Search
Close this search box.

Dennett e Sonhos Premonitórios

Dennett X Sonhos Precognitivos
Daniel Dennett ¹, um conhecido filósofo da mente, apresentou uma teoria alternativa à forma como entendemos os sonhos. Entretanto mesmo na época (1978) houve um debate sobre essas ideias.
                   A Teoria de Dennett é conhecida como a Teoria da Biblioteca dos Cassetes. Nessa teoria, ocorre uma explicação razoável para aqueles sonhos que antecipam eventos futuros, ou seja para os sonhos premonitórios.  De acordo com as ideias de Dennett, nossos sonhos não são experiências, mas sim apenas  lembrados.
                   Assim, não estaríamos vivenciando aqueles relatos de sonhos, mas na melhor das hipóteses, conseguindo trazer da memória alguns eventos ali gravados e reproduzidos no despertar.
Desse modo, os sonhos não seriam tecnicamente experimentados, mas apenas recordados, extraídos de nossa biblioteca mental… como em arquivos de fitas cassetes.
Os sonhos premonitórios ganharam atenção de Daniel Dennett quando sugeriu uma concepção alternativa para os sonhos.

                 Teoria de Dennett e Sonhos Premonitórios

Dennett sugeriu que sua teoria poderia superar a concepção aceita dos sonhos, ou seja, de que sonhos são experiências. Dessa forma os sonhos premonitórios nunca seriam experiencias, mas apenas supostamente lembrados ao acordar. Sendo assim, os mecanismos de memória estaria vazios até o momento de acordar.
Como certos sonhos de fato coincidem com eventos do ambiente ao despertar, logo surge a questão de como os sonhos poderiam antecipar acontecimentos do estado desperto. Essa questão, proposta por Dennett (1978)com um exemplo:
“num experimento em laboratório, no qual formas diferentes estavam sendo
utilizadas, para efetuar o despertar de pessoas que sonhavam e nesse caso, uma
delas foi estimulada a acordar, com pingos de água fria nas costas. Seu relato,
informou que estava cantando numa ópera, quando de repente percebeu a soprano
ser atingida por pedaços do teto; o sonhador foi em direção a soprano e ao se
debruçar para protege-la, sentiu em suas costas o gotejar da água fria.”
 
 
 

                 Sonhos premonitórios

Teixeira (2008) ² chama atenção para alguns pontos positivos e outros negativos da teoria proposta por Dennett. Nesse sentido, favoravelmente, com a relação estreita entre o despertar e a capacidade de recordação, encaixando-se como fenômeno alucinatório instantâneo ao acordar, a teoria dos cassetes cobriria assim, como uma alternativa a ideia de existência de sonhos pré-cognitivos.
Certos fenômenos de antecipação de eventos ou precognição ao despertar podem ser explicados. De acordo com Teixeira, um telefone que é avistado no sonho e começa a tocar, em coincidência com o sonho?…  Para o filósofo brasileiro, através da teoria dos cassetes: “A resposta de Dennett é que este tipo de sonho ocorre precisamente ao despertar e se explica pelo despertar. Afora esta solução, a única alternativa seria introduzir o conceito de precognição em nossa teoria do conhecimento, o que, neste caso, equivaleria a trocar o obscuro pelo mais obscuro, pois este é um fenômeno sobre o qual praticamente nada sabemos”.

Bibliografia:

(1)DENNET, Daniel C. Brainstorms: Ensaios Filosóficos Sobre Mente e Psicologia. São Paulo: UNESP, 1978.
(2)TEIXEIRA, F. J. A mente segundo Dennett. Perspectiva. São Paulo: Perspectiva, 2008.

