É curioso notar como cada pessoa parece ter uma maneira peculiar de sonhar. Alguns sonhadores lúcidos adentram um psicodelismo desenfreado. Outros podem mergulhar mais vezes em sonhos realistas e com uma simulação impressionante do estado desperto.

Temas ou cenários mais fabulosos podem ser presença mais frequente nos sonhos de alguns…  na imagem o imperdível  Hobbit 2 que estréia 13/12/2013. 🙂

Certos sonhadores lúcidos relatam sonhos repletos de sensações táteis e auditivas… outros um turbilhão visual impressionista… sentidos como o olfato e paladar também podem ser experimentados e recomendo sempre provar o cheiro de uma bela flor ou uma suculenta melancia.

O que dizer da experiência do sonhador lúcido, guitarrista o Felipe(Free-Lipe), capaz de experimentar o que seria para ele o fabuloso “Melhor Mundo Possível”?! Sonho no qual experimentou uma erupção de cores fulgurantes e monumentais que preencheu toda a estrutura do sonho onde estava?!

“Olhei pro céu pra contempla-lo, estava azul e verde *-* coisa linda e indescrítivel!
A criaturinha desapareceu e tive a ideia de tentar criar o melhor cenário possível…apareceu uma grande caixa de ferro em minha frente.Havia logotipos e textos que não lembro nela…abri a caixa e haviam tubos de tinta 😮 uhauhahuuha


Comecei a espalhar tinta pra todos os lados com dois tubos q jogavam tinta azul e cinza metálico (minhas cores favoritas e as cores da minha primeira guitarra). As cores tomaram conta do céu, de tudo ao redor, e até de duas pessoas q estavam ali olhando, me diverti muito…mas acabei acordando.
Essa foi uma das experiências mais proveitosas que tive. 🙂 “

Em momentos como esse gosto de instigar reflexões como… “até onde podemos ir no que se refere a novos experimentos, envolvendo a criatividade nos sonhos?”

Cenas do cotidiano podem ser mais comuns para outros…

Pode-se perceber a facilidade de indução de sonhos lúcidos que boa parte do pessoal da área artística possui. O pessoal
que desenha, pinta, da área musical, poética… e é impressionante como cada um tem essa “Matrix Mental” funcionando da sua própria maneira.

    Claro que que há inúmeras outras variantes, mas é fascinante
perceber como são possíveis essas criações. Todas oriundas das
informações/estímulos da vigília, mas alimentadas fortemente pelo que
somos/fazemos/sentimos.
     Para aqueles com uma estrutura de sonhos mais
fabulosa/imaginativa, seria interessante fazer experimentos na área criativa.
Caso por exemplo se queira criar alguma arte nova. Pode-se desejar abrir uma porta
e encontrar ali dentro a mais nova criação. Já citei aqui no blog inúmeros exemplos de grandes artistas que encontraram inspirações em seus sonhos. Agora, imaginem se esses mesmos artistas pudessem utilizar deliberadamente seus sonhos como estúdio de criação!…

     Para o pessoal com tendência a ter sonhos mais realistas,
sugiro experimentos como revisitar ou recuperar memórias. Tentar voltar a
assistir alguma aula para reforçar o aprendizado ou quem sabe exercitar algum
tipo de modalidade esportiva/atlética como correr, musculação, natação,
ciclismo etc.

Pesquisadores alemães, pela universidade de Frankfurt e Bern, como Daniel Erlarcher e Michael Schredl, já conseguiram resultados surpreendentes relacionados ao aumento de eficiência em atividades de arremesso em alvo…

Author

22 comentários

  1. Meus Sonhos Lúcidos Sempre são em casa :S
    Dizem que eu faço Viagem Astral '-'
    – Ruan Kevin

  2. Meus sonhos costumam ser muito realistas, mas isso não me atrapalha a ter SL, pelo contrário, quando algo extraordinário acontece, já é um ponto de partida para a lucidez. Para se ter uma idéia do quanto meus sonhos estão próximos da vida desperta, basta eu ter algum compromisso importante nno dia seguinte, como o primeiro dia no trabalho, uma reunião importante, um encontro… qualquer coisa que gere ansiedade, como ir no dentista (tenho pavor de ir no dentista), é certeiro que à noite vou ser assombrada pelo enredo do sonho que gira em torno de ter que cumprir esse compromisso, mas acontecem milhares de coisas que me impedem ou me atrasam… se o compromisso for cedo então, já começa com um falso despertar, em que estou atrasada e tenho que a todo custo tentar chegar ao meu destino… isso é frequente demais!! Nesse aspecto, os meus sonhos em sua grande maioria são realistas, não tem nada de surreal, com um cenário totalmente diferente… o bacana é que ao sonhar com elementos mais fora da realidade, guardo muito mais detalhes do sonho, mesmo que não sejam SL…

    • É fascinante isso não acha Katiusse?! Que alguns tenham com mais facilidade sonhos com o cotidiano e outros com o psicodélico… outros com alguns sentidos em especial, seja o tato, olfato e outras visão e audição… particularmente eu costumo ter mais com as rotinas do dia-a-dia. Mas por outro lado o fantástico sempre está a espreita. 🙂

      Pelo jeito tua mente está sempre bem afiada tentando te preparar para os desafios do cotidiano. E isso é ótimo não acha?!

