Search
Close this search box.

A Mão que traz Consciência: Reality Check das Mãos

Reality Check das Mãos

Uma das ferramentas mais simples para auxiliar na indução de sonhos lúcidos, é fazer um pequeno exercício de olhar para as mãos, durante poucas vezes ao dia. Isso é chamado de Reality Check ou Teste de Realidade. Existem diversas maneiras de se fazer um reality check. Pode ser acionando interruptores, observar a hora num relógio, puxar um dedo da mão, questionar-se como chegou até aquele local etc.. Nesse post vou dissecar mais essa incrível ferramenta de indução, mas vou me ater ao teste de realidade das mãos ou reality check das mãos.

Reality Check das Mãos
As mãos nos sonhos tendem a refletir muito como de fato funciona a realidade sonhos: pouca lógica ou mecanicismo. O que a torna uma das ferramentas mais interessantes na indução de Sonhos Lúcidos. Na imagem, “A Mão”, de Salvador Dali.

Um reality check vai estimular ou nos condicionar, para em momentos específicos, trazermos à tona um pensamento crítico-reflexivo: “estou sonhando ou não?”

Os momentos ideais:

Certos momentos em nossas rotinas se destacam por algum tipo de peculiaridade. Preferencialmente, fique atento para eventos surpreendentes, situações que você perceba – observando seu Diário de Sonhos – ocorrerem com mais frequência nos sonhos, acontecimentos esdrúxulos ou até mesmo quando tiver que esperar em alguma fila, uma viagem ou de ócio. Em se encontrando em algum desses momentos, olhe discretamente para pelo menos uma de suas mãos e se pergunte:  “Estou sonhando ou não?”

Certos momentos no nosso dia-a-dia podem ser bem especiais para realização de um Reality Check. Não é preciso exercitar muitas vezes. Seguindo o Método de Tholey, parece razoável ficar entre 5x até 10x ao dia no máximo. O que importa é a qualidade da reflexão naquele momento.

Explicando a indução:

O mecanismo é bem simples. Ao se criar o condicionamento de questionar a realidade no estado desperto, invariavelmente esse tipo de comportamento será levado para os sonhos. Assim, mais cedo ou mais tarde, durante um sonho qualquer, ao vivenciar o mesmo tipo de evento, o comportamento condicionado será acionado, de forma automática(ainda não consciente ou lúcido) e ao se deparar com sua mão, eis que a estrutura inconsciente do seu sonho receberá um convidado muito especial: sua consciência!…  A sensação para quem nunca experimentou um sonho lúcido é assombrosa. É como visitar o interior da sua mente pela primeira vez. Numa espécie de mundo mental particular ou um emulador de realidade… se prepare para ser tomado pela euforia, descontrole, risos e exultação. Humilha todos os tipos de drogas ou alucinógenos indubitavelmente.

Como a mão é observada?

Varia bastante de pessoa para pessoa, mas como no estado mental dos sonhos, a lógica e o mecanicismo cedem um espaço colossal para a criatividade e imaginação, deixo a cargo do leitor, os infinitos tipos de mãos que poderão ser vistos.

O índice de eficiência

Sempre defendo que o reality check deve ser usado como uma ferramenta suplementar ao Diário de Sonhos e um bom Método de Indução(Tholey, WBTB, MILD…). Utilizando apenas o reality check a frequência de sonhos lúcidos pode ser baixa, mas ao aplicar junto com algum desses métodos e o Diário, suas chances irão aumentar sensivelmente.

Com o tempo…

Algo muito interessante aconteceu comigo nesses últimos anos.  Não me considero um sonhador lúcido de alta frequência – bons voluntário, típicos de laboratório de sono, conseguem ficar conscientes em média 2 noites por semana – pois minha frequência é errática, mas ficando consciente em média 1 noite a cada 10 dias. Ainda assim, nos últimos anos reparei que eu mal chego a olhar minhas mãos nos sonhos. Apenas começo a pensar em olhar para elas e já sei que estou sonhando.

Minha hipótese é que com o tempo, vamos nos familiarizando a tal ponto com a estrutura do sonho que ao começarmos a execução da rotina condicionada, de olhar para as mãos nos sonhos, imediatamente já reconhecemos se tratar de um sonho. A tessitura da estrutura do sonho é rapidamente flagrada, antes mesmo de precisar olhar para as mãos.

Com o tempo, esse gatilho de consciência que são os reality checks, são acionados cada vez mais rapidamente ao ponto de nem precisarmos completar sua execução, com o processo se desencadeando de maneira quase imperceptível.

