Baseado em experimentos pessoais, assim como a Técnica das Portas, eis que a sensação Tátil está se revelando com um surpreendente valor para mim. Trata-se de um dos sentidos menos explorados nos sonhos, pelo menos de acordo com os relatos, porém com resultados bem interessantes, especialmente nos meus últimos sonhos lúcidos.
Com a chegada das Férias, a qualidade do sono pode melhorar, bem como o stress com os problemas do trabalho. No meu caso, não me furto em aproveitar a oportunidade para fazer mais testes com sonhos lúcidos, e agora, estou explorando o uso do sentido do tato.
Experiências anteriores, com sonhos ainda não formados, já me sinalizavam que a sensação tátil pode ocorrer facilmente e de maneira natural. Reparem que estou me referindo aos momentos anteriores ao sonho, situações nas quais tudo está escuro e nada é sentido ou presenciado.
A Técnica:
Nessas situações, com uma espécie de pequeno lampejo de consciência, vivenciado esse nada, procuro sentir o chão. Alguma solidez abaixo de mim e assim que ela é sentida, passo a engatinhar, dando continuidade a essas sensações.
O movimento passa a acompanhar a experiência tátil. Passo a sentir a textura de alguma parede próxima, do engatinhamento, passo para um caminhar de cócoras e/ou de joelhos. Prossigo por um tempo, até sentir que será inevitável encontrar uma porta
Busco então através do tato, encontrar uma maçaneta. No momento que a sinto em minha mão, giro-a e desejando encontrar um cenário luminoso.
Exemplo de sonho recente:
“Era um lugar muito escuro, não conseguia enxergar coisa alguma, mas sentia que era o sonho se iniciando. Lembrei de tatear o chão e como já havia funcionando tão bem anteriomente. Fui tateando e sentindo o chão. Prossegui e de repente fiquei sem gravidade de cabeça pra baixo. Não conseguia me manter.
Devo ter tido um falso despertar e recomecei da mesma maneira, tateando e insistindo em continuar no sonho até ele se formar. Finalmente era uma rua e estava clara. Resolvi dar uma corrida. Tentei lembrar se havia algo planejado para fazer. Lembrei que nosso desafio, meu e da minha amada Lucia já havia sido feito(resolver um problema). E não havia desafios para cumprir, pelo menos previamente combinados. Resolvi fazer umas flexões. Fiz algumas e também corri. Vi uma bicicleta passar pela rua(…). Cheguei numa casa e abri porta.
Lembrei de uma última conversa com a Lúcia, sobre como seria encontrar um ser vivo, com inteligência desenvolvida por um bilhão de anos. Dentro da casa, recordei que tinha planejado encontrar num próximo sonho lúcido, um ser que tivesse um bilhão de anos(continua…)”.
14 respostas
Muito bom! Ainda não tive essa experiência de ficar lúcido devido ao tato consciente.
Em relação ao tato nos sonhos, lembro muito bem de uma vez onde fiquei lúcido:
"Eu estava em um helicóptero de guerra e por algum motivo era minha vez de manusear a metralhadora que lá existia e dps de alguns segundos percebi que o helicóptero estava caindo, então quando ele ia tocar o chão coloquei o pé pra fora ficando em pé, kkk. Ai percebi que estava sonhando, e logo percebi que ali eu tinha certa "facilidade" em lembrar de coisas do mundo real, foi incrível! Após perceber andei reto em uma rua e tive a ideia de tocar em tudo pra ver o quão real era. Toquei no chão, em paredes e em ponto de ônibus (Eu tinha acesso a coisas altas apenas esticando os braços). Foi uma sensação única, tocar tudo e ver o quão real era a experiência" .
Puxa muito bom heim! Interessante c tu experimentou intensamente o tato nesse teu sonho. Parabéns!
Olá Mex , gostaria de saber por quê tu se sente assim no sonho. Afinal se tais consciente q o sonho é criação mental tua qual o motivo para não relaxar e aproveitar o teu mundo?!