  3. Grande Hiriu! Belas palavras companheiro 😉

    Sobre conseguir extrair informações dos sonhos, como por exemplo criações artísticas ou solução de problemas…

    … é bem provável que um trabalho árduo, em cima da tarefa escolhida, durante o estado desperto, venha a contribuir dramaticamente na melhora dessa capacidade de recordação mais meticulosa.

    Descartes, Mary Shelley,Salvador Dali, Kekulé, Mendelev, Elias Howe, Paul McCartney em muitos outros indubitavelmente estavam se esforçando com afinco para atingirem suas derradeiras inspirações nos sonhos.

    Assim, para alimentarmos da melhor maneira possível nosso cérebro, banhando ele com informações preciosas, é requisito esse trabalho árduo na vigília. Penso que ficará bem mais fácil colher o máximo de informações possíveis, logo ao despertar 🙂

  4. Márlon, finalmente tive um sonho lúcido.foi assim o sonho estava muito embaçado mas a primeira coisa que eu fiz foi girar para o sonho durar mais, depois disso subi pra laje da minha casa eu estava querendo voar, sai correndo e dei um salto mas eu não consegui, acabei caindo no chão e acordei. antes de ter esse sonho eu não estava conseguindo dormir, acordava a cada 30 minutos será que isso possa ter me ajudado a ficar lúcido? e vc tem algumas dicas para eu conseguir voar nos sonhos?

    • Ei parabéns pelo teu primeiro sonho lúcido!! Pela descrição dele é bem provável que tu ficou consciente fora da fase REM.

      Os sonhos fora da fase REM do sono, tendem a ser mais nublados, pouco vívidos e sem grandes emoções. Parece bem com esse teu.

      Sobre voar, é algo extremamente subjetivo. Talvez ajude assistir alguns vídeos com cenas de vôo pelo youtube. De repente alguns filmes como Super-Homem ou Man of Steel 😉 Matrix pode ser uma boa pedida tbém ;D

  5. essa matéria me lembrou o caso KIRK ALLEN…
    um anonimo cientista que passou a usar o pseudônimo de kirk allen dizendo ser um antigo rei intergalático preso em um corpo humano na terra, ele dizia ter vindo de um império interestelar, com uma tecnologia absurdamente detalhada… possuía anotações com biomas e espécies de animais de centenas de planetas que segundo ele fazia parte de seu vasto império, explicações técnicas de combustível e sistemas de propulsão para naves capazes de viajar entre as estrelas, uma super coletânea com a arquitetura e engenharia de planetas variados, armas e exércitos, um verdadeiro space opera em sua mente… o caso durou 1 ano nas mãos de um experiente psicanalista americano e rendeu a ele escrever um livro com interessantes e detalhados relatos do suposto alien na terra, depois de muitas terapias kirk allen admitiu que tudo não passou de ilusão criada pela sua mente após muitos anos de trabalho, um universo todo criado dentro de sua mente! pra quem quiser conferir leia o caso nesse link http://www.ceticismoaberto.com/fortianismo/2155/o-universo-infinito-da-mente

  6. Olá Márlon, meu nome é Vinicius e vou escrever um texto bem grande, mas peço encarecidamente que leia e me ajude nas dúvidas! rs

    Faz um tempinho que visitei seu blog meio que sem querer, pois estava pesquisando sobre o filme Inception, que é um dos meus favoritos.
    Eu sempre tive sonhos lúcidos, mas não sabia o que era direito, rs. Na verdade, eu sempre tentava fazer viagem astral, que eu já conhecia, mas por diversas vezes eu "caía" no sonho e tinha consciência de tudo que estava acontecendo nele, muitas vezes podendo até controlar o próprio, mas sabia que aquilo não era exatamente viagem astral, porque ia para lugares desconhecidos, via coisas não-reais, etc… Mas quase sempre, após algum tempo de controle do sonho, acaba pegando no sono profundamente e realmente sonhando "inconscientemente". O incrível é que nunca utilizei nenhum método. Sempre que eu estava bastante cansado e dormia de barriga para cima, sentia meus olhos pesados e acabava entrando no sonho.

    Mas enfim, a alguns dias atrás tive um sonho lúcido (tentando novamente a viagem astral com esse meu próprio "método" de dormir de barriga para cima) que por coincidência foi logo após eu acordar de uma noite de sono (agora descobri lendo aqui no blog que isso facilita os sonhos lúcidos).

