A escolha de uma Técnica de Indução de Sonho Lúcido requer a análise de alguns fatores. Por exemplo, a forma do sono, a rotina no dia-a-dia, a estrutura dos sonhos e afinidade.

Cenários, personagens, emoções repetitivos podem ser utilizados para induzir a consciência nos sonhos. Na imagem, cena do excelente filme Questão de Tempo.

Para aqueles com Sonhos Repetitivos:

Para aqueles com uma estrutura de sonhos, com temas repetitivos, o Método de Tholey é a grande barbada. Paul Tholey, o criador dessa técnica, foi um psicoterapeuta alemão que pesquisou e aplicou seus estudos e experiências, em seus pacientes por mais de 30 anos.

O plano para quem tem esses tipos de sonhos recorrentes é dar atenção maior ao passo 5:

“5) Caso acontecimentos ou algum(ns) temas sejam repetitivos ou recorrentes nos seus sonhos – por exemplo o sentimento de medo ou a presença de um gato – aproveite quando estiver desperto, para se questionar “Estou sonhando ou não?”, sempre que avistar um gato ou se sentir ameçado(ou quando se defrontar com a situação repetitiva dos sonhos enquanto desperto).”

Vou citar o caso de uma amiga minha. Ela volta e meia está sonhando situações em que está afastada de seu bebê e sente um medo danado de que algo de mal aconteça ao filho. A idéia então cai como uma luva.

Imagem do filme “About Time – Questão de Tempo”.

Minha amiga irá algumas vezes durante o dia – especialmente quando não estiver próxima de baby, pensar intensamente na sensação de que está longe, do medo/preocupação com ele e fazer a reflexão olhando para suas mãos: “Estou sonhando ou não?”.

No meu caso, eu tive um período em que me chamou a atenção, o fato de eu sonhar tanto com situações de vôo. Eu voava muito mais do que caminhava, corria ou saltava. Qualquer ocasião que precisasse me movimentar, lá estava eu voando!…

Diante disso, resolvi aplicar o Tholey e durante alguns dias, fiz algumas visualizações, imaginando-me num sonho, vivenciando a experiência de estar voando e naquele mesmo momento me questionando “estou sonhando ou não?”. A aplicação detalhada do passo 6:

“6) Alternativamente a situação anterior, se os temas mais recorrentes nos seus sonhos são experiências que raramente ou nunca ocorram no estado desperto, procure então se imaginar vivenciando aquelas cenas e dizendo para si que está sonhando.”

Poucos dias depois eis que no meu sonho, alguém me perseguia e saí voando. Logo ao flutuar fui invadido pelo pensamento reflexivo: “Estou sonhando ou não?” e sequer precisei olhar para minhas mãos ou fazer qualquer reality check, pois eu já tinha certeza estar sonhando.

É claro que os demais passos do Método de Tholey não devem ser desprezados. Muito menos o uso de um Diário de Sonhos. Por fim ainda acrescentaria aquela despertada pela 6a hora de sono, levantar e tomar um copo d’água e último reality check com a reflexão e se visualizando/sentindo a situação.

Método de Tholey:
https://www.sonhoslucidos.com/2011/08/supremacia-tholey-o-metodo-de-tholey.html

Author

15 comentários

  1. Eu não consigo as vezes usar os check por isso quando eu acho que é um sonho eu pego a bolinha que fica no meu bolso todo dia dai eu giro ela se ela não for pros lados é que é sonho e se ela aumentar é sonho com controle

  2. Ja viu o novo oculos?Ele ajuda no controle do sonho com uma lampada led vermelha quando você esta no sonho você ve uma luz piscando então vc lembra eu ja testei funcionou 2 vezes das 4 que eu tentei (É claro que precisa ficar se repetindo no seu dia : Eu estou sonhando e lembrar bem da luz se ela aparecer é sim

  3. Sofro com pesadelos e sempre q os tenho passo por esse sonho lucido, vim saber o que era hoji após muita pesquisa.. minha vida esta um inferno? Tenho problemas cardiacos e tenho taquicardia durante os sonhos corro risco de vida.. por favor alguem me ajuda.. tenho medo de durmir.. [email protected]

    • JHONATAM DE JESUS FARIAS Responder

      quando criança eu tinha esse problema de pesadelos lucidos a forma que fiz para não ter mais eles era enfrentar oque me causava medo durante o pesadelo.

    • JHONATAM DE JESUS FARIAS Responder

      quando criança eu tinha esse problema de pesadelos lucidos a forma que fiz para não ter mais eles era enfrentar oque me causava medo durante o pesadelo.

  4. Essa dificuldade para voltar a dormir pode acontecer. O recurso é não querer se "concentrar" ou "entrar em algum estado meditativo", digo nessa situação em especial. Mas apenas relembrar de algum sonho recente e desejar fazer um reality check nele, percebendo q está sonhando.

    E está bom. Lógico que deve manter o Diário e fazer os Reality checks. 😉

  5. Oi marlon,eu queria saber como é bem um sonho lucido,ele parece bem real ou é como um sonho normal? Porque eu ja entrei em varios sonhos, mais a paisagem mau feita, era dificil de ver.

    • Sonho lúcido normalmente é intenso e vívido. Isso porque na esmagadora maioria das vezes ele vai acontecer dentro de uma fase REM.

      Agora, existem estudos apontando para possibilidade de manter a consciência em sonhos NREM e nesses casos eles serão nebulosos, pouco vívidos, sem emoções…

  6. Muito engraçado… Agora me dei conta que eu ja tive varios sonhos lucidos, mas eu nao sabia explicar e tinha "vergonha" de dizer alguem que eu ja me senti acordado dentro de um sonho, mas hj sem querer descobri sobre isso aqui nesse blog. Ja tive uns 5 ou 6 sonhos, onde estou em algum lugar e derrepente (sem fazer esse tal de check) me dou conta que estou sonhando, e eu lembro como hj( pois ja faz um tempo que eu n tenho sonhos como esse) eu começo a me "divertir" no sonho, fazendo o que eu quero, coisas que eu nao faria de jeito nenhum no mundo real, mas eu n consigo mudar de local, sempre que me dou conta que estou sonhando eu faço o que quero apenas naquele lugar(no local do sonho). Durava cerca 3 a 5 min. O engraçado é que eu sentia que poderia acordar quando eu quisesse, e tentava ficar ao maximo que eu conseguisse no sonho, mas acordava. Vou pesquisar mais sobre a tecnicas, pois ja faz uns 7/8 meses que nao tenho um sonho em que eu reconheço que estou sonhando.

  7. marlon eu tenho um pedido é por aki o metodo de cada pessoa dependendo de como a pessoa dorme o dia dia dela e ass horas de sono dela exemplo::: eu durmo 7:30 horas por noite acordo 6:10 da manham o meu metodo é??? tipo isso se existir ou for possivel

Deixe seu comentário