Gente… Primeira vez q vejo o site. Depois de muitos anos resolvi entender o q se passava comigo. Tenho sonhos lucidos sempre. Quase todo dia. No começo eu me acordava logo. Mas depois eu passei a ficar mais tempo no meu sonho. Controla- lo este mesmo por nele pessoas q eu queria… E etc. Com respeito a experiência tatil… Eu sinto o q eu quiser praticamente. Eu beijo nos meus sonhos… Eu sinto quase a mesma sensação de q se eu estivesse beijando de vdd. Se eu tocar ou amassar algo, eu sinto…. E assim por diante. Hoje mesmo eu cheguei a no fim de um sonho lucido projetar imagens (com meus olhos fechados) como se eu estivesse vendo um tv… Acho tudo isso legal. Mas ao mesmo tempo nao consigo descansar muito bem. Pq ao invés de dormir mesmo. Eu sinto como se estivesse acordada. Nao sei como é com vcs.
Oi gente, eu estou começando agora a ter um sonho lúcido. No sonho eu sei que tou sonhando ,mas loco em seguida eu acordo ..
Tive meu primeiro sonho lucido hj, estava sonhando e quando aconteceu uma coisa estranha percebi que estava sonhando, quando percebi que sim, passei o sonho olhando para as minhas mãos, e sempre percebia que havia alguma diferença, os dedos um pouco tortos. não tive muito controle sobre o sonho, apenas sabia que estava lucida, em certo momento me preocupei porque parecia que já havia passado muito tempo, pensei em me forçar a acordar, mas lembrei que o despertador iria tocar na hora de eu levantar.
Agora como saber se foi realmente um sonho lucido ou se eu apenas sonhei que estava tendo um sonho lucido?
Obrigada
Credo mano.. Essa velha era o capeta kkkkkkk eu em
Oi gente, tive um sonho tão estranho e acabei pesquisando sobre isso e acabei aqui no site. me lembro que estava com alguém e uma estrada, eu sabia que era sonho, então resolvi parar os veículos pra provar que eu controlava meus sonhei. parei alguns carros e ficava empolgada, parei um trem e fiquei super empolgada e esta pessoa sempre próxima de mim (não lembro da fisionomia, nem se era homem ou mulher)… ai percebi que controlava tudo, tinha animais vindo na minha direção e eu passava a mão neles e sentia direitinho o pelo, as espessura eu fiquei tão extasiada com eu sentia que acordei. A sensação foi muito, muito boa… já um tempo tenho sonhos muito vividos, e estranhos, com sensação de prazer (leveza, como estar em um lugar bom, como uma praia) e este me chamou atenção. Vi este site e achei interessante, mas ainda sinto que é exagero se aprofundar no tema, mas tb gostaria de sentir isto de novo…. estou confusa.
Tive a experiência de sonhos lúcidos algumas vezes, e sempre ocorreram inesperadamente. O último sonho lúcido me deixou com dúvidas sobre oq é aquilo que chamamos de realidade. O mesmo foi muito intenso. Acordei no meio da noite, sentado em uma sala, com pessoas que não conhecia. O sentido da visão era como se eu estivesse acordado, conseguia ver os detalhes dos objetos, das pessoas, do ambiente todo. Entretanto, as pessoas conversavam entre elas mas não comigo. A minha consciência e pensamentos também eram normais, como se estivesse acordado. Quando despertei nessa sala, imediatamente sabia que era um sonho, sabia que estava sonhando. Então quando percebi a nitidez extrema das imagens na minha frente, procurei tocar nos objetos, paredes, mesas, cadeiras, para saber se que aquilo tinha consistência. Para minha surpresa, os objetos eram sólidos e tinham textura. Quanto mais eu mexia nas coisas, mais achava inacreditável ser possível aquilo, pois sabia que era um sonho. Da mesma forma que despertei nesse ambiente, ele se apagou dos meus sentidos. Quando acordei, o sonho foi a primeira coisa que lembrei, pois parecia que eu tinha estado realmente naquele lugar, como um lugar qualquer que se visita quando esta acordado. Essa experiência foi bem perturbadora, fiquei relembrando ela algumas semanas depois, pois parecia que eu estive naquele local fisicamente. Procurei algumas respostas para o ocorrido e encontrei duas: uma de cunho expiritual e outra de cunho físico, relacionado aos impulsos nervosos no cérebro. Do ponto de vista de que tudo oq sentimos esta relacionado aos impulsos nervosos do cérebro. Então o cérebro poderia simular todas as sensações de quando estamos acordados e “rodar” o programa durante o sono. Um campo vasto para neurociência.
This is one awesome blog article. Much obliged.
I think this is a real great blog article.Much thanks again. Much obliged.
Thanks for the article post.Really thank you! Will read on…
I really like and appreciate your blog.Really looking forward to read more.