sono são muito intensos. Não é incomum alguém acordar rindo, chorando ou sentindo alguma dor(do sonho é claro).

      Esses sonhos mais nebulosos ou sem nitidez são típicos da fase NÃO-REM ou NREM. Neles há mais reflexões ou pensamentos, lógica e mecanicismo, enquanto nos sonhos típicos de REM, ocorrem mais criatividade e vividez.

      O sonho lúcido é bem mais comum de ocorrer na fase REM. 😉

  36. Olá Marlon tudo bem ?
    Me chamo Nathan,tenho 14 anos..
    É a primeira vez que eu comento aqui no seu Blog..
    Eu me interessei bastante no assunto graças ao filme Inception hahaha..acho espetacular isso..
    Porém não sei por onde começar,nunca consegui uma experiencia do tipo..eu de cerca de 2 em 2 dias..ontem eu tive 3 sonhos,porém so me recordo de 1 🙁
    eu vou começar a anotar meus sonhos apartir de hoje,e realizar os reality checks em várias partes do dia..o que mais eu devo fazer para ter sucesso ?
    valeu e fica na paz ! 😛

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Recent Posts

Como ter sonhos Lúcidos

plugins premium WordPress