    Estava no meu quarto, e comecei a flutuar meio descontroladamente (PS: comigo é sempre assim, eu não consigo ter muito controle, começo a voar, mesmo que rasante, nunca consigo ficar de pé, caminhar normalmente. Se você puder me explicar se isso tem algum motivo, ficaria agradecido). Enxergava tudo meio embaçado, meio esfumaçado (PS²: também sempre acontece quando tenho um sonho lúcido). E flutuando, como se fosse um gás ou qualquer coisa assim, passei pela porta do meu quarto, vi meu irmão mexendo no celular no quarto dele e fui até a cozinha onde estava a doméstica que trabalha na minha casa e ela estava sentada num banco. Logo após isso, acordei. Levantei e fui checar tudo em casa. Meu irmão ainda estava dormindo e a doméstica estava lavando o banheiro. Me dei conta que não havia sido uma viagem astral novamente (não sei qual a posição ou crença dos leitores do blog sobre esse assunto, mas eu acredito).

    Concluí que os sonhos lúcidos são tão interessantes quanto as viagens astrais, ou mais. Pelo menos na teoria, já que as viagens astrais eu nunca obtive êxito. Mas meu intuito no comentário era para pedir a sua ajuda, Márlon, ou dos outros colegas, para me confirmarem se eu realmente tive sonho lúcido e por qual motivo eu não precisei jamais fazer qualquer técnica de indução para isso. Dentro de mim eu tenho certeza que tive um sonho lúcido, aliás já tive muitos, mas infelizmente não tinha o hábito de anotá-los, o que me fez esquecer o conteúdo da esmagadora maioria. E tenho tantas dúvidas que às vezes me questiono: "Será que realmente tive um sonho lúcido, apesar da minha intuição me garantir que sim?"
    Por último queria pedir que me respondessem, se puderem, sobre o fato de sempre flutuar e ver tudo esfumaçado.

    Obrigado pela ajuda e parabéns pelo blog!!

  7. Olá Marlon, venho a um tempo tentando ter sonhos lúcidos, porem, eu tenho muito medo de ter paralisia do sono, eu tenho 12 anos, será que isso aumenta as chances? Outra coisa, eu uso um óculos de nove graus, e sem ele eu não enxergo quase nada… será que a minha visão no sonho lúcido vai ser a mesma visão da vida real (sem óculos)? Eu também sou superdotado, será que isso diminui ou aumenta as chances de sonho lúcido e paralisia do sono? Vou usar meus sonhos lúcidos para fazer vários experimentos para saber mais sobre… Eu fiquei muito curioso sobre isso.. Forte abraço, aguardo a resposta 😉

  8. Putz, paralisia passou a me incomodar muito.. quer dizer que se eu tentar ter sonhos lúcidos, consequentemente terei paralisia?

  9. Hoje eu percebi que estava acordado no meio do sonho, mas em seguida eu sai dele… E eu só lembro disso, não lembro de mais nada. Isso é um começo? mesmo eu tendo saido logo que eu percebi que era um sonho? aguardo resposta…

  10. hoje tive meu segundo sonho lucido foi bem diferente do primeiro no primeiro eu não conseguia mudar nada e nem voar mas nesse agora eu consegui o sonho foi assim, eu estava querendo entrar em uma casa mas o portão dela era muito alto foi ai que eu percebi que eu estava sonhando dei um pulo passei do portão e dei de cara no chão mas ainda bem que eu não acordei ai eu comecei a flutuar e fui bem mais alto ai eu vi duas pessoas brigando então decidi testar meus ''poderes'' então soltei uma rajada de vento em uma delas e ela veio voando atrás de min… antes disso eu estava tentando induzir sonhos lucidos com a tecnica WILD quando senti meu corpo paralisado tentei empurrar minha consciencia para o sonho mas eu não conseguia me sentia flutuando mas tambem eu não conseguia sair do meu corpo em alguns momentos meus olhos começavam a se mexer rapidamente e eu não conseguia contro la los e tem algumas partes do meu corpo que eu não sinto paralizada tipo minha barriga meu pescoço e minha cabeça alguem tem algumas dicas para min conseguir induzir sonhos lucidos com esse metodo? aguardo a resposta

  11. Essa noite foi muito estranha, durante a noite, DIVERSAS vezes eu percebi que estava sonhando, porem, não estava no REM, e no sonho, alguem me disse ''Você esta sonhando'' eu só lembro dessa parte…

  12. mecha as pontas dos dedos, tente respirar levemente, e o mais importante tente ficar calmo, se nada der certo reze, pelo menos funciona pra mim =)

  13. Eu sempre sonho com coisas malucas como zumbis, monstros,lutas etc.
    O legal e que e sempre em lugares do meu cotidiano como em casa ou na escola,porque sera ?alguem sabe?

  14. Meus sonhos sempre tem a ver com a realidade, lembranças do passado ou coisas do cotidiano, sempre envolvendo pessoas próximas ou animais tipo gatos ou cachorros.

    Além disso meus sonhos sempre vem com um tipo de sensação ameaçadora, quase sempre se tornando pesadelos, normalmente é quando percebo que estou sonhando, a adrenalina aumenta e eu acordo, quando o sonho é bom normalmente não percebo que se trata de um sonho, quando acordo é sempre frustrante perceber que foi tudo um sonho.

Deixe seu comentário