Se você gostou desse conteúdo, ajude a divulgar compartilhando em suas redes sociais

POSTAGENS RELACIONADAS

6 respostas

  1. Olá, comecei a acompanhar o blog no inicio do ano por curiosidade e também por diversão. Li todos os posta sobre os métodos e tal, mas só após 10 dias tentando tive algo. Eu tava bem ansioso pra isso acontecer, naquele momento só me lembro que de repente me toquei que estava sonhando, mas no mesmo instante veio a famosa tela azul da morte e eu acordei super apavorado. Como se eu realmente estivesse com medo do que tanto busquei experimentar ( algo que hj eu vejo em mim mesmo), mas eu não desisti. Li mais e mais e em menos de 1 mês tive sonhos lúcidos rápidos, nos quais eu tinha consciência do que fazia e incrivelmente esses sonhos eram como novas versões de sonhos que eu já tive (isso é ctz), mas parece que eles faziam sentido e se explicavam pra mim. Inclusive, no sonho, perguntei às pessoas sobre esses sonhos e elas me responderam o porquê deles não terem feito sentido na época. Ne senti num filme (anime na vdd, por motivos pessoais ;3). Mas depois de um tempo comecei a me atarefar na realidade e não tive mais tempo ou coragem pra me esforçar com esses sonhos dnv. Agora estou tentando voltar a explorar o mundo dos sonhos e o blog tem ajudado bastante nisso, mas qria saber sr tem alguma dica específica, pois os sonhos que tive no início do ano não tinham a temática que eu busco como centro, apenas como detalhe. Outro ponto é que os sl tem me ajudado a me conhecer melhor e saber mais detalhadamente o que eu quero mudar na minha vida, enfim, acho que foram a melhor coisa que descobri esse ano. Quero explorar coisas como transformação e seguir histórias que eu imagino durante o dia mesmo, além de sonhar com pessoas especificas e conseguir manter frequentes os sl. Sei que não ė algo que vai ocorrer de uma noite pra outra, mas Toda ajuda é bem vinda, abraços :). Aaah, detalhe: hackearam o forum? Teve uma vez que eu acessei e fiquei assustado com as msgs e não voltei mais 😡

  2. Olá onironauta,

    Parabéns pelos experimentos! E brigadão pela presença.
    Sobre o Fórum, pelo que verifiquei agora conseguiram resolver. Nâo deixe de relatar os problemas ou sugestões ao pessoal que está fazendo um belo trabalho por lá: Hiriu & Cia.
    Abração e bons sonhos!

  3. Márlon, Eu estava lendo artigos do blog e li uma parte sobre quando eu visse um gato, me perguntasse se eu estava sonhando e tal.. não me recordo bem.. mas eu estava tomando banho e de relance vi o vulto de um gato, quase morro no susto. isso é normal?
    nao consegui ter nenhum sonho lúcido ainda, me sinto incapaz!!

    1. Natssa,

      Tais utilizando que técnica? É essencial manter um Diário de Sonhos ao lado da cama. Reality checks ao dia(escolha o que lhe convier) e uma boa técnica como o MILD, Tholey…

      A demora em ter a primeira ocorrência não é problema. O importante é garimpar o que vai funcionar melhor pra ti. Não esqueça da qualidade do sono.

      Sobre o vulto do gato, apostaria na possibilidade de algum tipo de alucinação. Pode ser causado por muitos fatores: débito de sono, maior ou menor irrigação de alguma região do cérebro, algum medicamento… tem um livro ótimo sobre o tema: A Mente Assombrada, do Oliver Sacks.

  4. Ontem descobri esse blog. Nunca tinha ouvido falar sobre sonhos lúcidos… mas quando ouvi me interessei. Li dicas de como tê-los e tentei ontem mesmo. É por incrível que pareca, acho que deu certo… tive um sonho meio confuso, um cara estava me torturando. Mas eu agia tranquilamente, pois sabia que aquilo era um sonho. Bom, se consegui ou não, eu não sei. Mas a verdade é que sou fascinada por esse universo misterioso que cada um carrega dentro de si.

  5. QB the author Cutler was seen as upon down a 4,500 lot season around 2008, As well as, Brwould be aon Marshall capture 100 beneficiary. Need Quinn, That McDaniels listed concerning next to absolutely, Tebow rrs often a developing qb. Concern dealing with some the Broncos’ small business is usually McDaniels may easily help make time to have success complete combined accompanied by developing quarterbacks.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Recent Posts

Como ter sonhos Lúcidos

plugins premium WordPress