O que é sonho lúcido?
Sonho lúcido é viver a experiência do sonho, mantendo simultaneamente a capacidade de raciocínio, consciência ou reflexão de que tudo é um sonho.
Para que serve?
A finalidade completa dos sonhos lúcidos ou conscientes ainda não está delimitada. Longe disso.
Até agora pelas experiências que tive, os relatos encontrados e as literaturas a respeito, tirei as seguintes conclusões com relação ao “para que serve?”:
1- Prazer.
Dentro de um sonho lúcido, há a iminente possibilidade de se aprender a controlar o sonho. Uma vez atingida a percepção de que tudo é criação mental tua, pode-se aprender a controlar tudo o que ali acontece ao seu bel prazer. Experiências sexuais, artísticas, espirituais etc..
2- Reflexões ou autoconhecimento.
Com o sonho lúcido puro, sem necessidade do desenvolvimento do controle do sonho, é possível ao sonhador aprender a testemunhar suas manifestações mentais involuntárias e interagir com elas.
Exemplo: tentar compreender no sonho porque sonhou com aquela criança , ver bem como ela é, brincar com ela, conversar etc.. ou o porquê da presença contínua de certas figuras ou tipos de sonho.
3- Poder.
No sonho lúcido se sabe que todas as manifestações de cenário, personagens e percepções advém do próprio sonhador. Pode-se adquirir o controle absoluto do sonho, manipulando ou criando, paisagens, personagens, onde o limite nisso é a própria imaginação. A pessoa se torna ali dentro um espécie de divindade, tamanho o seu poder. É possivel obter o controle de pesadelos.
4-Respostas ou conhecimentos.
Há diversos exemplos nas mais diversas áreas de estudo de pesquisadores, inventores, cientistas ou artistas que obtiveram respostas a grandes questões através dos sonhos. Mendelev(tabela periódica), Kekulé(a cadeia fechada do benzeno), o inventor da máquina de costura(solução da ponta da agulha) etc.. é verdade que tais respostas ou descobertas foram obtidos involuntariamente, mas com os sonhos lúcidos, tais problemas poderiam ser abordados com diferentes perspectivas.
“Se as pressões seletivas sobre a nossa espécie diminuírem ainda mais, o fenômeno do sonho lúcido pode ser usado de forma corriqueira como ferramenta de aprendizado”, diz Sidarta Ribeiro.
link da citação:http://super.abril.com.br/superarquivo/2006/conteudo_433086.shtml
Uma resposta
kkkkkkkkkkk Selma! Adorei! Muito bom e criativo seu comentário. Ah e espirituoso também! Volte sempre minha amiga