Exemplos de aplicação do Reality Check:

Tempos atrás eu estava sonhando muito que voava. Minha forma de locomoção nos sonhos de repente era só voando!… Aquilo chamou minha atenção e assim que percebi, passei a aplicar meus reality checks das mãos, imaginando-me durante o estado desperto que estava voando. Tive êxito logo em seguida. Na época aplicava Tholey com os Reality checks, sempre usando o Diário.

Caso esteja sonhando muito com gatos, acidentes, pássaros ou qualquer outro tema recorrente, pode aproveitar as situações em que acontecerem no dia-a-dia.

Se você gostou desse conteúdo, ajude a divulgar compartilhando em suas redes sociais

POSTAGENS RELACIONADAS

15 respostas

  1. post muito bom…esse site esta me ajudando bastante =)
    Vcs sabem se o livro "Sonhos Lucidos em 30 dias" do Autor Keith Harary, Ph.D & Pamela Weintraub, é bom? e se tem outros livros para me indicar sobre o assunto?(em português-Br) vlw abraços =)

    1. Uso muito a tecnica de inducao de sonhos lucidos ou mild eu acho essa uma das melhores e faco sempre testes de realidade.

  2. Olá Anderson,

    Recomendo sempre aquela despertada do MILD, pela 6a hora de sono. MILD ou WBTB são ótimas pedidas.

    Por fim, não deixe de fazer pelo menos um tipo de reality check, como o das mãos(e o questionamento "Estou sonhando ou não?".

    obs: a leitura do Método de Tholey é obrigatória. Nem precisa apliacar ele, mas vai te ajudar qdo for fazer os teus reality checks.

  3. Boa noite! Encontrei seu blog por acaso e gostei muito das informações aqui postadas. Tenho Paralisia do Sono desde os 13 anos. E só fui descobrir/entender o que era quando tinha uns 25 anos. Hoje estou com 40 e ainda tenho com certa frenquencia. Mesmo sabendo que não tem nada de espiritual nisso, quando tenho ainda fico confusa e às vezes assustada, com aquela sensação de ter uma "presença estranha" no quarto. Também já tive vários sonhos lúcidos, inclusive "sonhos em loop".. daqueles que vc pensa que acordou e na verdade tá num sonho dentro do outro e sempre igual. Também já tive sonhos em que eu acordava e quando dormia continuava sonhando. Por vezes, quando tenho um sonho muito triste, quando estou voltando do sonho, acordo chorando p/ valer! Quero treinar um pouco mais para ter sonhos lúcidos. Quem tem a paralisia do sono (como eu), acredito que seja "relativamente" mais fácil? Pois estão bem ligados estas duas situações, certo?

  4. Olá Christian,

    Dá pra usar gravadores na buena. O importante é exercitar tua capacidade de recordação. Manter a anotação num Diário de Sonhos é ainda melhor porque vai te disponibilizar um arquivo dos teus sonhos. Isso vai te permitir analisar temas recorrentes e outras características dos teus sonhos.

    A dificuldade com a capacidade de recordação pode vir de várias causas:

    – má qualidade do sonho; caberá a ti verificar se está dormindo o tempo suficiente que teu corpo e mente precisam. Para ter sonhos lúcidos é crucial ter boas noites de sono e assim chegarmos as fases REM tardias(a partir da 6a hora de sono).

    – capacidade de recordação; lembre-se de manter o Diário ao lado da cama e ao acordar, a primeira coisa a se fazer é anotar. Começando com pequenos fragmentos. É a persistência nisso, no decorrer dos dias que fará aumentar a memória com o q sonhou.

    🙂

  5. Eae Márlon blz. Faz pouco tempo que descobri sobre os sonhos lucidos e fikei loko pra experimentar meu primeiro sonho lucido. Qual método vc me recomenda?
    E aqueles sons bineurais funcionam?
    Axei interessante esses reality cheks sao parecidos com os Totems do filme A Origem, na verdade essa coisa toda de sonhos lucidos néh kkkkk.
    Achei mto legal seu blog. Tem bastante conteudo sobre sonhos lucidos. Tomara que eu consiga logo.

  6. Olá amigos, criei um grupo sobre sonhos lúcidos no Whatsapp, quem quiser participar deixe o seu número aí ou me mande uma mensagem…
    Quero que um ajude o outro a lembrar de fazer reality checker e tirar dúvidas.
    24 99966 9241

  7. Spot on with this write-up, I truly ptodsvld suppose this website needs rather more consideration. I’ll most likely be once more to learn way more, thanks for that info.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Recent Posts

Como ter sonhos Lúcidos

plugins premium WordPress